Edmilson Teixeira

Traipu, agora é no poço!

Edmilson Teixeira 19 de junho de 2015
Traipu, agora é no poço!
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo com o rio São Francisco  cortando parte de seu território, o município de Traipu enfrenta sérios problemas de abastecimento de água. São dezenas de povoados  e a prefeita Conceição Tavares tem dito que geograficamente Traipu tem a maior dimensão territorial do Estado, o que acarreta ainda mais as dificuldades logísticas  da administração pública , sobretudo em se tratando de carro-pipa, porque os custos são bem altos.  Mas, a saída encontrada agora foi  a perfuração de poços artesianos. Ontem por exemplo, foi iniciada a abertura de um poço no povoado Santa Cruz. “Conseguimos, com apoio do Governo do Estado, uma perfuratriz, cuja  máquina consegue cavar até 200 metros, o suficiente para encontrar água. Isso é trabalho de verdade, bem pensado e bem feito” comentou entusiasmada a prefeita.    

Traipu – bravura

“Agradeço ao governador Renan Filho e ao Alexandre Ayres da Costa- Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Os dois tiveram que me aguentar porque insisti bastante para trazer essa máquina pra cá… Mostrei a necessidade de Traipu e eles atenderam de boa vontade, confiantes de que estamos fazendo uma gestão para melhorar o município”, comentou a prefeita Conceição Tavares.

 

São Miguel dos Campos- faculdade

 

Na cidade de São Miguel dos Campos, consultores técnicos do MEC e do Ministério da Saúde estão averiguando desde ontem, as condições da rede pública municipal de Saúde para a aprovação da Faculdade de Medicina, através do Programa Mais Médicos. Esse momento de avaliação, que termina nesta sexta-feira, serve para comprovar se os dados credenciados na proposta estão de acordo com a realidade.  

 

São Miguel dos Campos- meta

 

O objetivo do Programa Mais Médicos, através da Faculdade de Medicina, é interiorizar as faculdades e aumentar o número de vagas no curso, além de aumentar a quantidade de médicos para a população. O resultado será divulgado no dia 31 de julho. A equipe municipal tem se empenhado, a fim de corresponder com todos os requisitos e critérios impostos pelo Programa, pois a vinda da Faculdade irá beneficiar os miguelenses e toda a região, como bem destacou o prefeito George Clemente.

 

Mata Grande

Na tarde de quarta-feira, a Polícia Militar iniciou um trabalho de inteligência, a fim de prender uma quadrilha especializada em ‘assaltos relâmpagos’ em Mata Grande, Alto Sertão de Alagoas. Prefeito Jacob Brandão participou de uma reunião com a cúpula da PM que comanda a região, sobretudo para apoiar e cobrar agilidade nas investigações. A Prefeitura se comprometeu ampliar o serviço de monitoramento com câmeras na cidade. Mas o pior de tudo, é que a Delegacia de Polícia Civil encontrava-se fechada devido à greve.

Desafio

O governo alagoano está lançando um desafio no interior do Estado. Quer zerar a fila de espera de pacientes que necessitam de cirurgias ortopédicas. Com este propósito, a Sesau irá realizar na outra sexta-feira e no dia  10 de julho, mutirões para triagem de cirurgias ortopédicas, respectivamente em Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

Desafio – tabela

Em Santana do Ipanema, no Hospital Clodolfo Rodrigues, serão atendidos pacientes dos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Pinhas. 

Desafio – tabela 2

Já no dia 10 de julho, o mutirão será realizado em Palmeira dos Índios, no Hospital Santa Rita. Lá  serão atendidos moradores dos municípios de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Viçosa, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca.

Desafio - Arapiraca

Segundo o diretor de Atenção Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, durante o mutirão realizado em Arapiraca, na última sexta-feira, foram realizadas 92 consultas ortopédicas com 44 cirurgias agendadas. Para a realização dos procedimentos é necessário à realização de exames pré-operatórios. “As cirurgias são realizadas com base em critérios técnicos e realizadas por profissionais renomados na medicina alagoana”, destacou.

Médicos

Alagoas que já conta com 220 médicos por meio do programa federal “Mais Médicos” atuando em 60 municípios, vai ser beneficiado agora com a aquisição de mais 37 profissionais da medicina que serão distribuídos em 15 municípios. O anúncio foi feito pela Sesau esta semana, órgão que está viabilizando junto ao Ministério da Saúde essa quantidade, a fim de suprir uma carência existente, com provisão para ainda este ano.    

Médicos - mapa

Os municípios beneficiados com os novos médicos serão: Penedo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Senador Rui Palmeira, Rio Largo, Craíbas, São José da Tapera, Inhapi, Olho D´água Grande, Jundiá, São Sebastião, Pão de Açúcar, Arapiraca, Dois Riachos e Jacuípe.

Eleição

Próxima segunda-feira acontece em Maceió, a eleição para a presidência, vice-presidência e as coordenadorias do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas- Conisul. O atual presidente do órgão é o prefeito de Penedo, Március Beltrão. O evento ocorrerá a partir das 14h, na Av. Paulo Falcão, 1.143, Jatiúca. Para os prefeitos alagoanos, o Conisul vem sendo um modelo de trabalho em Alagoas junto às prefeituras que são filiadas a entidade, sobretudo na compra coletiva de medicamentos para abastecer aos postos de saúde de cada município, onde os preços saem bem em conta.