Roberto Baia

Querem o golpe

Roberto Baia 17 de julho de 2015
Querem o golpe
Reprodução - Foto: Assessoria

O Movimento rasil Livre (MBL) tem atuado em Alagoas para proliferar a sua ideia de que a presidente da República, Dilma Rousseff, sofra um impeachment. Para que fique claro, o impeachment não é mecanismo constitucional, e, portanto, a sua prática é golpe. Seria mais plausível para o MBL contestar os argumentos, planos e ações realizadas por um governo eleito democraticamente ao invés de tentar colocar no consciente popular que um golpe no país seria a saída para a crise que governo vivencia.

À espera 

Vereadores do interior do estado estão sentindo a falta do senador Benedito de Lira (PP). A reclamação é constante em algumas câmara municipais, pois, segundo eles, o senador está distante dos compromissos assumidos desde que perdeu a eleição para o governo estadual.

Atentos

Os prefeitos alagoanos estão revoltados e ao mesmo tempo atentos com as fiscalizações ocorridas nos municípios pelo Ministério Público Estadual. Matadouros foram fechados e multas foram aplicadas às prefeituras. O receio agora é que a FPI do São Francisco retorne e constate que nada avançou nas cidades.

Rusgas

Na bancada federal alagoana o clima não é de paz. Ao menos entre os deputados Paulão (PT) e João Henrique Caldas (SDD). O petista acusa JHC de querer aparecer demais na mídia às custas de informações que não procedem. Paulão não gostou nada de saber que recursos para a saúde em Alagoas não foram liberados por falta de assinaturas.

Descontente

Ainda em Brasília, o deputado federal Cícero Almeida (PRTB) segue com o seu mandato “à força”. O legislativo e as discussões parecem não interessar muito ao parlamentar. Almeida reclama, inclusive, de chegar às sessões para votar uma determinada matéria e por ordem do presidente Eduardo Cunha, os assuntos serem modificados. Segundo Almeida, “as sessões estão pautadas nos interesses dos deputados com mais influência na Casa”. A ideia de Almeida é disputar as eleições do próximo ano para a prefeitura de Maceió, entretanto, ainda aguarda como deve se portar o PMDB nas próximas eleições.

Rumores

É forte o rumor de que o ex-deputado Joãozinho Pereira (PSDB) dispute a prefeitura de São Miguel dos Campos. Para isso, terá que conseguir muito apoio e encare com o mesmo volume de recursos de campanha o candidato de Nivaldo Jatobá.

Tenta, mas não consegue

O deputado federal Arthur Lira (PP) quer mostrar ao alagoano o seu trabalho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Federal. No entanto, Lira tem sido mais conhecido por seus processos ao invés de ações.

NOTIFICAÇÕES

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) publicou, na edição de quinta-feira (16), do Diário Oficial do Estado, nova notificação de cancelamento de empresas. Ao todo, 793 empresas são listadas por não promover arquivamento no órgão de registro, nos últimos dez anos. De acordo com o artigo 60 da Lei Federal n°. 8.934/94, uma empresa sem movimentação neste período fica inativa, tendo o registro cancelado, o que automaticamente implica na perda pela proteção do nome empresarial.

 

Capacitação

Melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, promover estímulos para a formação de relacionamentos mais humanos e contribuir para o desenvolvimento pessoal dos servidores públicos alagoanos. Essas são algumas das novas aptidões de 26 colaboradores da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que foram treinados, nos últimos meses, para atuar como auditores internos do programa 5S. De acordo com a diretora da Qualidade e uma das componentes do comitê do programa, Adriana Pereira, o número de auditores formados é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as unidades da Seplag. 

 

* O presidente estadual do Partido Social Democrático Brasileiro, PSDB jovem de Alagoas, Thiago Cassimiro, está os preparativos receber o presidente nacional do partido, o senador Aécio Neves, que virá a capital alagoana no próximo dia 14, para fortalecer o PSDB  em todo Estado.

* O deputado Paulão (PT/AL) destacou, em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 25 anos de vigência na segunda-feira (13). Conforme o petista, apesar de necessitar de aprimoramento, a legislação é avançada e representa um bom exemplo para o mundo, pois é condizente com a Convenção Internacional dos Direitos da Criança das Nações Unidas.

* O deputado Marx Beltrão (PMDB) apresentou na Câmara dos Deputados Projeto de Lei que modifica a estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, e a estrutura, e competências do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, para incluir em suas composições, membros da comunidade científica. O projeto recebeu a numeração (PL) 1996/2015 Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é qualificar as decisões CONAMA, fortalecendo suas funções de órgão técnico.

 

NIGEL SANTANA – INTERINO

[email protected]