Edmilson Teixeira

Cajueiro, cadê a prefeita?

Edmilson Teixeira 04 de julho de 2015
Cajueiro, cadê a prefeita?
Reprodução - Foto: Assessoria

Vereadora Tércia Lemos tem criticado severamente na Casa Legislativa os trabalhos desenvolvidos pela prefeita Lucila Toledo, à frente do governo municipal. “Todas as promessas de palanque anunciadas durante o período eleitoral, se tornaram hoje em utopia; pelo menos até agora, depois de dois anos e meio de administração pública”, denuncia. Entre os 11 parlamentares que compõem a Câmara, Tércia é a única a fazer oposição ao governo cajueirense.     

Cajueiro – inovação

“Hoje em Cajueiro, o comércio local tem buscado alternativa de sobrevivência, sobretudo com criatividade; já que tudo está parado, justamente por falta de um incremento do gestor público, que não tem buscado alternativa de movimentar o comércio” denuncia Tércio que é irmão da vereadora Tércia. “O empresário Nelito Bezerra é um dos que tem se saído bem; porque ele movimenta uma lanchonete “Megas Lanches” com criatividade e inovação, atraído o povo da região do Vale do Paraíba”, diz.

 Coruripe 

Foi ontem que o responsável pela Defesa Civil de Coruripe, Ricardo Pacheco, assumiu a coordenação regional da Defesa Civil do Litoral Sul de Alagoas em solenidade na Câmara de Vereadores da cidade. Após a posse, os coordenadores e representantes de todos os municípios da região passaram por um treinamento de primeiros socorros. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Major Moisés Pereira de Melo, o objetivo da criação das regionais é organizar, fortalecer e capacitar os municípios para que esses estejam prontos para agir em casos de catástrofes naturais. 

Paulo Jacinto

A cidade se prepara para o tradicional Baile da Chita. A festa é considerada a manifestação cultural mais tradicional de Alagoas e acontece no próximo dia 18. Situado no Agreste alagoano, o município com  cerca de sete mil habitantes, vem promovendo há 63 anos esse evento que deu o pontapé inicial no desenvolvimento econômico e cultural da região. A principal causa da criação desse baile era a emancipação política, pois o povoado já estava bem desenvolvido e os moradores sentiam a necessidade de se tornarem independentes politicamente.

Arapiraca

Na manhã de ontem, a SMTT reforçou a sinalização vertical no bairro Santa Esmeralda, em três cruzamentos da Rua Deputado Ulisses Guimarães, que dá acesso à AL-220, defronte à Unidade de Emergência do Agreste (UE). A medida foi tomada após conclusão de estudos técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra), depois de receber denúncias de desrespeito de preferência à direita dos condutores que iriam entrar na Rua Deputado Ulisses Guimarães, via principal daquela área.

 Prefeitos 

A IX Edição do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” será lançada aos prefeitos alagoanos  na segunda-feira que vem, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA- que é parceira do Sebrae. O prêmio visa reconhecer o trabalho do gestor municipal como protagonista do desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

Prefeitos- regra

 No próximo ano, serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.

 Droga

 A assistência aos dependentes químicos em Alagoas está garantida. Após o lançamento de edital,a Secretaria de Estado de Prevenção Social à Violência (Seprev), selecionou 30 comunidades acolhedoras espalhadas pelo interior, que irão dispor 735 vagas àqueles que desejam largar o vício em drogas. A prestação de serviço está sendo formalizada esta semana, com a assinatura do contrato, realizado pelo secretário Jardel Aderico e pelos presidentes das instituições credenciadas.

 Droga - meta

 "Nós queremos oferecer um serviço de qualidade a quem busca deixar as drogas ou o álcool. Além disso, estamos trabalhando em um programa de reinserção dos dependentes químicos, queremos estruturar as oficinas realizadas nas comunidades e também investir em outros programas para fortalecer a Rede Acolhe", afirmou o secretário.

 Campo Alegre

Muitos professores que atuam no “Programa Mais Educação” travaram suas atividades por falta de pagamento. Alegam que a Prefeitura há três meses não tem cumprido compromisso com a categoria, sobretudo porque o dinheiro vem do governo federal. “Mesmo diante dessa triste situação, a coordenadora do Programa, Jane Cleide, disse abertamente para todos, que até a próxima segunda-feira, dia 13, quem não voltar as suas atividades, serão substituídas automaticamente” disse uma denunciante que pediu para manter o nome em sigilo.

 Pão de Açúcar

Cerca de 30  integrantes da Associação dos Produtores em Agroecologia do Município de Pão de Açúcar concluíram, esta semana, uma série de oficinas voltadas para a construção de um Plano de Negócio, ministradas pelo Sebrae/AL. A ação foi uma  parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag). As oficinas tiveram o objetivo de prepará-los para executarem a chamada pública da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em que foram contemplados em um projeto de beneficiamento da mandioca a vácuo.

Oportunidade

Terça e quarta desta semana, cerca de 20 empresários do segmento de panificação, sendo um do município de Pão de Açúcar e 15 de Maceió, tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a indústrias de panificação na capital pernambucana, Recife. A visita faz parte do Projeto de Fortalecimento do Segmento de Panificação e Confeitaria, desenvolvido pelo Sebrae/AL.