Edmilson Teixeira

Estrela de Alagoas

Edmilson Teixeira 22 de outubro de 2015

A professora Clara Lúcia Machado está inserida na edição 2015 da “Medalha Sílvio Viana”. O evento que é promovido pela Secretaria Estadual de Educação, visa homenagear servidoras da Educação que têm se destacado em projeto dentro das salas de aulas. Dona Clara, atua em Estrela de Alagoas, na Escola Luiz Duarte. “Por meio da leitura, conseguimos trazer a comunidade para a escola. Amo o que faço. Tudo que fiz e faço é pelo meu compromisso com a Educação. Estou surpresa e feliz pelo reconhecimento da gestão e dos colegas”, declarou.

 

Estrela – força de vontade

 De acordo com a professora Clara Lúcia, seus projetos de leitura tiveram início nos horários dos intervalos, passaram pela sala de aula e chegaram até a casa dos alunos, quando ela pessoalmente, preocupada com a evasão escolar, ia em busca de cada um.  “Vou em busca e luto por cada um deles. Envolvo-me em todas as disciplinas e com a comunidade para manter este aluno em sala de aula”, afirmou.

 

Estrela- acervo

 Clara também fala com orgulho do acervo com mais de 12 mil exemplares que ajudou a montar na biblioteca da escola. “São livros didáticos, literários, revistas. Temos um material muito rico à disposição e estou sempre buscando mostrar isto aos nossos alunos”, pontuou.

 

Porto Real

Ontem agricultores do município  receberam  mais 200 toneladas de sementes de arroz.

A cerimônia aconteceu na sede do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua), localizado no perímetro irrigado de Itiúba. A ação promovida pelo Governo do Estado beneficiou diretamente 830 pequenos produtores de arroz.

Porto Real- diferente

 “Em anos anteriores, o Governo do Estado só chegou a distribuir 160 toneladas de sementes de arroz. Este ano, chegamos a 400 toneladas e nossa expectativa é aumentar esse volume gradualmente. Acredito que, durante esse governo, conseguiremos retomar a produção de arroz que era verificada no Baixo São Francisco nas décadas de 50 e 60”, disse Álvaro Vasconcelos secretário da Agricultura.

Penedo

O professor filósofo, historiador e escritor Álvaro de Queiroz lança no próximo dia 31  na cidade de Penedo, o livro “Notas de História da Igreja nas Alagoas”. O  evento  acontecerá no Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos a partir das 19 horas.

O livro  conta a história da Igreja Católica em Alagoas, com base em pesquisas profundas em diversos acervos e arquivos.

Penedo – conteúdo

Como não poderia deixar de ser, os templos históricos e imponentes de Penedo têm lugar especial no livro que dedica páginas inteiras a contar os mistérios e segredos desvendados de igrejas como a das Correntes, a Catedral e a de São Gonçalo, por exemplo. Para o autor da obra, ler o livro, é embarcar em uma viagem ao passado e entender, entre outras coisas, a evolução do cristianismo em Alagoas.

 

Justificativa

De acordo com  Álvaro de Queiroz, Penedo não poderia ficar de fora  porque além de ser uma cidade histórica importante para Alagoas é também onde se encontra as igrejas mais bonitas   e mais conservadas do Estado. “Penedo tem uma tradição católica muito grande, a começar pelo próprio rio que que tem o nome de um dos maiores santos da igreja que é São Francisco de Assis. Por isso o lançamento desse livro na cidade é um marco histórico”, declarou.

 

Matriz de Camaragibe

  Consulta compartilhada para avaliação de melhoria progressiva, avaliação de plano terapêutico, equipe animada com progresso de pacientes; tudo isso resultou numa mobilização desenvolvida na terça-feira, pelas equipes do Programa de Saúde da Família-5 e do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família)  em prol do bem-estar do povo de Matriz.  

Matriz de Camaragibe – salas

 Já os alunos da Escola Municipal Antônio Castro, vivenciaram uma terça-feira, com profissionais que comandam o Programa Saúde nas Escolas. Diversas ações foram aplicadas, como escovação supervisionada com atividade educativa. Na oportunidade  a equipe da Unidade Básica de Saúde-01, fez palestra para as gestantes de sua área. E o dia não parou só por aí. É que na Escola Senador Arnon de Melo, houve palestra sobre sexualidade da adolescência e doenças sexualmente transmissível. 

Murici

Prefeito Remi Calheiros disse que ontem visitou a obra do novo matadouro de Murici, que segundo ele, será entregue nos próximos dias. “Uma grande conquista para nossa cidade seguindo as normas sanitárias e ambientais. Nosso compromisso é fazer Murici seguir sempre no caminho do desenvolvimento”, disse.

Boca da Mata

Prefeito Gustavo Feijó, preocupado com a crise que assola o município, sobretudo depois do fechamento da Usina Triunfo, se reuniu com agricultores e comerciantes de Boca da Mata, a fim de encontrar meios, para que todos possam ganhar dinheiro com alternativas emergentes. O evento que ocorreu há oito dias,  na Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, foi tido como  muito proveitoso. Lá compareceram  também; vereadores, a gerência do Banco do Brasil e secretários municipais.