Roberto Baia

Representação contra a Casal

Roberto Baia 22 de outubro de 2015
Representação contra a Casal
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal de Arapiraca, o  vereador Edvânio do Zé Baixinho (PROS) lamentou que os aprovados no concurso da Casal em 2013 até agora não tenham sido nomeados.

O vereador lembrou que o prazo para a convocação termina em maio de 2016 e que, até agora, nem o Governo do Estado e, muito menos, a Casal, se manifestaram sobre o assunto.

O parlamentar informou que pediu até a interferência do deputado federal Marx Beltrão (PMDB), na tentativa de tentar buscar uma resposta sobre a possibilidade de chamar os aprovados.

Edvânio adiantou que vai entrar com uma representação no Ministério Público contra a Casal, pedindo uma explicação e a convocação dos aprovados.

 

Primeiro mundo

A partir do dia 26, próxima segunda-feira,  Alagoas dará um passo decisivo para o avanço da cadeia produtiva da carne, com a inauguração, em Arapiraca, do mais moderno frigorífico industrial do Estado – o primeiro a seguir padrões de qualidade exigidos para a certificação da carne.

 

Iniciativa da Prefeitura

Fruto da associação de empresários locais com o frigorífico FrigoVale, empresa do Mato Grosso  - Estado detentor de um dos maiores rebanhos do país, com mais de 28,5 milhões de cabeças de gado -, a FrigoVale Alagoas nasce no Estado graças à decisão da Prefeitura de Arapiraca de realizar uma parceria público-privada, por meio do instrumento de concessão, para a instalação de um frigorífico com os mais altos padrões de qualidade para prestar um serviço público que impulsionará a economia de toda a região.

 

Mais empregos

Instalada em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, na região de Olho D’Água dos Cazuzinhas, perto do Distrito Industrial, a FrigoVale Alagoas terá capacidade para abater mais de 10 mil cabeças de gado por mês, gerando cerca de 200 empregos diretos.

 

Sem sofrimento

Em sua planta industrial estarão os mais modernos equipamentos e métodos de abate e resfriamento – incluindo pistolas pneumáticas que minimizam os sofrimentos dos animais no momento do abate, o que resulta também em uma carne mais macia e de melhor qualidade.

 

Arapiraca na mídia

Mais uma vez, o potencial econômico e a geração de empregos em Arapiraca são destacados pela imprensa brasileira. O site de notícias UOL publicou reportagem, nesta terça-feira, registrando que, 29 das 30 cidades que mais geram empregos no País estão no interior, e entre elas Arapiraca.

 

Na contramão da crise

A secretária de Indústria, Comércio e Serviços de Arapiraca, Myrka Lúcio, salienta que, apesar das dificuldades financeiras do país, Arapiraca continua na contramão da crise nacional.

Ela afirma que, desde o início da gestão, a prefeita Célia Rocha tem adotado medidas de enfrentamento da crise e, por outro lado, investimentos para atrair novas empresas para o município.

 

Postos de trabalho

Myrka Lúcio cita como exemplo a instalação da empresa AeC Contact Center, em janeiro deste ano, com a geração inicial de 1.200 empregos. Agora, a empresa está ampliando suas atividades e deve contratar mais 500 trabalhadores.

No dia 26, com a inauguração da Frigovale, outros 200 empregos diretos serão criados.

 

Medalha Silvio Vianna

Promover projetos que integrem escola e comunidade em torno da leitura na Escola Estadual Luiz Duarte, em Estrela de Alagoas. Há 30 anos, este é o dia a dia da professora de Língua Portuguesa Clara Lúcia Machado. Este ano, a educadora será uma das servidoras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na edição 2015 da Medalha Sílvio Vianna.

 

Projetos de leitura

De acordo com a professora, seus projetos de leitura tiveram início nos horários dos intervalos, passaram pela sala de aula e chegaram até a casa dos alunos, quando ela pessoalmente, preocupada com a evasão escolar, ia em busca de cada um.

 

Disparos no vitral

O padre Sizo  registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Mata Grande, nesta terça-feira, denunciando um vizinho suspeito de efetuar disparos de arma de fogo em um vitral do Santuário de Santa Terezinha, no centro da cidade.

O sacerdote contou que descobriu o estrago quinta-feira, quando visitava as obras do santuário.

 

Prejuízo de R$ 30mil

Segundo o padre, a vidraça, que foi atingida por dois tiros de espingarda,  tem a imagem de Nossa Senhora do Carmo e se trata de uma obra avaliada em R$ 30 mil. Foi feita pelo artista plástico Fernando Floriano, de Pernambuco..

 

 - Devido à crise vivida pelos municípios, causada pela queda no repasse do FPM, o prefeito Manoel de Audálio, de Piranhas, irá exonerar cerca de 400 servidores comissionados.

 

- Unindo o “velho” e o “novo”, o estudante do Ifal de Arapiraca, José Silas Firmo do Nascimento, está fazendo uma mostra fotográfica no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima.

 

- A exposição “Arapiraca Entre o Tradicional e o Moderno” apresenta diversos registros fotográficos, retratando a cultura arapiraquense.

 

- A mostra será exposta até o dia 19 de novembro, em horário comercial.