Roberto Baia

Museu do fumo

Roberto Baia 01 de julho de 2015
Museu do fumo
Reprodução - Foto: Assessoria

Nos próximos dias 3 e 4 de julho, acontecerá no auditório da Casa da Cultura o 1º Simpósio “Arapiraca: História e Cultura Fumageira”, debatendo esta temática. As inscrições podem ser feitas gratuitamente.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, a proposta desta discussão nasceu a partir da ideia de criação de um museu.

 

Cultura participativa

“A prefeita Célia Rocha preza pela construção de uma cultura participativa e democrática e nossa secretaria objetiva, com esse simpósio, convidar a comunidade arapiraquense para contribuir, debater e promover juntos a ideia da criação do Museu do Fumo em Arapiraca”, comenta a secretária arapiraquense.

 

Cultura do fumo

Para ela, este configura-se como um momento ímpar para se trabalhar políticas de proteção e salvaguarda da cultura do fumo e da identidade local, como também de pensarmos formas de implementação dessa nova unidade museológica no município.

 

Desmentiu

A Prefeitura Municipal de Maragogi emitiu Nota Oficial onde desmente que o tubarão-martelo com aproximadamente três metros de comprimento, capturado por pescadores no último domingo (28), foi encontrado em Maragogi, litoral norte do Estado. As informações  com fotos e publicações estão circulando nas redes sociais

Em outro trecho a Prefeitura esclarece “que segundo relato do próprio pescador, Sr. Geovane Severino da Silva, o animal que foi encontrado em alto mar, a muitos quilômetros de distância da costa, já estava morto”.

 

Meio ambiente

Diz ainda a nota que a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza permanentemente ações de fiscalização para coibir práticas que comprometem o meio ambiente, assim como, que garantam tranquilidade aos milhares de visitantes que circulam pelo município por ano.

 

Recife

Sempre apoiando a cultura, a Vitarella estará presente na Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontece de 2 a 12 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A marca vai aproveitar o evento para divulgar seus lançamentos em um estande onde haverá degustação de produtos como as Torradas Vitarella, os Vita Cookies, os biscoitos Maria e Maisena mini, sequilhos nos sabores coco e leite, além dos deliciosos Treloso Clubinho nos sabores morango e chocolate, e da margarina Namesa.

 

Ampliação

Os lançamentos fazem parte da ampliação do portfólio da Vitarella, que pretende oferecer mais opções de produtos de qualidade aos consumidores.

 

Festa no Sertão

Foi encerrado na segunda-feira (29), o Forroçúcar 2015, o maior evento junino do sertão. Apresentações de sanfoneiros, quadrilhas, coco de roda e bandas fizeram parte da programação que teve início no dia 23.

Também foram realizados quatro concursos: Rainha do Milho Escolar, Rua Mais Animada, Melhor Casal Forrozeiro e Carroça Mais Original, sendo os vencedores escolhidos  por uma comissão julgadora e todas as atrações patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

 

Muita animação

 

Durante os sete dias de festa passaram pelo arraial do Forroçúcar as quadrilhas Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver e Buscapé, além dos grupos de coco de roda Mandacaru e Choro de Bela.

O forró pé de serra  ficou por conta de Galeguinho do Acordeon, Beto do Acordeon, Zé do Acordeon e Zé Lourenço, além do forró urbanizado  puxado pelas bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada, Zelito & Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.

 

Inovações

Este ano o evento ganhou algumas inovações porque teve que se adequar à realidade ora vivida pelo município de Pão de Açúcar que, em consequência da escassez de chuva, foi considerado  pela Defesa Civil como “município em situação de emergência”.

Por conta deste grave problema, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, assim como 99% das prefeituras de Alagoas,  foi orientada a não fazer gastos com contratações de bandas e palcos que viessem onerar os cofres públicos.

 

 

... Porém, procurando atender aos anseios de uma parte da população, principalmente os jovens e os amantes do forró, o prefeito Jorge Dantas, após se reunir com a Comissão Organizadora de Eventos Municipais, decidiu realizar o Forroçúcar 2015, de forma que não comprometesse as finanças do Município, porém viesse com uma programação bastante criativa e animada capaz de agradar aos participantes mais exigentes.

 

 

 

... E foi justamente o que aconteceu durante o evento. Uma programação recheada de atrações culturais, onde delas participaram crianças, jovens e pessoas idosas, principalmente estudantes,  foi realizada de 23 a 27 no arraial da orla fluvial.

 

 

 

... Já os dias 28 e 29, em que se comemora a festa de  São Pedro, ficaram reservados para os cinco shows musicais com Forró Swing Pancadão, Aforrozada, Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.