Roberto Baia

Em Brasília

Roberto Baia 06 de julho de 2015
Em Brasília
Reprodução - Foto: Assessoria

Como parte da agenda de compromissos, esta semana, em Brasília, a prefeita Célia Rocha recebeu o convite para acompanhar a solenidade de apresentação da Tocha Olímpica.O Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra, que serão as Olimpíadas e as Paralimpíadas.

Lançamento

A cerimônia de lançamento da Rota de Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu no Setor Militar Urbano, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff, ao lado do ministro do Esporte, George Hildo, fez a recepção aos representantes do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Fogo Olímpico

Durante a cerimônia, foi apresentada ao público a Tocha Olímpica Rio 2016, concebida sob o conceito de “brasilidade”.O Fogo Olímpico será acesso na Grécia e depois virá para Brasília, de onde será levado por todo o Brasil.

Acompanhada

Durante a solenidade, a prefeita Célia Rocha estava acompanhada da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e da secretária de Estado de Esportes, a arapiraquense Cláudia Petuba, e a ex-jogadora de vôlei Leila, da seleção brasileira.

Pão de Açúcar

O prefeito Jorge Jorge Dantas viajou a Capital Federal, na quinta-feira (2), e se reuniu com o senador Benedito de Lira para pleitear recursos para o município de Pão de Açúcar.

Recursos

 Segundo Jorge Dantas, o senador Benedito de Lira conseguiu recursos da ordem de R$ 300.000,00, para custeio da Saúde, já que as dificuldades enfrentadas neste setor são muito grandes, principalmente no tocante à manutenção da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos e mais 15 posto de saúde em pleno funcionamento.Reforçou 

Na manhã de sexta-feira (3), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) reforçou a sinalização vertical no bairro Santa Esmeralda, em três cruzamentos da Rua Deputado Ulisses Guimarães, que dá acesso à AL-220, defronte à Unidade de Emergência do Agreste (UE).

Estudo técnico

A medida foi tomada após conclusão de estudos técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra), depois de receber denúncias de desrespeito de preferência à direita dos condutores que iriam entrar na Rua Deputado Ulisses Guimarães, via principal daquela área.

Obrigatoriedade

Segundo o engenheiro responsável pelo Detra, Ricardo Lima, a obrigatoriedade da preferência à direita está estabelecida no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no inciso III e alínea c, informa que: quando veículos transitando por fluxos que se cruzem se aproximarem de local não sinalizado terá preferência de passagem o veículo que vier pela direita do condutor.

Cruzamentos

“Esta regra não estava sendo registrada e vários acidentes com colisões foram registrados nos cruzamentos da Ulisses Guimarães. Para reduzirmos esses incidentes o superintendente Ricardo Teófilo já havia determinado que reforçássemos a sinalização nos cruzamentos”, afirmou Ricardo Lima.

... O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arapiraca abriu, no início do mês de junho, edital para o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019.

E agora, torna público a retificação do Calendário das Eleições do Conselho Tutelar.

... Ainda neste mês, entre os dias 22 e 24, haverá o “Curso Preparatório de Capacitação para os Pré-Candidatos”. Os novos membros tomarão posse apenas em janeiro de 2016.

... Para ser Conselheiro Tutelar, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral, mas cada cidade pode criar outras exigências para a candidatura a conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior.