Edmilson Teixeira

Penedo

Edmilson Teixeira 06 de outubro de 2015

Parte dos professores da rede municipal de ensino de Penedo continua com os braços cruzados. Eles participam de um movimento grevista que já passa de quatro meses. São 30 escolas, mas desse total, 23 decidiram abrir suas portas e os professores voltaram  as suas atividades. Na última quinta-feira, houve  outra reunião, desta feita, entre Câmara, Sindicato e Prefeitura. Quando tudo parecia que ia se findar, visto que a proposta de 7% de reajuste oferecido pelo prefeito Március Beltrão, já estava sendo selada, surge um impasse.

Penedo- impasse

“Nós apresentamos o que tinha de mais viável em termos de condições financeiras da Prefeitura; só que quando tudo estava para se concretizado, o Sindicato exigiu que esse valor fosse acrescido retroativo ao mês de maio. Eu não aceitei, visto que eles passaram quatro meses paralisados, no entanto todos receberam seus vencimentos em dia”, disse Március Beltrão, salientando que a partir desta semana  tomará as medidas cabíveis junto a justiça, na espera de alcançar um desfecho sobre essa novela que vem comprometendo o ano letivo dos alunos.

Satuba    

A crise motivou o prefeito Paulo Acioli a demitir todos os cargos comissionados. Disse que esta semana tomará uma medida sobre o caso, onde segundo ele, Satuba é o município talvez do Brasil, que levou a maior pancada nesse momento crítico econômico. “Além das sucessivas quedas da receita do FPM, perdemos mensalmente um valor estimado entre 160 mil a 200 mil, visto que o IBGE desconsiderou a contagem populacional  dos povoados de Polônia e Margarida Procópio, cerca de 2.700 pessoas, passando para Rio Largo”. É que o valor do FPM é calculado em cima do número de habitantes.      

Comenda

 

A Câmara de Maceió, por meio do vereador Luiz Carlos Santana, homenageará na manhã desta terça-feira, com a “Comenda Gerônimo Ciqueira”, os integrantes da direção da Adefal, João Ferreira de Lima, Carlos Roberto Dias, Graça Dias, além de Telma Albino e Edna Maria de Jesus.  O evento ocorrerá a partir das 9h  no Plenário da Câmara, cuja honraria é entregue a personalidades e instituições que têm relevantes serviços prestados na inclusão social de pessoas que portam  deficiência. A Adefal por sua vez, não só tem prestado serviços em Maceió; na realidade ela é uma entidade de referência no Nordeste, sobretudo por atuar firme na recuperação de pessoas que vêm de toda parte dos municípios alagoanos.   

Encontro

Sebrae/AL está convocando os prefeitos alagoanos, a fim de prestigiarem na quinta-feira da outra semana, das 14h às 19h, um grande encontro com a categoria, para discutir o atual momento econômico vivenciado pelo País. Será no Centro de Convenções de Maceió, oportunidade em que acontecerá a VII Feira do Empreendedor. Haverá painéis com uma variedade de temas. São parceiros deste evento, AMA e Tribunal de Contas de Alagoas.

Encontro- Lei

Também serão discutidos no encontro a importância dos micro e pequenos negócios para os municípios, a adesão e implementação da Lei Geral como estratégia para o desenvolvimento territorial e econômico, entre outros assuntos relacionados à administração municipal.

Encontro – presença

Entre os palestrantes  estão: Tânia Bacelar, doutora em economia pública, planejamento e organização do espaço, pela Universidade de Paris e professora da UFPE; Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/AL; Sebastião Médici, procurador geral do município de Três Rios/RJ; e Cícero Neco, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor da 8ª edição.

Arsal- curiosidade

Para quem não sabe, a Arsal que foi criada há 14 anos,  é o órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos concedidos nas áreas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, Gás Natural Canalizado, Energia Elétrica e Saneamento Básico (em 35 municípios). Cabe à agência estadual zelar pela qualidade dos serviços prestados, garantindo os interesses dos usuários e o equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias e permissionários.

Arapiraca – presença

Em mais de três anos de funcionamento em Arapiraca, a CAB Águas do Agreste entende que além de garantir o fornecimento de água, a sua atuação também contribui, de maneira significativa, para a melhoria da qualidade de vida da população.Com o objetivo de continuar com essa "transformação positiva", o órgão está intensificando suas ações de responsabilidade social e ambiental.  

Conferência

O Conselho Estadual de Assistência Social vem se articulando para realizar a X Conferência da área. As etapas municipais foram cumpridas nos 102 municípios e elegeram 436 delegados para apresentar propostas na estância estadual. Eles se reunirão quinta e sexta desta semana, no Centro de Convenções, a fim de defender os encaminhamentos discutidos nos municípios e sistematizarão as resoluções do Estado para serem apresentadas na etapa nacional.

 

Conferência / Brasília

 

As conferências acontecem a cada dois anos e tem o intuito de garantir a participação da sociedade civil na construção da política governamental. Nesse sentido, a Conferência Estadual de Assistência levará 42 delegados para etapa nacional, que acontecerá em Brasília, nos dias 7 a 10 de dezembro.