Edmilson Teixeira

Reforma agrária

Edmilson Teixeira 22 de setembro de 2015
Reforma agrária
Reprodução - Foto: Assessoria

Sobre as questões agrárias em Alagoas, Jaime Silva que é diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), teve um bom bate-papo na manhã de ontem em seu gabinete, com o deputado estadual Francisco Tenório.  “O governador encontrou a pessoa certa para o lugar certo. Jaime Silva é a melhor pessoa para administrar os conflitos agrários, por sua habilidade em lidar com os movimentos sociais e sua paciência para resolver impasses. Coloco-me à disposição como membro da Comissão de Orçamento e da Comissão de Agricultura da ALE, por reconhecer o trabalho do Jaime no Iteral e ajudar no que for preciso”, disse Tenório 

Iteral – mapa 

Também ontem, Jaime Silva, recebeu os prefeitos de Rio Largo e Satuba, Toninho Lins e Paulo Acioly respectivamente, na sede do Instituto, em Jaraguá. Os prefeitos agradeceram, na ocasião, o apoio do Iteral e ressaltaram a parceria do órgão para o andamento das atividades nos respectivos municípios, quanto ao desfecho da oficialização do mapa geográfico de cada um, uma vez que Satuba busca recuperar os povoados de Polônia e Margarida Procópio, que agora estão inseridos no lado de Rio Largo.

Capela

A equipe de Futsal do Capelinha está festejando seus 30 anos de atividades no mundo esportivo alagoano, isso  somando seu período em que atuou como time de futebol de campo. Na última semana enfrentou um time de Garanhuns/PE, quando venceu lá em Capela por 2 x 1. Seu dirigente Cícero da Nair está sondando a possibilidade do Capelinha fazer uma turnê de amistosos pelos estados de Sergipe e Bahia, conforme revelou seu relações públicas Jorge Miguel.   

Baixo São Francisco 1

Segundo a Codevasf, está havendo uma economia sem igual no fornecimento de energia que assegura o funcionamento dos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio. O órgão que é o responsável pela manutenção dos serviços, contabiliza a redução de custos e de horas de atividades.

Baixo São Francisco 2

Diz a Codevasf, que isso foi possível graças às inovações tecnológicas que foram implantadas nos novos Centros de Controle de Motores desses perímetros irrigados. Os investimentos da Codevasf nessa ação foram da ordem de R$ 1,8 milhão com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.  

Inhapi

Segundo dados analisados pelo Observatório do Trabalho, com base no relatório do Cadastro  Geral do Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Inhapi foi o município, com menos de 30 mil habitantes  que mais se destacou na contratação de emprego formal no mês de julho. Foram 667 trabalhadores admitidos ao todo, sem nenhum desligamento.

Inhapi Essa proeza  está relacionada à continuação das obras do Canal do Sertão no seu trecho III, o qual contempla também os municípios de Olho D’água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca com 30 quilômetros de obras. De acordo com a professora de economia e coordenador do Observatório do Trabalho, Ana Maria Milani, o setor da construção civil, responsável pela obra, foi o que apresentou uma reação positiva num cenário recessivo no Estado.

Exames

Começaram, ontem e prosseguem até o dia 25 do outro mês, as inscrições para o Exame de Seleção IFAL visando 2016. Serão 2.409 vagas,  contemplando todos os Campi do órgão, espalhados nas cidade de:  Maceió, Palmeira dos Índios, Satuba, Marechal Deodoro, Arapiraca, Maragogi, Murici, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Piranhas, Batalha, Coruripe, Rio Largo e Viçosa.

 

 

São Miguel dos Campos

O escritor miguelense, Antônio Valentim, lançará nesta quarta-feira, o livro "São Miguel dos Campos - seu rio e sua história", em comemoração aos 151 anos de emancipação política do município e aos 514 anos da descoberta do rio São Miguel. O lançamento ocorrerá no auditório do Fórum Desembargador Moura Castro, a partir das 19h.

Arapiraca/ Maceió 

Empreendedores que desejam adquirir uma franquia ou franquear suas marcas poderão participar do curso ‘Entendendo Franchising’, que será realizado em Maceió, amanhã, das 9h às 18hna sede do Sebrae. No dia seguinte será a vez de Arapiraca, também das 9h às 18h, na sede do Escritório Regional da instituição.

 

Viçosa

Vereadora Micheline Fernandes e seus companheiros de bancada; Jota Wanderley e Antônio Ferro conseguiram na última sessão da Casa, a assinatura  do vereador Sydney Vilela, a fim de instalar o início de uma Comissão Especial de Inquérito. A ação visa apurar uma série de irregularidades no governo de Flauber Filho, sobretudo relacionadas aos Instituto da Previdência do Município.

Agreste

A CAB Águas do Agreste está atuando para assegurar o fornecimento de água para mais de 245 mil habitantes de Arapiraca e outros nove municípios alagoanos.  Mais de R$ 200 milhões já foram investidos pelo órgão  em Alagoas envolvendo atividades de construção, ampliação, recuperação, operação e gestão do sistema produtor do agreste, assegurando para a população o benefício de ter água de qualidade, 24 horas por dia em suas residências. Entre as atividades que já foram realizadas estão a construção de um novo Sistema Adutor, com 57 Km de extensão, e o combate às perdas com melhorias na arrecadação e no fornecimento de água aos municípios beneficiados.