Edmilson Teixeira

Palestina, na rota internacional

Edmilson Teixeira 08 de julho de 2015

A pequena cidade alagoana de Palestina, localizada no alto sertão, está promovendo a sua VI edição do Congresso Americano de Oralidade de Língua Inglesa. O evento acontece no dia 22 de agosto próximo, reunindo dois palestrantes internacionais, oriundos do Canadá; além do produtor Trevor Stott, da série “Diário de Vampiro”. As palestras serão na escola municipal Pedro Felix de Melo, mas à noite tem um grande show musical no estádio de futebol, com a presença do cantor San Alves, o vencedor do The Voice Brasil 2013. Para esse show, os ingressos custarão 10 reais, como forma de  patrocinar o Congresso.

Palestina – prova

“Esse evento faz parte do “Projeto Educacional e Cultural” que a gente mantém aqui em Palestina, com apoio da Prefeitura; cujo foco desse nosso trabalho, é o de mostrar que é possível provar a oralidade da língua inglesa no alto sertão alagoano”, comentou o professor e coordenador Devid Rodrigues.  

Maribondo

Os jornais destacaram neste início de semana, a morte do homem mais velho do mundo, o japonês Sakari Momoi, que morreu aos 112 anos no domingo último na região de Saitana.  Ora, se ele é o mais velho do mundo, aqui em Alagoas, no dia seguinte, na cidade de Maribondo, com 113 anos, dona Maria Rosa da Conceição, conhecida como Alexandrina. Ela nasceu em Limoeiro de Anadia, no dia 2 de agosto de 1902; ou seja, fecharia seus 113 anos no próximo dia 2.  O sepultamento ocorreu ontem à tarde no cemitério de Maribondo.

Piranhas

E a ex-prefeita Melina de Freitas como é que fica depois da posição do MP/AL ter determinado ontem, o bloqueio de seus bens na ordem de cerca de 16 milhões de reais e quebra de sigilos bancário e fiscal. A ousada medida partiu do desembargador Domingo de Araújo Lima Neto. A medida  também envolve mais 12 réus, todos vinculados a improbidade administrativa, relativa à gestão de Melina, quando essa comandou o município de Piranhas.  

Piranhas – dimensão

 

Há dois anos, o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MP acusou Melina Freitas (hoje secretária de Cultura do Estado) de suposto cometimento de quase 483 crimes. Mas a ex-prefeita obteve do TJ um salvo conduto para que não pudesse ser presa durante a investigação das ilegalidades, isso em março de 2013. Há poucos dias, o Jornalismo do SBT fez uma ampla matéria especial aqui em Alagoas, sobre esse escândalo vergonhoso que até agora não deu em nada.

 

Cajueiro

Empresário Marcos Construção vem travando uma luta junta a Justiça, a fim de receber uma dívida da Prefeitura de Cajueiro, que vem rolando há 14 meses. O prego foi feito em maio do ano passado, com a compra de material de construção, entre eles, 200 sacos de cimento para a construção de um Ginásio de Esportes, além de outros produtos destinados para serviços nos órgãos públicos. “O juiz deu favorável a nossa causa, inclusive com valores corrigidos; ou seja, a dívida inicial era de 87 mil reais; mas, hoje, já se encontra na casa dos 127 mil” comentou Marcos.

Arapiraca/Penedo  

O Sesc/AL, através do Projeto Dramaturgias, oferece nas cidades de Penedo e Arapiraca, durante este mês, o curso “Cenas Alagoanas: Sávio de Almeida”. As aulas serão gratuitas e terão como base os principais textos escritos para teatro do autor e sociólogo alagoano Luiz Sávio de Almeida. Além dos estudos e análise das obras, serão apresentadas técnicas de leitura e encenação.

 

Arapiraca/Penedo – norma

A metodologia é dividida em etapas complementares: no primeiro momento atores e diretores junto a um especialista da área, se reúnem em oficinas de 12h/aula. E no segundo momento os participantes serão divididos em grupos para continuarem a pesquisar a dramaturgia ao longo de um mês, apresentando leituras dramatizadas ao término como resultados desse laboratório.

 

Santana do Ipanema

Aluno do curso de Geografia do Campus do Sertão da UFAL (Santana do Ipanema), Flávio dos Santos obteve o primeiro lugar na etapa final da seleção realizada pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), para o Programa de Bolsas Luso-brasileiras do Santander. O programa ofertou para os três campi da UFAL (Maceió Arapiraca e Santana), cinco bolsas destinadas a 31 cursos de graduação para o intercâmbio em Portugal. O intercâmbio de Flávio será na Universidade de Coimbra, onde permanecerá de fevereiro a junho de 2016. 

Segurança

A Polícia Militar e a empresa Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal) iniciaram as discussões para a construção das novas sedes da PM nos municípios de Penedo (11º BPM) e Delmiro Gouveia (9º BPM), que será efetivada com recursos próprios do Estado. Os projetos referentes às obras já foram apresentados e serão colocados em  pratica em breve, após o término da fase de licitação. 

Conselho de Saúde

Quem tomou posse na última segunda-feira, foi a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL). O órgão passa a ser  liderado agora, pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, que tem como sua vice, a  secretária de Pão de Açúcar, Normanda Santiago, ela que até então estava a frente do órgão. A solenidade aconteceu no Hotel Jatiuca, e contou com a presença de secretários municipais, prefeitos, deputados estaduais e federais e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszormirska, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti, entre outras autoridades.