Edmilson Teixeira

Quebrangulo

Edmilson Teixeira 29 de agosto de 2015

Para suportar a crise que enfrenta a Prefeitura, o prefeito Manoel Tenório reduziu em 15% os salários de todos os cargos comissionados, incluindo o dele e de seu vice, a fim de tentar fechar as contas. E como se não bastasse, Tenório lançou a proposta de conversar com os vereadores, para negociar a redução no repasse do duodécimo para o Poder Legislativo. O prefeito diz que não há má gestão, mas sim dificuldade no planejamento financeiro provocado pelo desajuste do governo federal. 

Arapiraca

Na quinta-feira, em Arapiraca, durante o manifesto dos prefeitos, sobre e crise, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, disse que as Prefeituras estão no limite da capacidade financeira para a oferta de serviços à população. Desde 2008, com a centralização de verbas na esfera federal, os municípios vêm perdendo recursos. Um valor que supera a casa de R$ 1,5 bilhão só este ano.

Recordação

Na eleição de 2012 (municipais) dezenas de candidatos a prefeitos de tudo quanto era partido, estavam livremente produzindo seus cartazes de campanha, ladeados de Lula e Dilma, alguns com fotos originais e outros montadas. E nesse embalo da “carona”    muitos desses conseguiram se eleger e outros se reelegerem. A pergunta que fica: será que em 2016 eles vão repetir a dose?   

Pilar – inovação

Esta semana o prefeito  Carlos Alberto Canuto, se reuniu com  o diretor do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, a fim de selar uma parceria  com  SMTT pilarense, onde visa organizar e estruturar tecnicamente os principais trechos do trânsito da cidade.  

Pilar – precaução 

 “A vida de nossa população é prioridade e por esse motivo a implantação de um sistema que gere mais segurança e organização no trânsito é essencial, pois a partir do momento em que o condutor tem conhecimento de que o município está apto a aplicar sanções relacionadas às infrações de trânsito, as chances de as cometerem são menores", declarou Canuto.

Capela

Em Capela não é diferente de outras cidades alagoanas não. É que alguns pretensos candidatos a disputarem a Prefeitura, já estão investindo numa divulgação bem discreta, sobretudo com frases curtas, envolvendo suas letras iniciais, cujos trabalhos vêm sendo focado principalmente nas redes sociais, além de adesivos em carros.  Esta semana, a Justiça Eleitoral  coibiu esse tipo de coisa na cidade de Igaci, onde lá o exagero estava extrapolando. A propaganda só é permitida a partir de julho do ano que ocorre eleição.     

 

Atalaia  - extra

A escola municipal Antônio Vieira da Costa, vem proporcionando uma série de atividades complementares para os alunos, através do Projeto Trampolim. Isso para auxiliá-los  na formação integral e social os colocando em contato com a arte circense. As aulas envolvem muito dinamismo no aprendizado de técnicas de malabarismo, tecido, acrobacias, entre outros, fazendo com que os estudantes realizem atividades físicas de uma maneira diferente e divertida.

Atalaia – Unesco

De acordo com o idealizador do projeto, professor Gilvan Ciriaco, durante as atividades, os alunos desenvolvem as mais diversas áreas, desde a coordenação motora, percepção visual e auditiva, passando por outros benefícios, como o aumento da autoconfiança, além de melhora significativa no que diz respeito à socialização. “O projeto Trampolim, está diretamente alinhado às metas da Unesco.  Através das aulas, já é possível observar o interesse e a assídua participação dos alunos” destaca.

Piaçabuçu

Na terça-feira, o governo alagoano assinou ordem de serviço para obra do sistema de esgotamento da cidade de Piaçabuçu, que reserva um dos principais cenários turísticos de Alagoas, a foz do Rio São Francisco. Orçado em R$ 14,3 milhões, com a participação da Codevasf, o sistema irá atender a 14 mil habitantes. A iniciativa dialoga com avanços na saúde e no turismo. O sistema é composto por 17 km de rede, 2.637 m de emissário e três estações elevatórias. A obra deve ser finalizada em 18 meses. Após a conclusão, será operada pela Casal.

Agreste – torneiras

 

Por falar em Casal, o órgão avisa que o  sistema coletivo antigo de abastecimento de água do Agreste será paralisado,  de quarta a sexta-feira da próxima semana, para uma manutenção programada em duas Estações Elevatórias de Água Tratada  e em uma Estação de Tratamento de Água . Por conta  desses reparos,  o abastecimento ficará deficiente nos bairros da parte baixa de Arapiraca e em mais seis municípios: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande e Lagoa da Canoa..

 

Traipu

Amanhã o clima de badalação de Traipu,  estará voltado para uma grande cavalgada, que tem à frente a prefeita Conceição Tavares. O evento que entra para seu quinto ano seguido terá seu ponto de concentração à fazenda Boa Sorte, com destino ao povoado Santo Antônio.

Maragogi

Próxima quarta, terá inicio o VI Festival da Lagosta em Maragogi - região norte de Alagoas e um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. O evento que  vai até o dia 27 promete aguçar o paladar de turistas e alagoanos que visitarem a cidade. Durante esses 25 dias, restaurantes e chefs de cozinha irão preparar saborosos pratos com a iguaria, entre eles: lagosta peromares, sunomake de lagosta, tortinha expressa de lagosta com creme de abóbora e muito mais. São doze restaurantes envolvidos no projeto, cujo alvo do negócio é oferecer descontos variados de 30% a 50% nas refeições.

 

Penedo

Os jogadores do Penedense continuam se preparando, sob o comando do técnico Evanílson Nunes, para a disputa do Campeonato Alagoano da Segunda Divisão. A competição  tem início no mês que vem e a  estreia do time ribeirinho  será no dia 20.