Roberto Baia

Preocupado com a seca

Roberto Baia 25 de outubro de 2015
Preocupado com a seca
Reprodução - Foto: Assessoria

A prolongada estiagem que atinge o Brasil, à exceção da região Sul do País, foi tema do pronunciamento do deputado Inácio Loiola na Assembleia Legislativa.

Loiola demonstrou preocupação com o semi-árido nordestino, em especial de Alagoas. Ele disse que, durante os últimos cinco anos de seca, o Governo Federal não procurou dotar a região de uma infraestrutura de convivência com a irregularidade pluviométrica.

 

 

Pão de Açúcar

Durante o segundo mutirão realizado pela Prefeitura de Pão de Açúcar, na orla fluvial, na sexta-feira (23), servidores da SEVOSP retiraram da Praia do Velho Chico cerca de 10 toneladas de lixo, segundo informações do secretário Cacau Machado.

A limpeza está sendo realizada em toda a extensão da praia de Pão de Açúcar, isto é, na área que compreende o porto das lanchas até a Praia do Cristo.

 

Lixo no Velho Chico

Segundo, ainda, Cacau Machado, o que mais o deixa impressionado é a forma com que as pessoas agridem o Rio São Francisco,  descartando  todos os tipos de material, a exemplo de um vaso sanitário, recipientes de grande porte, garrafas peti, sacos plástico, vidros, resto de construção e tantos outros materiais.

“Sinceramente, fiquei impressionado e chocado com a quantidade e qualidade do lixo que as pessoas jogam na praia”, disse Cacau Machado.

 

Falta de educação

Com a grande quantidade de lixo recolhido, fica constatada que a falta de educação ambiental e de consciência de preservação é gritante, pois essas pessoas esquecem que  todo esse lixo jogado na areia e até mesmo dentro da água  polui o Velho Chico e deixa a praia suja e sem beleza. Na área que fica bem próxima aos quintais de residências, barracas e bares, a quantidade acumulada de lixo é bem maior.

 

Informativo

O secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos está sugerindo  que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos crie um informativo educativo para ser destinado aos donos de barracas, bares e, também, aos moradores que têm seus quintais virados para o Velho Chico, pois estes precisam urgentemente deixar de sujar tanto lixo na praia.

 

Atalaia

Um grupo crianças do movimento “sem terrinha”, acompanhados de representantes do setor da educação do Movimento Sem Terra (MST), foram recebidos nesta sexta-feira (23), na Secretaria de Educação, para solicitar apoio em algumas demandas. A visita faz parte da Jornada Nacional, que acontece anualmente no mês de outubro nos 24 estados em que o MST está organizado.

 

Reivindicações

Eles foram recebidos pela Secretária Ana Lúcia Rosendo e entregaram uma lista de reivindicações para melhorias nas escolas das áreas de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária, além de solicitarem brinquedos e um parque para Ciranda Infantil.

 

Espaço para ciclistas

O transporte de duas rodas ganha cada vez mais adeptos pelo mundo afora. Seja para ir ao trabalho ou ao passeio, a bicicleta está ganhando seu espaço nos centros urbanos.

Em Arapiraca não é diferente. A prática do ciclismo ou a utilização da bicicleta como meio de transporte ganha as ruas da cidade.

 

Será no Bosque

Para fortalecer a mobilidade urbana, a Prefeitura de Arapiraca vai instalar no domingo (25), o projeto Corredor Ciclístico no Bosque das Arapiracas, a partir das 8 horas da manhã, e no Lago da Perucaba, o projeto acontecerá as terças e quintas, das 19h às 22h, e vai começar a partir da próxima terça-feira (27).

 

Ganhou força

A iniciativa ganhou força com o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), que defendem a mobilidade urbana por meio do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca.

 

 

Juventude e lazer

Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Smel) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) para dar suporte ao projeto, em plena comemoração pelos 91 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

 

... A prefeita Célia Rocha destaca a participação dos eventos esportivos no calendário de comemorações de Arapiraca. Ela também reconhece que o esporte destaca a cidade com a participação de atletas arapiraquenses em campeonatos nacional e internacional.

 

... “O ciclismo faz parte de modalidades esportivas que se destacam em nossa cidade e já temos atletas que representam Arapiraca no Brasil e em outros países do mundo. Então é importante implantarmos o corredor ciclístico aqui”, afirmou Célia Rocha.

 

... Para o secretário de Esporte, Nelson Santos Filho, o município tem apoiado as modalidades esportivas com afinco. No ciclismo, segundo ele, o apoio se fortalece cada vez mais.