Edmilson Teixeira

Capela – o blábláblá do momento

Edmilson Teixeira 18 de junho de 2015
Capela – o blábláblá do momento
Reprodução - Foto: Assessoria

Em reunião realizada com vereadores de Capela na manhã de terça-feira última, o Ministério Público (MPE/AL) recomendou a supressão de termos relacionados à “Ideologia de Gênero” no projeto de lei que trata do Plano Municipal de Educação elaborado pela Prefeitura, sob orientação do Ministério da Educação (MEC), para o período de 2015 a 2025. Na oportunidade, os parlamentares afirmaram que vão acatar a recomendação do MPE. Atualmente, o tema vem sendo discutido de forma intensa nos parlamentos. Na foto o presidente da Casa, vereador Marcos Lucena  exibe o teor da lei  ao lado do promotor Edelzito Andrade.

Capela – ponto de vista

Segundo o promotor de Justiça Edelzito Santos Andrade, conteúdos linguísticos como “identidade de gênero”, “gênero”, “orientação sexual”, “diversidade sexual”, “sexismo” e expressões congêneres devem ser modificados para os termos “identidade sexual” e “opção sexual”. Para o representante do MPE, o debate sobre identidade de gênero é pertinente, mas não cabe ao Estado promovê-lo nas redes estaduais e municipais de ensino.

Capela -

De acordo com o MPE, o presidente  Marcos Lucena  declarou que vai pedir vistas ao projeto de lei enviado pelo Executivo, a fim de que ele não seja votado em segundo turno. “Vamos fazer as emendas no procedimento e reiniciar a votação, que deve ocorrer em sessão ordinária para o primeiro turno e em extraordinária para o segundo, de modo que até o dia 24 de junho o projeto seja enviado ao Executivo municipal”, explicou a vereadora Maria Eliane de Almeida Silva.

Maceió

O vereador por Maceió, Luiz Carlos Santana (DEM) comunga também com a posição do MPE lá em Capela, sobre esse polêmico assunto “Ideologia de Gênero”.  É que esta semana na  TV- Maceió canal 22 da NET,  Luiz Carlos participou de uma mesa redonda com o grupo do MFC- Movimento Familiar Cristão, onde foi taxativo ao dizer que é contra  a aprovação da mesma pela Câmara de Maceió. Prometeu  até convocar a sociedade, a fim de discutir o assunto perante os integrantes do Legislativo maceioense.  

Pilar

Final de semana promete muita badalação festiva na cidade do Pilar. No sábado tem o II Festival de Doces e Salgados, promovido por um grupo de evangélico. Na oportunidade haverá a participação do Ministério de Louvor Casfia, Ministério de Louvor Kairós, Luana Mendes, Salmo Avelino e cantores que estivem no local. E no domingo, tem concurso de quadrilha, onde a Prefeitura montou uma grande estrutura, a fim de manter viva essa tradição junina. A final  será na outra sexta-feira, dia 26. O ponto marcante da festa junina pilarense, é o “Casamento do Matuto” quer acontece no dia de São Pedro, a segunda-feira, 29.

Penedo – sigla

O presidente estadual do PSC, Marcos Calheiros, foi ontem a cidade de Penedo, a fim de credenciar a vereadora Lúcia do SESP para assumir no comando municipal da sigla partidária. O evento contou com a participação do prefeito Marcius Beltrão.  Marcos Calheiros  rendeu elogios ao desempenho do prefeito penedense, declarando  apoio de seu partido na base aliada na Câmara de Vereadores e numa próxima disputa à reeleição.

Penedo – quadro

 

Durante o encontro a vereadora disse que se sentia privilegiada em conduzir os destinos do PSC em Penedo, lamentando o fato de seu ex-presidente, ter mudado de sigla e sequer a ter avisado da decisão. Marcos Calheiros, disse que o PSC em Alagoas conta  hoje com a deputada estadual Thaise Guedes, 4 prefeitos, 55 vereadores e vários vice-prefeitos. “A nossa perspectiva para as próximas eleições municipais é de que possamos aumentar o número de prefeitos para 8, ultrapassar de 11 vice-prefeitos e apresentarmos candidato a vereador em todos os municípios alagoanos”, afirmou Calheiros.

Barra de São Miguel

Atletas alagoanos vão ter a oportunidade de prestigiar entre os dias 4 e 5 de setembro próximo, um seminário com a presença de Gene Kobylansky, professor da universidade de Nova York. Ele irá ministrar uma palestra sobre Luta Olímpica. O seminário será na Barra de São Miguel, aberto a toda comunidade. “No dia do evento iremos inaugurar um Centro de Treinamento, onde contaremos com o apoio da Federação Alagoana de Luta Olímpica” destacou o prefeito Zezeco.

Boca da Mata

O ex-prefeito Zé Tenório está disposto mesmo a encarar mais uma disputa eleitoral. Tem recebido incentivo de seus eleitores e disse num tom irônico, que hoje seu maior cabo eleitoral, chama-se Gustavo Feijó, atual gestor municipal. “Existe um clima de insatisfação sem igual com a administração pública bocamatense;  sobretudo pela falta de competência desse prefeito que está no comando”, disse. Entre os incentivadores do bloco de apoio a Zé Tenório, está o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), seu correligionário.  

 

Médicos

Alagoas que já conta com 220 médicos por meio do programa federal “Mais Médicos” atuando em 60 municípios, vai ser beneficiado agora com a aquisição de mais 37 profissionais da medicina que serão distribuídos em 15 municípios. O anúncio foi feito pela Sesau esta semana, órgão que está viabilizando junto ao Ministério da Saúde essa quantidade, a fim de suprir uma carência existente, com provisão para ainda este ano.    

Médicos - mapa

Os municípios beneficiados com os novos médicos serão: Penedo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Senador Rui Palmeira, Rio Largo, Craíbas, São José da Tapera, Inhapi, Olho D´água Grande, Jundiá, São Sebastião, Pão de Açúcar, Arapiraca, Dois Riachos e Jacuípe.

Eleição

Próxima segunda-feira acontece em Maceió, a eleição para a presidência, vice-presidência e as coordenadorias do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas- Conisul. O atual presidente do órgão, é o prefeito de Penedo, Március Beltrão. O evento ocorrerá a partir das 14h, na Av. Paulo Falcão, 1.143, Jatiúca. Para os prefeitos alagoanos, o Conisul vem sendo um modelo de trabalho em Alagoas junto às prefeituras que são filiadas a entidade, sobretudo na compra coletiva de medicamentos para atender aos postos de saúde de cada município, onde os preços saem bem em conta.