Roberto Baia
Personalidades alagoanas
Representando a prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes prestigiou, na noite de quinta-feira (20), no Auditório Dona Bezinha, no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, a cerimônia para entrega de título Doutor Honoris Causa a dez personalidades alagoanas.
Ênio Lins
A solenidade contou com a presença do reitor da Uneal, Jairo Campos, e do vice-reitor Clébio Corrleia, além do reitor do Cesmac, João Sampaio, e do secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que representou no evento o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Honoris Causa
Foi a primeira vez que a Uneal concedeu o título de honra Doutor Honoris Causa. Esse título é dado para determinada pessoa, mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas se destaca em áreas como as artes, letras ou promove a paz, por exemplo.
Homenageados
A partir de então, o agraciado passa a ter o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios, como se tivesse feito um Doutorado acadêmico convencional.
A concessão dos títulos e os nomes dos homenageados foram aprovados pelos membros do Conselho Superior da instituição ainda em 2014.
De acordo com o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, a partir da entrega dos títulos, a instituição passa a ter mais prestígio nos âmbitos acadêmico, social e cultural não apenas de Alagoas, mas do Brasil.
Estavam presentes
Notáveis como o jornalista e escritor José Marques de Melo, o primeiro presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Audálio Dantas; a antropóloga Luitgarde Cavalcante; Moacir Palmeira, Moacir Sant’Ana, o advogado Marcello Lavenère; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Hermann Assis Baêta; o poeta José Geraldo Marques; o jornalista, tradutor, poeta, romancista, antropólogo, etnólogo e historiador alagoano Dirceu Acioli Lindoso e o professor Douglas Apratto foram os homenageados.
Justa homenagem
Em sua fala, o vice-prefeito Yale Fernandes disse que era com grata satisfação que representava a prefeita Célia Rocha no evento, que fez justa homenagem a pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento intelectual de Arapiraca e do estado de Alagoas.
Alto Sertão
Pão de Açúcar brilhou no Seminário Nacional Brasil Mais Simples, realizado pelo SEBRAE Nacional no auditório do Ritz Hotel Lagoa da Anta, em Maceió, nesta quinta-feira (20), com destaque para a Casa do Empreendedor criada pelo prefeito Jorge Dantas com o objetivo de apoiar o empreendedorismo dentro do município.
Governador
Além do prefeito Jorge Dantas, cerca de 15 funcionários envolvidos na funcionalidade do sistema de formalização de microempreendedor individual (MEI) participaram do evento a nível nacional, que contou com a presença do governador do estado de Alagoas, Renan Filho, na abertura oficial.
Explanação
Com o auditório lotado, o agente de desenvolvimento (AD) e secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Ramon Carvalho, fez uma explanação sobre como funciona o eficiente processo de desburocratização para abertura de empresas em Pão de Açúcar, cujo prazo é em menos de 24 horas.
Jorge Dantas
"Não fosse a grande competência administrativa do prefeito Jorge Dantas, o município de Pão de Açúcar não teria se tornado uma referência nacional e vindo a ser destaque ao lado de Belo Horizonte (MG), neste Seminário que conta com a participação de autoridades de todas as regiões do Brasil", disse Ramon Carvalho em entrevista.
Cultura no shopping
Desde o último mês de maio, os consumidores do Arapiraca Garden Shopping, no bairro de Santa Edwiges, notaram algo diferente na paisagem das lojas.
Ao lado da C&A, está instalado um 'pedaço' do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, com obras e peças de artesãos arapiraquenses.
... Dentre as atividades que tem desempenhado maior destaque no município, o artesanato aparece como uma das fontes de maior rentabilidade para os pequenos empreendedores locais.
... Diante da perspectiva de engrandecimento comercial, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), não tem medido esforços para que o produtor artesanal possa exercer suas funções com entusiasmo e a determinação de um grande comerciante, orientando para que todos se regularizem.
... “Estou no Mercado do Artesanato há dois anos, lá na Praça Ceci Cunha, no Centro, e este espaço montado em parceria com o Garden Shopping é maravilhoso para nós”, diz a artesã Janete Conceição.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.