Edmilson Teixeira

Campo Alegre – vida

Edmilson Teixeira 02 de julho de 2015

Durante parte do dia de ontem, estudantes da rede municipal  participaram do plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores de várias espécies durante a culminância do projeto de recuperação da mata ciliar do rio Escorrega, no distrito de Luziápolis.O projeto já existe há cerca de um ano, e nesse período os alunos que integram o projeto estavam empenhados na produção das mudas em um viveiro, onde houve a preocupação desde o plantio das sementes e acompanhamento das mudas até o momento do plantio na área de reflorestamento.

 

Campo Alegre

 

O projeto foi idealizado e é coordenado pelo professor Antonino Lopes dos Santos e conta com a participação de 44 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Oliveira Santos. “Esse momento é a realização de um sonho, estávamos muitos ansiosos para esse dia, contribuir com o nosso planeta, e esse foi apenas o primeiro plantio de muitos que iremos realizar”, destacou o professor Antonino.

 

Foco

 

O plantio de mais as árvores ajuda a sustentar a vida na terra, conservar o solo e a água; fornecer sombra, absorver dióxido de carbono da atmosfera, fornecer alimento e fornecer uma fonte de madeira e de medicamentos.

 

Pacto

 

Na terça-feira foi assinado um pacto entre o Cosems e a Sesau com os municípios executores do programa “Olhar Brasil em Alagoas”.  Elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, o projeto Olhar Brasil atua na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental.

 

Dimensão

 

Como explica a presidente do Cosems, Normanda Santiago, a implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida das pessoas atendidas. “A assinatura da resolução entre o governo de Alagoas, por meio da Sesau, e do Cosems tem uma importância significativa já que vai contemplar todos os municípios alagoanos, com crianças atendidas pelo Programa Saúde na Escola”, disse Normanda.

 

Óculos

 

Pelo Programa Saúde Escolar (PSE), os municípios executores terão um incremento no repasse para o Fundo Municipal de Saúde para aquisição de óculos. Com isso, serão beneficiadas mais de 410 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino. Normanda Santiago destaca ainda que além da identificação de problemas visuais, o Programa se propõe prestar ainda assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos. “O Programa Olha Brasil vai possibilitar condições de saúde ocular e melhorar o rendimento escolar aos estudantes de Alagoas”.

 

 

Arapiraca – em defesa

Uma campanha internacional que vem se expandindo pelo mundo, já marca presença na cidade de Arapiraca. É que a fachada do prédio da Procuradoria da República acaba de receber um banner com a hashtag #CORRUPÇÃONÃO. A iniciativa faz parte das atividades relativas a um manifesto de combate à corrupção, lançada pela Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp) para ampliar o debate acerca do tema.

Arapiraca- grito

“O contato com a sociedade civil tem tudo para trazer resultados positivos. Por isso estendemos o convite aos órgãos públicos e àqueles que quiserem se juntar à campanha. Queremos acabar com essa sensação de anestesia que acomete as pessoas em geral. É preciso dizer 'não' aos pequenos e grandes desvios”, ressalta o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Alagoas, Rodrigo Tenório.

Saúde –SUS 

A regionalização da Rede de Assistência à Saúde de Alagoas caminha para sua concretização ainda este ano. Nos dias 9 e 13 deste mês serão realizadas mais duas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR), em São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia, respectivamente, para discutir a pactuação dos serviços de saúde para beneficiar os usuários do SUS da 5ª e da 6ª Regiões de Saúde. A ação faz parte das medidas adotadas pela Sesau, a fim de facilitar o acesso da população a exames e outros procedimentos.

Saúde – mapa

Na primeira reunião, com gestores e técnicos da 5ª Região, em São Miguel dos Campos, estarão representados, além de São Miguel dos Campos, os municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro e Teotonio Vilela. No encontro haverá uma discussão sobre a formação da rede de saúde, com a definição das cidades responsáveis pelos serviços na regional. No dia 13, em Jequiá da Praia, estarão reunidos os gestores locais, de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás, que vão discutir, definir e pactuar a Rede de Assistência à Saúde na região.

Matriz de Camaragibe

Acontece na quinta-feira da outra semana em Matriz, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento traz como tema: “Saúde pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas; direito do povo brasileiro”. A secretária de Saúde, Nilza Malta espera, assim como o prefeito Marcos Paulo, o Marquinhos, que a Conferência seja bastante proveitosa, e que todos os participantes possam interagir de forma engrandecedora, a fim de que o povo do município possa sair ganhando no final dessa história.      

 

Penedo

 

Diversas famílias invadiram na terça-feira, algumas casas de um recém-conjunto habitacional construído na cidade de Penedo. As residências vêm sendo entregues há cerca de um mês, mas as pessoas impacientes com o critério burocrático da distribuição terminaram invadindo. A situação foi sanada no outro dia com a chegada da PM e um grupo de segurança de uma empresa privada. Fizeram um acordo amigável com os oportunistas que tentavam aventurar uma casinha na moleza.