Edmilson Teixeira

Penedo

Edmilson Teixeira 24 de outubro de 2015

Antônio Nelson entregou na quinta-feira, o cargo de presidente do Penedense, time ribeirinho que garantiu de forma antecipada este ano, sua classificação para a Primeira Divisão do futebol alagoano. Alegou problema de ordem pessoal. A notícia pegou muita gente de surpresa. O comando agora fica a cargo do vice, Geilson Limeira. Lembrando que Antônio Nelson ganhou destaque em Alagoas, comandando por vários anos a Codevasf, órgão federal que há um longo tempo, é controlado politicamente em Alagoas, pelo deputado federal Carimbão. Foi ele quem indicou Nelson para o cargo, como também tirou. Ambos não se bicam mais.

Anadia

Celino Rocha, o homem que lidera uma enquete promovida pelo site de notícias ‘Nossa Anadia’, como candidato opositor para enfrentar a reeleição de Paulo Dâmaso, recebe neste sábado em sua chácara, diversos anadienses. Isso para comemorarem os 20 anos de casamento de Jô do Virgílio seu grande companheiro. Cicinho Marques, Val Borges, Josias Calado entre outros que têm lhe dado apoio, estarão na festa. A pesquisa online do site é sobre quem é o melhor candidato da oposição.  Celino aparece com 53%, Aguinewton 22%, Gabriel Jatobá 12%, Ever Santos 7% e Daniel Pinto com 6%.

Palmeira dos Índios

Em Palmeira  uma obra do Programa Minha Casa Minha vida, dotada de 820 casas, iniciada há três anos, está paralisada; ou melhor, abandonada. Por conta disso, o local vem sendo ocupado por animais e os maloqueiros estão depredando as moradias que praticamente estão prontas. As famílias cadastradas que estão no aguardo da entrega das chaves, cobram das autoridades uma posição sobre a conclusão do residencial, que leva o nome de Brivaldo Medeiros.

Litoral Norte

Na terça-feira, uma equipe do IMA esteve no Litoral Norte alagoano, fiscalizando o funcionamento de diversas pousadas. Os trabalhos se concentraram entre os municípios de Passo do Camaragibe e São Miguel dos Milagres. De seis pousadas visitadas, apenas uma estava irregular, localizada em São Miguel. O proprietário foi advertido e recebeu um prazo de dois meses para colocar a casa em ordem. Ocupação por edificação provisória, pisoteio em vegetação de praia e uma piscina construída na faixa de domínio da União.  

Arapiraca      

Como parte das comemorações da Consciência Negra, que acontecem durante o mês que vem, é que a partir do dia três, de terça que vem a oito, a Biblioteca Central do Campus I, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, receberá a exposição itinerante em homenagem à historiadora, filósofa, professora e escritora brasileira, Lélia Gonzalez. O evento intitulado “Feminismo negro palco da história”, seguirá até o dia 30.

Arapiraca-  Afro

A exposição chega à Uneal por meio da iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), coordenado pelo professor Clébio Correia de Araújo. Ela consta de painéis com textos, arquivos históricos, fotos, história de vida, entre outras diversas peças que marcaram a trajetória  política e intelectual da feminista negra Lélia Gonzalez, pioneira nas críticas brasileiras ao feminismo hegemônico.

Origem

Lélia Gonzalez é um ícone brasileiro quando se trata da luta e defesa dos direitos dos negros e principalmente das mulheres negras. Filha de um ferroviário negro e de uma empregada doméstica índia, fez mestrado em Comunicação Social e o doutorado em Antropologia Política. Após a conclusão do seu doutorado, a estudiosa começou a se dedicar a pesquisas sobre relações de gênero e etnia. Foi professora de Cultura Brasileira na PUC/RJ, onde chefiou o departamento de Sociologia e Política.

Encontro

Por falar em negro, ontem a vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), também prefeita de Porto de Pedras, Camila Farias, participou,  do I Encontro de Cultura Negra dos Municípios Alagoanos. O evento que foi realizado no Salão do Palácio do Governo teve a iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas em parceria com a AMA e apoio do Estado. “A cultura negra é um dos pilares essenciais na formação da nossa identidade. Manter viva a cultura que faz parte da nossa história é afirmar nossa origem e valorizar nosso futuro, nossa identidade e nossos costumes”, disse. 

Viçosa

O governo alagoano está investindo em Viçosa R$ 1,5 mi, na ampliação e reforma das escolas municipais. Já a Escola Estadual Joaquim Diegues, será a primeira unidade que atenderá seus  alunos em tempo integral. Nela está sendo investindo na ampliação e reforma  completa. Na Escola Estadual Monsenhor Machado, a ampliação é para incluir nos seus serviços o ensino profissional.

Viçosa – fiscal

O prazo para entrega das obras está previsto para o final de dezembro próximo. Ontem   estiveram presentes para fiscalizar as obras o superintendente de obras da Semed, Djaci Magalhães e o assessor Daniel Barbosa, cuja anfitriã foi a vereadora Micheline Fernandes (PV), onde foi discutido os benefícios para o povo viçosense.

Combate

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda estiveram durante quinta-feira, fazendo blitz nas estradas dos municípios de Maragogi, Novo Lino, São José da Laje e Palmeira dos Índios. A ação resultou em 15 autuações, com apreensão de cargas de mercadorias diversas; como milho, bebidas, produtos de higiene pessoal e gêneros alimentícios.  No dia anterior os fiscais estiveram em Arapiraca. Lá encontraram dois galpões de armazenamento de produtos do gênero alimentício por irregularidade.