Alisson Barreto

SETEMBRO, A BÍBLIA E OS MEMBROS DA PALAVRA

Alisson Barreto 17 de setembro de 2015

Setembro, a Bíblia e os membros da Palavra

Como se depreende do título e será visto a seguir, setembro é o mês da Bíblia. Mas o que é a Bíblia e por que este mês é dedicado a ela?

Não obstante, etimologicamente, a palavra Bíblia signifique conjunto de livros; este não é seu melhor e pleno significado. Isso porque a Bíblia traz uma coletânea de livros sagrados pelos quais Deus fala a Seu povo, daí dizer-se que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Discordando da música, afirmo que não se pode dizer que toda Bíblia é a Palavra de Deus, ainda que eu afirme, categoricamente, que a autêntica Bíblia, toda ela, é a Palavra de Deus e por suas palavras Deus se expressa.

Como em uma carta um pai envia uma mensagem ao seu filho; pela Bíblia, Deus fala ao Seu povo. No entanto, da mesma forma que um indivíduo que intercepte a carta do pai ao filho pode não a entender ou deturpar sua mensagem; uma Bíblia sob interpretação equivocada pode transmitir um falso evangelho. Em ambos os casos, estamos diante da questão da autenticidade da interpretação. Da mesma forma que um filho pode melhor compreender a carta de seu pai do que um estranho, um membro da Santa Igreja está mais apto à compreensão que um estranho a ela.

Isso se dá porque um membro da Igreja é participante do Corpo de Cristo, o qual é Filho de Deus Pai. E Deus é o Autor da Bíblia e Pai de Jesus Cristo, fazendo-Se Pai de todo aquele que faz parte do Corpo de Cristo.

Pode-se dizer que o Corpo de Cristo é o rebanho cuja Cabeça é o Bom Pastor: Jesus Cristo. É em nome de Cristo Cabeça que os Bispos, os quais são os sucessores dos Apóstolos, agem. Jesus Cristo selecionou e vocacionou (chamou) apóstolos a representarem cada uma das tribos de Israel e os enviou para levarem Ele próprio a todos os povos no mundo. Para isso, ao subir aos Céus, Cristo infundiu nos apóstolos Seu Espírito Santo Paráclito (em Pentecostes) para que os apóstolos conduzissem a Sua Igreja, ou seja, agissem em nome do Cristo Cabeça e, a partir daí, levassem Jesus Cristo neles próprios, por seus atos e escritos, pela proclamação da Palavra e pela Eucaristia.

Como Jesus Cristo, Cabeça da Igreja (a Igreja é o Corpo de Cristo, é a Esposa), escolheu representantes Seus de cada tribo de Israel; inspirados pelo Espírito Santo, os apóstolos escolheram sucessores para que representassem e guiassem todo o povo de Deus, levando Cristo a todos os povos. Os sucessores dos apóstolos são os Bispos da Santa Igreja Católica e seus auxiliares são os padres. Não foram os escolhidos que resolveram se fazerem pastores, foi Cristo que escolheu seus apóstolos, bispos e padres. Deus os escolheu e os enviou aos povos. Esse envio é o apostolado da missão que Deus deu a seus enviados.

Ora, a Esposa de Cristo, sendo guiada pelo Espírito Santo, organizou o calendário litúrgico para que, didaticamente, educasse o povo de Deus na fé que o próprio Cristo lhe infundiu. Com o calendário litúrgico, a Igreja organiza a distribuição das leituras da Bíblia ao longo do ano para a Missa e orações como a Liturgia das Horas, no mundo todo. De modo que, no Brasil, em qualquer parte, o mês de outubro é dedicado a realçar o caráter missionário do povo de Deus, que enviou seus discípulos para levar o Evangelho a toda criatura. Ora, como o mês de outubro é dedicado às missões o mês que imediatamente o precede, setembro, é dedicado a enfatizar a Bíblia, a Palavra de Deus. Eis, pois, como setembro exsurge como o mês dedicado à Bíblia.

Assim, durante o mês de setembro, os filhos de Deus são chamados a se dedicarem em ouvir a Palavra de Deus, ouvindo a Bíblia. Não apenas escutar ou ler, mas ouvir e viver! Quem ouve bem a Cristo, na mesa da Palavra, pode adorá-Lo bem, na mesa Eucarística.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos una na Palavra, ouvindo-O, adorando-O e levando-O aos povos!

Dado em Maceió, 17 de setembro de 2015.

No amor de Jesus Cristo e de Sua Mãe,

Alisson Francisco R. Barreto*

_______________

*Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Processual. Proprietário , no Facebook, das páginas Conhecer para AMAR, Apaixonados por Maceió, Apaixonados por Bebês e Animais e Chapolim Crítico. Autor do livro Pensando com Poesia.