Edmilson Teixeira

Limoeiro de Anadia

Edmilson Teixeira 19 de agosto de 2015

Estudantes da UPS que integram o Projeto Bandeira Científica estiveram segunda-feira, em Limoeiro, a fim de discutir com o prefeito Marlan Ferreira, a presença temporária do projeto naquele município. Os acadêmicos, formado por estudantes, docentes e profissionais de diversas áreas, realizam intervenções médicas, odontológicas, psicológicas, nutricionais, de fisioterapia e ainda realizam exames laboratoriais, testes oftalmológicos, entre outros, beneficiando gratuitamente milhares de pessoas. O projeto funcionará a partir de dezembro próximo.

Limoeiro  

A cada ano uma cidade brasileira é escolhida para abrigar a expedição, que tem caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de onze cursos daquela instituição. Os critérios para a escolha do município são baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que deve estar entre 0,5 e 0,7; cobertura do PSF maior que 50% e população entre 20 mil e 60 mil habitantes.

Contemplada

Agora em 2015, a cidade escolhida foi Limoeiro de Anadia. Antes de dezembro, a equipe deverá realizar várias visitas ao município, discutindo o projeto com o poder público e identificando demandas, de forma que o projeto seja adaptado às necessidades da região. Nas visitas também será decidido os locais onde a equipe fará os atendimentos, além do agendamento de pacientes e contatos com a universidade local.

 

Gestão municipal

Termina nesta quarta-feira o curso de Gestão de Tributos Municipais, direcionado para os  técnicos das prefeituras. O evento que foi iniciado ma segunda-feira, acontece no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Oferecido pela AMA, em parceria com o Sebrae, o objetivo é capacitar a categoria sobre a gestão de receitas municipais desde o planejamento até a modernização da área.

Gestão municipal

Para o presidente da AMA, o prefeito Marcelo Beltrão, o tema é de fundamental importância, principalmente na atual crise econômica. “A gestão de tributos dá ao município a capacidade de cuidar da sua arrecadação própria e, assim, fazer um planejamento com uma maior autonomia. No momento da crise precisamos encontrar soluções viáveis para não depender totalmente do Fundo de Participação dos Municípios”, afirmou Beltrão.

Conteúdo

O professor do curso, Gestão de Tributos Municipais, Rogério Brandão de Faria é especialista no assunto e afirmou que o curso abrange as seguintes situações: definição das receitas municipais; exposição dos conceitos necessários a boa gestão pública das receitas municipais; planejamento e modernização da gestão da receita pública municipal; exposições práticas sobre os temas estudados.

 

Santana

Por falar em Sebrae, o órgão está em Santana desde segunda-feira num evento que se estende até sexta. Nesse encontro, empreendedores do município estão tendo a oportunidade de participar da Oficina Sebrae de Empreendedorismo, sempre à noite  no Ginásio Marcello Candia/Casa do Menor. A meta é repassar orientações sobre práticas de gestão e inovação em negócios através de palestras, dinâmicas em grupo e consultorias, e despertar características, habilidades e competências empreendedoras em seus participantes.

 

Lagoa da Canoa

A Casa de Farinha Pais e Filhos, localizada no povoado Mata Limpa, em Lagoa da Canoa, e que faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca do Agreste, foi reaberta na última quinta-feira, após passar por um processo de regularização auxiliado pelo Sebrae/AL, através do Programa de Apoio ao Licenciamento Ambiental (Pala). Essa é a primeira de muitas outras Casas de Farinha que estão se adequando ao cumprimento das normas de impacto ambiental.

Feira

Ontem, a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) promoveu em sua sede em Maceió, um café da manhã, como parte da apresentação da 15ª edição da Feira de Supermercados de Alagoas, a FESUPER. O encontro reuniu patrocinadores, parceiros e expositores da feira para que eles pudessem conhecer a programação, números e expectativas para o evento, bem como o website e toda a campanha que será veiculada na mídia, como spots para o rádio, VTs  para televisão e outdoors em vários municípios de Alagoas.

BNDES

Começou ontem em Delmiro, hoje será em Arapiraca e amanhã Penedo,  as edições do Seminário de Crédito BNDES. O objetivo dos seminários é orientar os potenciais empresários, Microempreendedores Individuais (MEI) e proprietários de micro e pequenas empresas sobre as opções de crédito disponíveis e mais adequadas aos seus negócios, além de esclarecer dúvidas que envolvem prazos, juros, carência, entre outros assuntos.

Vacina

A Sesau em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios alagoanos, está realizando, paralelamente com a campanha da poliomielite, a Campanha de Multivacinação, que visa atualizar o calendário vacinal de crianças menores de cinco de idade. “A multivacinação é importante para as crianças, pois aumenta a cobertura e a homogeneidade vacinal nos municípios. Por isso, é necessário que os pais compareçam aos postos de saúde para regularizar o calendário vacinal”, aconselhou a gerente do Programa Nacional de Imunização, Denise Castro.

Vacina – tabela  

As crianças até cinco anos podem receber as seguintes vacinas nos postos da capital e interior: BCG (dose única), Hepatite B (dose única), Penta (3 doses e 2 de reforço DTP), Poliomielite – VIP/VOP (3 doses e 2 de reforço com DTP), Penumococica 10V (3 doses e 1 de reforço), Rotavirus Humano) 2 doses), Meningocócica C (2 doses e 1 de reforço) Febre Amarela (1 dose e 1 de reforço), Hepatite A (1 dose), Tríplice Viral (1 dose) e Tetra Viral (1 dose).

Penedo

Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Penedo e a empresa Semear, que atua no segmento agrícola, vai mapear todas as culturas em plena atividade no município. A primeira reunião técnica que envolveu agrônomos da empresa e o secretário Ricardo Araújo, ocorreu nesta terça-feira No encontro, foram debatidas alternativas para enfrentar o momento delicado que o setor sucroalcooleiro em Alagoas enfrenta.

Penedo-  alternativa

“Todo o Estado vem sofrendo com a crise no setor do açúcar e álcool. Devemos encontrar soluções que possam ajudar os agricultores e a economia. Então, nosso objetivo neste primeiro momento é traçar um mapa das culturas no município e mostrar outras opções que possam surgir como alternativa de plantio”, explicou o secretário Ricardo Araújo. Para o agrônomo Leonardo Santos, a região além de ter água em abundância, possui um solo rico, quesitos primordiais para investir em outras culturas de plantio, diversificar.

Jequiá da Praia

O prefeito Marcelo Beltrão como prefeito de Jequiá cobra do INCRA,  o reinício das obras e agilidade na entrega do Conjunto Residencial Três Irmãos. “Nós estamos refazendo o orçamento dos materiais necessários porque aconteceram alguns furtos. Temos alguns nomes e pretendemos passar para o Ministério Público Federal. Hoje temos 75 famílias morando lá e já cobramos da Eletrobras o fornecimento de energia no local”, comentou Marcos Bezerra, ouvidor agrário do regional do órgão em Alagoas.