Edmilson Teixeira

Estrela de Alagoas

Edmilson Teixeira 10 de setembro de 2015

 

A família Garrote planeja seriamente abandonar o grupo de apoio político liderado pelo senador Benedito de Lira. A ex-prefeita Ângela Garrote, e seu filho, Arlindo atual prefeito, reclamam dos compromissos não assumidos pelo Biu e seu filho, o deputado federal Arthur Lira. “O prefeito Arlindo Garrote está tendo o maior apoio do governador Renan Filho, sobretudo em questões de parceria para o bem do povo de Estrela; o que leva a crê, que tão logo estejam todos unidos dentro de um mesmo bloco político” comentou o assessor de imprensa da Prefeitura, Berg Morais.  

 

Paripueira

O ex-prefeito Carlinhos da Três Irmãos vem costurando nos bastidores um trabalho junto às comunidades e lideranças, a fim de ganhar força para disputar a Prefeitura no ano que vem. Promete  detonar o atual prefeito Abrahão Moura, sobretudo pelo descaso que implantou na administração pública ao longo desses dois últimos mandatos. “Eu fiz parte da primeira campanha do Abrahão, mas o troco que ele me deu foi uma rasteira na eleição seguinte” comentou Carlinhos, acusando-o de traidor.

 

Pilar

Prefeito Carlos Alberto Canuto corre solto rumo ao seu quarto mandato à frente da Prefeitura; quando tenta se reeleger em 2016. Seus ferrenhos adversários; os ex-prefeitos Oziel Barros e Renatinho, ao que parece têm broncas na Justiça relacionadas à questão de improbidade administrativa. “Apesar da grande crise econômica que estamos enfrentando, a gente da melhor maneira possível, vem dando uma enorme arrumada na Casa, pois encontramos uma administração pública altamente bagunçada” disse Canuto.

Maribondo

A empresária do ramo de supermercado, Roselha Gama ganhou gosto pela política e já demonstra interesse em disputar a Prefeitura de Maribondo no ano que vem. Ontem  em Maceió, almoçou com Val Borges, suplente de vereador, cujo objetivo do encontro, foi o de traçar um caminho para formar um grupo coeso rumo ao pleito que se aproxima. Roselha integra hoje o PRP, partido que é comandado em Alagoas pelo deputado Antônio Albuquerque.

Viçosa 

Mesmo com o afastamento ontem do prefeito Flauber Filho por determinação da Justiça, desta feita por  não cumprir o repasse da Previdência, a vereadora Micheline Fernandes (PV) vai pedir na sessão de hoje na Câmara, a abertura de uma CPI, a fim de  apurar outras broncas, que  tendem a cheirar focos de improbidade administrativa na Prefeitura. Ao que se tem conhecimento, Viçosa nunca teve uma parlamentar tão compromissada em defender o que é do povo. Que o diga, o próprio prefeito afastado.

 

Barra de São Miguel  - ousadia

 

Enquanto que a AMA propõe para que os prefeitos reduzam seus salários na casa dos 10%, se estendendo também para seus secretários e servidores comissionados, o prefeito de Barra de São Miguel, Zezeco vai mais além. Decretou desde o mês passado, que todo seu salário de 8 mil reais, mas que descontado fica em R$ 6.300, está sendo doado para bancar alguns gastos públicos. “Cortamos tudo, gratificações dos secretários, dispensamos dezenas de comissionados e rigorosamente os veículos automotivos só circulam no momento preciso”, disse.

 

Barra de São Miguel – cota

 

Diz o prefeito Zezeco, que a Barra tem o menor percentual do que é repassado da cota do FPM, ou seja, 0.6. “A nossa receita mensal conta com cerca de 400 mil do FPM, ICMS gira entre 40 e 50 mil e o ISS nos deixa apenas 20 mil reais; tudo isso para dá conta de um município, que é tido como o mais cobiçado turisticamente em Alagoas, sobretudo em período festivo, quando a  cidade chega a hospedar mais de que o triplo de sua população nativa” comentou, alegando que essa situação exige mais garis nas ruas, segurança, entre outros serviços bancados pela Prefeitura.    

  

Santana do Ipanema

A Apicultura e a Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) são atividades que se fortalecem cada vez mais em Alagoas. A realização simultânea do XV Seminário Alagoano de Apicultura e II Seminário de Meliponicultura, na última sexta-feira, em Santana do Ipanema, contribuiu ainda mais para que os setores cresçam. Os eventos abordaram a gestão de apiários para o aumento da competitividade e a criação de abelhas sem ferrão como uma opção viável para Alagoas.

Atalaia

A Secretaria Municipal de  Saúde , assegura que no município mais de 96% das crianças de 0 a 4 anos de idade já estão vacinadas contra a Poliomielite.  Este resultado comprova  que  Atalaia  conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que sugere que 95% das crianças nesta faixa etária estejam protegidas.

Façanha

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa considerada grave.  O Brasil não registra casos desde 1989, e, de acordo com o Ministério da Saúde, o vírus foi eliminado do País, que recebeu certificação de erradicação da transmissão, emitido pela Organização Mundial de Saúde, em 1994. 

 

Agreste

Nos próximos dias 21 e 22,  o  “Programa Defensoria no Cárcere”  estará no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. Durante a ação, advogados e doze defensores públicos irão identificar os perfis dos 788 reeducandos daquela unidade para prestar informações, orientações e peticionar os processos. O programa é uma parceria da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social com a Defensoria Pública do Estado. No outro mês, será a vez de Maceió, aonde as ações vão se estender para os presídios da capital.

 

Cacimbinhas

Ontem o governador Renan Filho esteve em Cacimbinhas, a fim de assinar a ordem de serviço para construção dos primeiros 47 Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água. No total, conforme publicação do Diário Oficial de terça-feira, serão implantados 160 sistemas desta natureza, com investimento na ordem de R$ 18 milhões, provenientes do Ministério da Integração Nacional.  

 

Rio Largo

 

A Prefeitura  realiza amanhã,  a primeira edição do projeto “Assistência Social Mais Perto de Você”, oportunidade em que será lançado o “Projeto Fortalecer”. Lá vão estar balcões para atendimentos do SINE, Bolsa Família, CRAS e CREAS.

São Miguel dos Campos

A Igreja Assembleia de Deus promoveu uma grande festa na segunda-feira, última em São Miguel. O evento foi para comemorar seus 82 anos de evangelização na cidade. Além dos fiéis que integram o rebanho da Casa, compareceu tudo quanto é político do município, começando pelo prefeito e toda a sua tropa de governo.