Edmilson Teixeira

Pão de Açúcar

Edmilson Teixeira 15 de setembro de 2015

“Até dezembro estaremos cortando horas extras, diminuindo o expediente nas secretarias; já cancelamos solicitações de férias, adiantamento de décimo terceiro, entre outras coisas. Tudo para que a gente chegue até o final do ano sem demissões”, comentou o prefeito Jorge Dantas, sobre o estilo de seu governo para driblar a crise. “Tivemos que adotar medidas radicais para que as políticas municipais não deixem de funcionar”, completou.

 

Prefeitos

Na realidade, em Alagoas, os prefeitos não querem ser vistos como culpados pela atual situação onde a queda do FPM, a correção de pisos que estão sendo aprovados pelo Congresso e o subfinanciamento dos 397 programas federais têm dificultado os investimentos prioritários. Os gestores estão cancelando festas, cortando gratificações, salários, combustível, mas querem a adesão de todos, inclusive dos municípios que têm situação diferenciada.

 

Grãos

Cerca de 300 produtores rurais de Alagoas puderam conhecer de perto os primeiros resultados dos estudos realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura,em parceria com a Embrapa, sobre as variedades mais indicadas para plantio de milho e soja no Estado. As duas culturas são apontadas como melhores alternativas para diversificação da produção no contexto da crise do setor sucroenergético.

Grãos – Capela/São Miguel

Na última semana (terça e quarta-feira), os produtores participaram de dois Dias de Campo, em Capela e São Miguel dos Campos, para ouvir as orientações de técnicos e de empresas fornecedoras de sementes sobre a adaptação dessas duas culturas. Na unidade de pesquisa de Capela, instalada na Fazenda Nova, de propriedade do empresário Luciano Moreira, o grupo pôde verificar o desempenho de 27 variedades de milho de ciclo e genética diferenciada, destinados à produção de grãos e silagem.

Bacia

As professoras Noriko Okubo e Yoyoi Isono, respectivamente das universidades de Osaka e Tokyo, e o doutorando da Universidade de Osaka, Tiago Trentinela estão em Alagoas, a fim de conhecer as atividades que o MPF/AL desenvolve para a proteção da Bacia do Rio São Francisco. Eles se reuniram com procurador-chefe do órgão, Rodrigo Tenório, e as procuradoras Aldirla Albuquerque e Juliana Câmara durante duas horas. Conversaram sobre os sistemas jurídicos e de proteção ambiental do Japão e do Brasil. 

Atalaia- artesão  

Na última sexta-feira, a Associação dos Pequenos Agricultores da Economia Familiar de Atalaia - APAEFA, inaugurou a sede da FibraChã Arte e Design. Esse é o projeto que reúne um grupo de mulheres moradoras da comunidade de Chã da Jaqueira, e que foi contemplado pelo Prêmio Santander Universidade Solidária, realizado em parceria com o Santander e Programa UniSol, em 2012. Com isso, ele foi beneficiado com recursos para a compra de máquinas, equipamentos e materiais.

 Atalaia – banana

Além de capacitação técnica, empresarial e logística, a sede tem como objetivo viabilizar a consolidação da associação para o grupo de mulheres, com toda infraestrutura necessária para desempenharem suas atividades. Respaldado pelo Cesmac, o grupo passou por diversas formações e se desenvolveu muito com relação ao design do artesanato, onde atualmente possui um catálogo com mais de 50 produtos de fibra da banana, comercializados em exposições, feiras, eventos e centros comerciais da região.

 

Sertão - saúde  

Na cidade de Pão de Açúcar, a secretária estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska disse que o processo de regionalização da assistência à saúde em Alagoas é o mais avançado de todos os demais estados brasileiros. Argumentou esse assunto durante a Oficina de Pactuação dos Serviços de Saúde da IX Região, realizado quinta-feira última, na presença de gestores de saúde de 14 municípios do Sertão.  

 

Santa Luzia do Norte

Mais uma cadeia produtiva é fortalecida em Alagoas. O governador Renan Filho assinou, na sexta-feira, decreto que isenta de ICMS os produtos resultantes do abate de aves no Estado. Na ocasião, foi inaugurado o abatedouro do Grupo Ferraz, na cidade de Santa Luzia do Norte, e que deve empregar, até o final deste ano, 320 funcionários.

Barra de Santo Antônio

Todos os preparativos estão sendo tomados, quanto a realização de um grande show musical na Barra. O evento acontece dia 10 do mês que vem, na Ilha da Crôa. As atrações ficam por conta de Márcia Fellipe & Forró da Curtição e Pedro Nascimento. A realização é da MR Produções.

Vacinação

Ontem, Estado e municípios deram início à segunda etapa da vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 11 anos. A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, disse que a vacina já foi distribuída a todos os postos de saúde, que vão funcionar das 8 às 17 horas na capital e interior. Na primeira etapa da campanha, em 2015, foram vacinadas 57.188 meninas. Denise Castro alerta que a vacina contra o HPV é composta de três doses e que a menina só estará imune ao vírus após o ciclo completo.  

Delmiro – saúde

O Estado garantiu que o Hospital Antenor Serpa, vai ganhar uma ampla reforma, além da construção de um Centro de Especialidades e Diagnóstico. A boa notícia, que vai beneficiar os moradores de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas, foi divulgada durante a Oficina de Pactuação da Regionalização dos Serviços de Saúde da 10ª Região.  

Delmiro Gouveia – evento

Entre os dias 21 e 25 deste mês, a cidade de Delmiro Aproximar  promove a primeira Feira de Negócios do Sertão. O evento destinado para empresários visa criar um ambiente rico em oportunidades de negócios, ampliando e diversificando empreendimentos sustentáveis. A Feira será instalada na praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, cujas atividades vão se estender das 8h às 21h, em uma tenda montada no local com espaços para exposição de produtos, salas de atendimento e até um auditório.