Roberto Baia

Justa homenagem

Roberto Baia 16 de outubro de 2015
Justa homenagem
Reprodução - Foto: Assessoria

Após conquistar a medalha de ouro no Worldskills 2015, evento internacional que reuniu, há cerca de dois meses, em São Paulo, centenas de jovens aprendizes de 59 países, o arapiraquense Weverton Silva, 21 anos de idade, e aluno do Sesi/Senai de Arapiraca, recebeu uma homenagem, na manhã desta quinta-feira (15), em sua terra natal.

A solenidade faz parte da programação dos 91 anos da emancipação política do município. O evento aconteceu no teatro do Sesi/Senai de Arapiraca e foi promovida pela Prefeitura de Arapiraca com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

A prefeita Célia Rocha, a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, e o presidente da Fiea em Alagoas, empresário José Carlos Lyra, participaram da homenagem.

 

Protesto

Nesta sexta-feira, 16, os estudantes do Curso de Odontologia da Ufal realizarão um protesto, às 10h, em frente a Reitoria da Ufal, para reivindicar melhorias no Curso de Odontologia, que está sem funcionar por falta de materiais básicos de atendimento, prejudicando a formação dos alunos, o atendimento à população e a conclusão dos períodos.

 

Próximo reitor

Durante o ato marcado para sexta, às vésperas das eleições para decidir o próximo Reitor, os alunos tentam chamar atenção para a falta de estrutura para manutenção de Cursos, prejudicando o aprendizado, a formação e capacitação do futuro profissional que atuará, principalmente, no  Estado de Alagoas.

 

Empenho

Ao inaugurar a Unidade Básica de Saúde João Batista da Silva, no Bairro Canaã, na quarta-feira, 14, a prefeita Célia Rocha disse que seria ‘impossível’ não falar em crise. “Se estamos com a cabeça fora da água hoje, é devido ao emprenho da nossa equipe. Se não fosse por esses profissionais, estaríamos totalmente mergulhados”, advertiu.

 

Mais crise

Ainda na solenidade, Célia antecipou que a crise que assola o País irá se aprofundar ainda mais nos próximos dois anos. “É muito possível que os repasses do SUS não venham, devido a um corte de mais de 1 bilhão de reais e, desta forma, não sabemos exatamente o que será atingido. Por isso, peço aos profissionais desta Unidade de Saúde que deem muita carga, essencialmente nos serviços da atenção básica, para evitarmos gastos desnecessários”, concluiu.

 A Unidade Básica de Saúde contou com a presença de várias autoridades, entre secretários municipais, vereadores e lideranças. O novo prédio recebeu a bênção do Monsenhor José Neto.

 

 Parada gay

Arapiraca realiza sexta-feira a 6ª edição do concurso Miss Gay 2015. O evento acontece na antiga Praça da Prefeitura, no Centro, a  partir das 19h. É uma realização do Grupo SOHMOS GLBT, coordenado por Emilly Laysser, atual rainha da Parada Gay, com apoio da Prefeitura de Arapiraca.

 

 Bosque das Arapiracas

Já no dia 25 deste mês, acontecerá a 9ª Parada Gay de Arapiraca, no Bosque das Arapiracas, no Parque Municipal Ceci Cunha, com concentração às 14h.

Segundo o presidente do Sohmos, José Sebastião de Farias, esta será mais uma investida que mostrará a causa maior do evento – relativizar e conscientizar a sociedade no tocante à homossexualidade, ensejando o não preconceito.

Nos últimos anos, os gays, lésbicas e transexuais vêm ganhando importantes lutas para que adquiram direitos essenciais; um deles  o de consumar a união homoafetiva em cartório.

 

 Educação

A Sétima edição da Semana de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas começou nesta quarta e prossegue até sábado, 17, no Auditório Dona Bezinha, localizado no Campus de Arapiraca.

Várias atividades estão sendo realizadas, ligadas ao tema deste ano, “Pluralidade, Diversidade e Interdisciplinaridade na Geografia".

 

Promessa

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se comprometeu, através de uma nota, a regularizar o abastecimento de água da Bacia Leiteira até esta quinta-feira.

De acordo com a assessoria, o novo motor da estação de captação de Pão de Açúcar, que bombeia água para 19 municípios da região já chegou à Companhia e deve começar a ser instalado ainda nesta quarta-feira.

Desde o início deste mês, o sistema opera com 50% da sua capacidade, devido a danificação em uma de suas bombas.

 

Intercâmbio cultural

A empresa Experimento Intercâmbio Cultural mostra que escolher destinos menos procurados, buscar países onde a moeda não seja tão desigual ao Real, escolher programas de estudo e trabalho são algumas das formas para viajar mais barato e driblar a situação econômica do Brasil.

O País é, aliás, é um dos que mais manda estudantes para o exterior e, nos últimos dez anos, aumentou em 500% o número de brasileiros intercambistas, segundo a Belta, Brazilian Educational & Language Travel Association.

 

Palmeira dos Índios

O Ônibus do Trabalho e Emprego - que oferece de forma gratuita os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) -, visitará, ainda neste mês de outubro, os municípios de Palmeira dos Índios e Porto Calvo.

Nos dias 20 e 21, a visita do Ônibus do será realizada em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Já nos dias 27 e 28, o ônibus vai estar em Porto de Calvo, região Norte de Alagoas.

 

... Recuperação e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. Com este intuito, os Centro de Apoio Psicossocial para Álcool de outras Drogas (Caps-AD) Amor e Esperança e Centro de Apoio Psicossocial Nise da Silveira (CAPS) realizaram uma ação de comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, reverenciado no último dia 10.

 

... O evento ocorreu na sede do Sesc Arapiraca, no bairro Santa Edwiges, com várias atividades educativas, esportivas e de arte.

 

... Com a presença das diretoras do Caps-AD, Wagda Costa, e do CAPS Nise da Silveira, Edileuza Leandro, os usuários e familiares se reuniram para uma manhã e tarde especiais, com muita música e dança.

 

... Na oportunidade, eles puderam mostrar suas peças artesanais com quadros vazados em MDF – dentro da oficina Um Olhar Para um Novo Recomeço – e jogaram damas, dominós e corrida do saco, além de apresentação do grupo de capoeira do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).