Edmilson Teixeira

Encontro

Edmilson Teixeira 21 de outubro de 2015

Nesta sexta-feira os municípios alagoanos que preservam as tradições da cultura africana, estão sendo convidados para o I Encontro Estadual da Cultura Negra. O evento acontece no auditório do Palácio República dos Palmares, em Maceió de 8 às 17h. O Encontro traz em sua programação diversas atividades, de forma a promover a interação entre os gestores municipais, quilombolas, movimentos sociais negros, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais com interesse no conhecimento.

Esgoto

O programa de esgotamento sanitário lançado na segunda-feira, pelo Governo do Estado, vai beneficiar 27 municípios e mais de um milhão de pessoas. Com investimento total de R$ 1,6 bilhão, o objetivo é em 4 anos passar de 19% para uma cobertura sanitária de 50% em todo o Estado. Em Maceió, esse número seria ainda maior e sairia dos atuais 70% para a totalidade, sendo 70% referentes a obras concluídas e 30% de obras contratadas. 

Esgoto – relação 

Os 27 municípios contemplados: Maceió, Belo Monte, Piaçabuçu, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, São Brás, Coqueiro Seco, Passo De Camaragibe, Porto De Pedras, São Miguel Dos Milagres, Rio Largo, Paripueira, Barra De Santo Antônio, Ouro Branco, Olho D’água Das Flores, Arapiraca, Cacimbinhas, Barra De São Miguel, Igaci, Olho D’água Do Casado, Piranhas (Piau), Boca Da Mata, Jaramataia, Carneiros, Canapi, São José Da Tapera e Pariconha.

Atalaia

Seguindo a recomendação do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Atalaia, concluiu o processo de revisão e averiguação cadastral das famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF) e que estavam com pendências junto ao Cadastro Único (CadÚnico), registrando o aumento de 686 novas famílias que terão acesso ao benefício.

Rio Largo

Secretaria Municipal de Educação deu continuidade no último sábado  aos encontros do Programa de Alfabetização na Idade Certa – Pnaic. Na oportunidade, além de ampliar as práticas pedagógicas de 105 professoras alfabetizadoras participantes do programa,  prestaram homenagens ao Dia do Professor.

São Brás

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) negou o pedido de reativação da Comarca de São Brás, feito pela Prefeitura daquele município, em junho deste ano. O conselheiro Carlos Augusto de Barros Levenhagen, relator, ressaltou estar claro que a resolução n° 09/2015, do Tribunal de Justiça de Alagoas, não implicou na extinção das serventias e sim na desativação provisória.

São Brás – decisão

De acordo com a decisão do CNJ, proferida na última quarta-feira, “cabe aos Tribunais a competência privativa para dispor sobre o funcionamento dos seus respectivos órgãos jurisdicionais, bem como a organização de suas secretarias e serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados”.

Outas

As comarcas de São Brás, Flexeiras, Novo Lino, Porto de Pedras, Canapi e Paulo Jacinto foram desativadas pelo TJ/AL em maio deste ano, após recomendação do CNJ devido à pouca quantidade de demandas judiciais. As de São Brás, Canapi e Paulo Jacinto já haviam sido desativadas em 2008, para fins de contenção de gastos, e retornaram às atividades em 2009.

Expoagro 2015

Alagoas será palco do Campeonato Brasileiro de Marcha que irá eleger os melhores cavalos mangalarga marchadores do país. O evento, que ocorre pela primeira vez no estado, será realizado durante a 65ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL), que começa neste final de semana e vai se estender até o outro domingo na Pecuária.

 

Agricultura

As dificuldades, desafios e perspectivas da agricultura alagoana foram debatidas na última segunda-feira, em Maceió na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, durante o encontro com dez ex-secretários, promovido pelo atual gestor, Álvaro Vasconcelos. Na reunião, Vasconcelos apresentou as ações em execução e ouviu a contribuição dos antecessores para uma melhor implementação da política pública para o setor agropecuário.

Agricultura – visão

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, lembrou a importância econômica e social do setor agropecuário para Alagoas. “Alguns governantes não entenderam a importância da Agricultura e isso gerou um êxodo rural enorme, resultando na violência que vemos hoje nas grandes cidades. É preciso valorizar a agricultura e trabalhar para manter o homem no campo. Não existe animal mais violento que o homem com fome, vendo seu filho com fome”, alertou o ex-secretário.

Agricultura – parceria

Dois dos principais temas abordados na reunião foram a assistência técnica para o pequeno produtor e o fortalecimento de parcerias para pesquisa e extensão voltadas para o agricultor familiar. Nesse sentido, o reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio, ofereceu o corpo acadêmico da instituição para auxiliar nas pesquisas agropecuárias. “O Cesmac tem hoje uma estrutura muito boa, com uma escola de Medicina Veterinária fantástica. Estamos à disposição para formar um convênio técnico-científico com a Seagri”, disse Sampaio.