Edmilson Teixeira

Penedo - atraso de vida

Edmilson Teixeira 14 de julho de 2015
Penedo - atraso de vida
Reprodução - Foto: Assessoria

Professores estão paralisados há 46 dias; e amanhã vão ter mais uma tentativa de negociação com o prefeito Március Beltrão. A categoria apela para um reajuste na ordem de 13,1%, além de outras vantagens. Beltrão diz que a Prefeitura não tem como conceder aumento que seja superior a 3%. Na realidade, toda essa bronca tem sobrado para pouco mais de 9 mil alunos, que tentam um futuro na vida; se é que é aprendendo  nas  31 unidades escolares da rede municipal. Penedo segundo o prefeito tem hoje, 489 professores devidamente concursados; mas, desses, 60 estão afastados por algum problema de saúde. A salvação por enquanto, diz Beltrão, são 260 professores contratados de forma temporária pela Prefeitura. Mas eles também estão em greve, porque as escolas estão fechadas. 

 

Satuba – queda e coice!

 

Este ano o município vem perdendo mensalmente em sua receita do FPM, cerca de 300 mil reais. Tudo, segundo o prefeito Paulo Acioly, por uma falha da demarcação feita pelo Iteral, órgão que concedeu parte do território do município para Rio Largo. O caso tá na Justiça, onde a Prefeitura exige por meio de uma ação, que seja feito um novo trabalho técnico de mapeamento geográfico. “Além dessa bronca, estamos enfrentando  o problema da crise relacionada à queda do FPM; situação que vem agravando o Brasil inteiro”, lamentou Acioly.

 

Matadouros – sonho

Duraram horas e mais horas, mas sem expectativa alguma para a solução do problema num curto espaço de tempo. Assim é o que podemos definir sobre a reunião da AMA, ocorrida na manhã e começo da tarde de ontem, sobre o polêmico caso dos matadouros públicos fechados em quase todos os municípios alagoanos, por determinação de órgãos competentes. Marcelo Lima (Adeal) comentou que nenhum matadouro em AL segue a regra contendo os itens exigidos por lei no País. Disse que a medida do fechamento agravou ainda mais a situação, visto que os machantes estão agora abatendo seus animais, debaixo das árvores, na zona rural de seus respectivos municípios, sem nenhum critério de higienização.

 

Matadouros- próxima

 

Para Marcelo Lima, a solução imediata  é reabrir temporariamente esses matadouros, a fim de passar por um período de transição, até adequação das normas federais e estaduais. “Foi exatamente o que fez o Estado da Bahia e essa experiência exitosa será apresentada em Alagoas, dia 10 de agosto, por técnicos baianos em uma reunião envolvendo todos os órgãos com os nossos prefeitos aqui na sede da AMA” disse.  

 

 

Olho d’Água das Flores

 

Vereador que está no seu terceiro mandato, Zé Luiz dos Anjos (PP) é o nome que vem sendo apontado pela família, a fim de disputar a Prefeitura no ano que vem. A atual gestora, Maria Ester Damasceno, hoje não se bica mais com seu antecessor, Nem de Humberto, o ex-prefeito que deu toda carga para lhe eleger. Nem de Humberto que agora vem se dedicando ao patrimônio empresarial do grupo, lá em Olho d’Água das Flores, deve inclinar seu apoio político para o primo, Zé Luiz.

 

 

Inhapi – coisa chique

 

Simplesmente a cantora Paula Fernandes é quem animará a Festa do Carro de Boi de Inhapi. O evento que entra para a sua sétima edição acontece no próximo dia 25, lá no sertão, prometendo ser a maior de todos os tempos. A realização é do Sindicato Rural do município, que conseguiu apoio cultural do comércio, da Prefeitura e da Nestlé do Brasil, empresa que vai bancar a presença de Paula Fernandes. Haverá também sorteio beneficente de oito novos carros de bois. Os organizadores esperam a presença de 30 mil visitantes.

 

Inhapi – Brasil   

 

No ano passado esse evento foi considerado o maior do gênero do Brasil, visto que naquela edição, a festa reuniu cerca de 600 carreiros, superando concorrentes como os estados de Mina, Espirito Santo, São Paulo, Goiás e Tocantins, onde a cultura do carro de boi também é reconhecida nacionalmente. Hoje a Festa do Boi de Inhapi é considerada uma marca oficial no calendário turístico de Alagoas, título reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura.

 

Cajueiro – campanha

 

A deputada estadual Jó Pereira está engajada mesmo no fortalecimento dos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente de Alagoas. A própria foi quem lançou há poucos dias na sede da AMA, a campanha “Contribuinte Amigo”, perante os presidentes das entidades envolvidas. Nesta terça-feira, Jó estará em Cajueiro, reunida com a Prefeitura, o conselho municipal local, o estadual e a maioria dos 18 conselhos habilitados pela Receita Federal para receber os recursos do Imposto de Renda. Ótima ação, após a celebração dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorados no dia de ontem. O encontro acontece às 10 horas, na Câmara de Vereadores.

 

Cajueiro- conteúdo

 

Durante a reunião, a deputada Jó Pereira vai falar sobre a campanha Contribuinte Amigo para os comerciantes locais e autoridades da região. Na oportunidade  o conselho estadual  apresentará dados da política da criança e da importância de fortalecer o trabalho da entidade. "Estamos à disposição dos conselhos e dos municípios para o fortalecimento das ações voltadas às nossas crianças e adolescentes, uma geração que vai estar à frente das decisões daqui a alguns anos. Os conselhos ativos, com certeza, irão intervir nos princípios que mudarão a realidade do nosso Estado, do nosso país", garante a deputada.

 

Igaci   

 

A desenfreada onda de violência que vem atormentando a população de Igaci, forçou  o prefeito  Oliveiro Torres Piancó a buscar meios de saída junto ao governo do estado. Por meio do deputado Val Gaia Filho, o prefeito teve a oportunidade de se reunir na quinta-feira, em Palmeira, com secretário de Segurança, Alfredo Gaspar de Mendonça. O encontro ocorreu na casa do prefeito de Palmeira, James Ribeiro que também relatou o drama semelhante vivenciado pelo povo palmeirense. Para Igaci o secretário já liberou mais uma viatura policial e prometeu reforçar a tropa de homens na região.

Coruripe

A VI Conferência Municipal de Saúde de Coruripe acontece nesta terça-feira, no campus do IFAL, onde serão esperados 160 representantes do segmento, entre usuários, funcionários, gestores e prestadores de serviços. Vão discutir o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar das pessoas. Na realidade o encontro  promoverá o levantamento de demandas, elaboração de propostas e a eleição de quatro delegados que irão representar o município na 8ª Conferência Estadual de Saúde, nos dias 4 a 7 de agosto, em Maceió.

Pilar

Também essa semana o município do Pilar promoverá a sua Conferência de Saúde; evento que entra para a sua sétima edição. Será amanhã no Ginásio de Esportes Humberto Gomes dos Santos, na Chã do Pilar. A partir das 08h até às 16h. A Conferência é o principal evento de saúde, realizado de quatro em quatro anos com o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação de uma melhor política de saúde. O evento que será aberto pelo prefeito Carlos Alberto Canuto, reunirá  agentes da saúde pública, usuários do SUS, vereadores, secretários municipais, entidades, instituições e a sociedade civil.  

Turismo

Amanhã Alagoas vai conhecer o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. Será no Hotel Jatiúca durante um café da manhã com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, e do secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão. A Rota integra quatro estados do Nordeste (RN, PB, PE e AL) através dos benefícios da duplicação da BR-101. Autoridades do setor de turismo, como: hoteleiros, operadores, agentes de viagem, secretários e técnicos de turismo de vários municípios, representantes do Sebrae e do Banco do Norte e imprensa em geral estão sendo esperados.