Edmilson Teixeira

Penedo

Edmilson Teixeira 27 de junho de 2015

Ontem em Penedo, o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi esteve reunido na sede do IFAL, com autoridades da região, debatendo questões para o abastecimento de água nos perímetros irrigados de Alagoas e Sergipe. Entre os participantes estava o presidente da Codevasf, Felipe Mendes. À tarde o representante do governo federal foi a Petrolina/PE, a fim de tratar do mesmo assunto, só que direcionado para os perímetros irrigados de Pernambuco e Bahia.   

 

 Arapiraca

Para quem estiver neste final de semana em Arapiraca curtindo os festejos juninos montados pela Prefeitura, vai se deparar com uma réplica de uma típica cidade do interior nordestino. O cenário foi erguido no Parque Ceci Cunha, e foi batizado de “Cidade Arretada”. Trata-se de um dos quatro polos de eventos do São João 2015. No local serão apresentados a partir de ontem, nove shows e as ruas de acesso serão interditadas até o domingo, mas isso só a partir das 18h é claro!

 

 

Barra de São Miguel

O ILOA Resort que fica as margens da rodovia que corta a cidade de Barra de São Miguel, está avisando que ainda dá para curtir a programação junina que  preparou especialmente para toda a família com tarifas promocionais. Anuncia que as principais tradições nordestinas estarão presentes no “Espaço Junino” onde serão realizadas brincadeiras como pescaria, lança argola, quebra pote, corrida de saco e até corrida do chapéu. 

Barra de São Miguel – arraiá

Durante todo o final de semana, adultos e crianças poderão degustar do melhor das comidas típicas. Neste sábado, acontecerá o “Arraiá da Família” com direito a apresentação da quadrilha “Explosão Nordestina” e Jaques Setton com trio pé de serra. Uma grande quadrilha será improvisada. Haverá ainda o concurso de Rei e Rainha do milho, além de melhor matuto e matuta que estejam tipicamente uniformizados.  Anotem os preços. Diária R$ 387,00, para um casal e duas crianças acompanhantes com até 11 anos; todos com direito a café da manhã e jantar. Né bom! 

Sangue

Representantes das secretarias de Saúde, Ciência Tecnologia e Inovação e Hemocentro de Alagoas (Hemoal) buscam a viabilização de um cadastro online para doadores de sangue, com a possibilidade de agendamento das doações pela internet. A ação, discutida em reunião na quinta-feira em Maceió, visa aumentar o número de doações para a Hemorrede de Alagoas.

Santana do Ipanema

Ontem a Sesau, fez seu terceiro o Mutirão de Triagem, desta vez em Santana do Ipanema. É uma campanha  para cirurgias ortopédicas nos usuários do SUS das 9ª e 10ª Regiões de Saúde. A ação ocorreu à tarde  no Hospital Clodolfo Rodrigues. Da 9ª Região foram atendidos pacientes locais, além de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Outros

Da 10ª Região de Saúde, foram atendidos ontem em Santana, pessoas  de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas. No próximo dia 10 de julho, o Mutirão de Triagem será realizado em Palmeira dos Índios, para os municípios da 8ª região, que são: Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca.

Lagoa da Canoa

Segundo o blog do Roberto Gonçalves (Cada Minuto) o impasse está grande em Lagoa da Canoa, entre  professores da rede municipal e a Prefeitura. A categoria travou essa semana seus serviços, por conta de um acordo que não foi fechado sobre reajuste salarial. O Executivo disse que o limite máximo que pode ser acrescentado é na ordem de 8%, e ainda mais parcelado em duas vezes. Mas, os professores no calor da postura do Sinteal, só querem 13,01%.  

Lagoa da Canoa- revolta     

“Não quero conversa nem com os professores e nem com o Sindicato, podem procurar a Justiça", teria afirmado o prefeito Álvaro, depois de ter recusado receber os manifestantes que estavam na porta da Prefeitura. Por conta disso e sem conseguir nenhum avanço nas negociações a categoria decidiu que a partir da próxima quinta-feira, paralisará  todas as atividades.  

Porto Real do Colégio

Prefeito Sérgio Reis afirma que seu município não deve mais nada de precatórios trabalhistas. “Após anos destinando 5% do seu FPM para pagamento dos precatórios  junto ao Tribunal Regional do Trabalho, Porto Real do Colégio superou mais uma etapa de sua reorganização administrativa e financeira, não havendo mais dívidas registradas como  precatórios na  Justiça. "O trabalho continua e a Prefeitura está se organizando para pagar as demais  dividas históricas, o que será possível com dedicação, planejamento e esforço de todos".

 

Moradia Legal  

Os municípios de Mata Grande, Inhapi, Maragogi, Marechal Deodoro, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras e Cacimbinhas foram contemplados esta semana pelo Tribunal de Justiça do Estado, com o programa “Moradia Legal II”, projeto social que visa regularizar imóveis gratuitamente para pessoas de baixa renda. Com a assinatura do termo de adesão, os municípios se comprometem a realizar as avaliações técnicas necessárias para a regularização dos imóveis e arcar com os custos cartorários indispensáveis à formalização dos títulos. Os cidadãos não terão custos com a regularização.