Roberto Baia

“Golpe” em Traipu

Roberto Baia 14 de julho de 2015
“Golpe” em Traipu
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao que parece a truculência voltou a reinar na política de Traipu, cidade marcada por escândalos e desvios de dinheiro público. Ontem, pela manhã, os vereadores Junior da Capivara, Terezinha Freire, Genivaldo Rosa, Gilson dos Santos, Carlos Moura, Simone do Bida e Sargento Cavalcante, todos da bancada da prefeita Conceição Tavares, invadiram, de forma irregular e em pleno período de recesso, o prédio da Câmara Municipal para destituir da Mesa Diretora o presidente José Valter dos Santos e a primeira secretária Vânia Bezerra Silva Costa.

 

O motivo

De acordo com o vereador José Valter foi uma atitude golpista e truculenta dos vereadores que vão responder na Justiça por terem arrombado o prédio da Câmara Municipal. “Foi uma espécie de vingança. O motivo é que no dia 10 de abril deste ano eu declarei vago o cargo de prefeito já que a prefeita viajou para os Estados Unidos por 17 dias, ferindo a Constituição Federal e a Lei Orgânica do município”, revelou o vereador.

 

Dentro da Lei

Segundo o vereador, o fato foi devidamente comprovado através de certidão fornecida pela Polícia Federal. “Com essa confirmação da viagem internacional da senhora prefeita, nós demos posse ao vice-prefeito Erasmo Dias no cargo de prefeito. Agora, os vereadores da bancada da prefeita invadem a Câmara criando uma Nova Mesa Diretora com objetivo de revogar a vacância que foi decretada por mim de forma legítima e totalmente dentro da Lei”, disse Valter Santos.

A nova Mesa Diretora foi composta por Terezinha (presidente), Junior da Capivara (vice-presidente) e Genivaldo Rosa (1º Secretário).

 

Lamentou

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou, na manhã desta segunda-feira (13), o prematuro falecimento do pecuarista Maxwell Faustino Rocha, ocorrido na madrugada de hoje [segunda], em sua residência. Maxwell Faustino, de 59 anos, lutava contra um câncer há mais de quatro anos.

 

Muita tristeza

O senador Renan Calheiros disse que a morte do pecuarista “é uma tristeza muito grande para Alagoas e para mim, em particular. Perco um querido amigo de muitos anos”. A amizade dos dois vem desde a juventude, dos jogos de futebol aos bancos escolares do Colégio Moreira e Silva, onde estudaram juntos.

 

Uma referência

Renan lembrou que Maxwell tornou-se uma referência entre os pequenos e grandes pecuaristas do Sertão e Alto Sertão de Alagoas por sua intensa atuação em defesa da categoria, em diversos momentos no Senado.

 

Vitória histórica

“Maxwell estava sempre batalhando pelo setor em Brasília, seja no tratamento das dívidas dos produtores e criadores junto aos bancos oficiais, ou até na organização dos vaqueiros alagoanos para a aprovação da lei que regulamentou a profissão, uma vitória histórica que conquistamos no ano passado”, lembrou o senador.

 

 

 

Trânsito

No final da manhã desta segunda-feira (13), técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) instalaram o semáforo na AL-220, no cruzamento das avenidas José Alexandre e Vicente Nunes de Albuquerque.

 

Sinalização

O conserto do semáforo foi concluído na oficina da SMTT na manhã desta segunda-feira (13) e a sinalização vertical foi instalada em seguida por técnicos dos departamentos de Trânsito (DT) e de Engenharia de Tráfego (Detra) com o apoio de Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT), que monitoraram o trânsito enquanto os técnicos trabalhavam na instalação do semáforo.

 

Parceria com DER

Na tarde do último sábado (11), os técnicos da SMTT colocaram a base da sinalização semafórica, que havia sido derrubada com o impacto de uma batida entre dois veículos na noite de sexta-feira (10), na AL-220.

Os serviços de reposição do semáforo só foram feitos devido a uma parceria da SMTT com o Departamento de Estradas de Rodagens de Alagoas (DER-AL). Uma parceria dos governos estadual e municipal.

 

... Nesta terça-feira (14) será realizada em Limoeiro de Anadia a VI Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas.

 

... Direito do povo brasileiro”. O evento será realizado a partir das 8 horas nas dependências da Escola Benício Ferreira Reis, no Distrito Pé Leve.

 

... A Conferência terá como objetivo discutir melhorias nos serviços de Saúde ofertados pelo Município e deverá contar com a participação de diversos segmentos da sociedade que, juntos, irão analisar, discutir e aprovar propostas que ofereçam mais garantias aos usuários nos próximos anos.