Edmilson Teixeira

União dos Palmares

Edmilson Teixeira 17 de junho de 2015

Prefeito Beto Baia que tinha compromisso com os vereadores na Câmara na sessão de quarta-feira última, a fim de apresentar  sua defesa quanto às denúncias  de irregularidades detectadas pelo próprio Legislativo, não compareceu ao evento. Mandou um ofício alegando está impossibilitado por problema de saúde; teor de informação que foi anexado junto a um atestado médico,  assinado pelo doutor José Martiniano, da Santa Casa de Maceió. No atestado, o médico alegava que o gestor necessitara de dois dias de afastamento, a partir daquela quarta-feira. Detalhe: Beto Baia foi flagrado por membros da Comissão no dia seguinte, trabalhando em seu consultório médico “Uroclínica”  no bairro da Ponta Verde em Maceió, ele que é urologista.  

União dos Palmares - alvo

O presidente da Comissão Processante de Cassação do Mandato do prefeito, Beto Baia, Paulo César Felix de Oliveira, disse que já foi feito o pedido de abertura do processo administrativo que será enviado ao Conselho Regional de Medicina, Santa Casa de Maceió e ao Ministério Público. Espera que esses órgãos possam se manifestar com inquérito por cometimento de crime. Trata-se, segundo Paulo César, de um pedido de instauração de processo administrativo para apurar suspeitas de falsificação de atestado médico.

União – bronca

“Contra Beto Baia existe um verdadeiro  “mar de lama”  sobre seu governo” comentou um vereador membro da Comissão Processante de Cassação.  Disse que além de uma série de irregularidades encontradas pela Comissão, mediante  documentos devidamente comprovados, a administração pública comandada pelo o atual gestor,  chegou ao ponto de ganhar destaque “vergonhoso” nacional no programa Fantástico da Rede Globo. Mas bem antes da TV Globo, a TV Pajuçara de Maceió teria também feito uma edição especial sobre o caso, sobretudo focando uma série de reportagens apresentadas durante três dias seguidos em seus programas de jornalismo.  

Capela

Durante a manhã de ontem, foi inaugurado a “Indústria do Conhecimento”. O órgão que é uma iniciativa do Sesi com a Prefeitura capelense, servirá de ponto de referência para solidificar a cultura e novos conhecimentos por parte das crianças e adolescentes.  A “Indústria do Conhecimento” é um marco na história do nosso povo. Apesar de todas as dificuldades pelas quais passam os municípios do país, temos procurado em todos os sentidos parcerias que venham estruturar a nossa cidade em várias esferas”, ressaltou o prefeito Eustaquinho Moreira.

 

 São Luiz de Quitunde

Cícero Cavalcante que ainda adormece aguardando uma possível convocação, a fim de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, na qualidade de primeiro suplente da coligação comandada pelo Grupo do Renan Senador, planeja junto com amigos sair mais uma vez candidato na disputar pela Prefeitura de São Luiz, na tentativa de alcançar   um terceiro mandato naquele município. Já descartou qualquer possibilidade de concorrer à eleição de Matriz do Camaragibe, aonde lá chegou a ser prefeito por duas gestões. Na sua avaliação, o atual prefeito de Matriz, o Marquinhos (seu rival) está muito bem no comando, apesar da crise enfrentada por todos os municípios brasileiros. Agora em São Luiz, diz Cícero, a administração vive um desastre total, com o Eraldo Pedro à frente dos trabalhos.

Santa Luzia do Norte

A ex-prefeita Fátima Barros que vem recarregando suas baterias, a fim de entrar mais uma vez na disputa municipal, desta feita em 2016, foi apontada esta semana para comandar a direção do PSDB em seu município. “Esse é um gesto de gratidão que vamos fazer, para atender uma solicitação do presidente estadual do partido, o ex-governador Téo Vilela. Ele foi muito participativo em nossa administração, e o povo de Santa Luzia é quem agradece” comentou.

Sertão – fiscalização

Na última semana,  técnicos Arsal percorreram os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi, a fim de fiscalizar o sistema de abastecimento de água, vistoriando in loco os pontos de captações, estações elevatórias, reservatórios e estações de tratamento da região. Constataram que, após as interrupções no fornecimento ocorridas em abril e maio - decorrentes da presença de mancha escura no rio São Francisco -, neste momento a água está sendo ofertada de forma regular e as análises realizadas semanalmente, com amostras coletadas e enviadas a Maceió. 

Sertão- origem

“A mancha ainda não foi dissipada, mas hoje se encontra distante 16 km da captação mais próxima. O problema maior, que é a liberação de toxinas por parte das cianobactérias eliminadas pelo cloro durante o tratamento da água, tornando-a imprópria para consumo, também pode ser solucionado em breve, já que os técnicos da Casal farão um treinamento de combate a essas bactérias em Aracaju, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que já realiza esse trabalho em seus mananciais”, explicou Antonio de Padua, gerente de Saneamento da Arsal.

Feira camponesa

Agricultores de Murici e de Branquinha estarão a partir desta quarta-feira em Maceió, comercializando seus produtos numa feira livre. É a tradicional “Feira Orgânica” que acontece a partir das 9h, no Farol na sede do Ministério da Agricultura. Entre os alimentos disponíveis estarão frutas, mandioca e derivados (beiju e tapioca).  A ação é uma união de forças em busca da valorização da agricultura sustentável.

Feira - planos

A ideia do evento surgiu após a Feira Orgânica da Seapa, realizada no dia 27 de maio, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura. “Esse primeiro evento nos levou a implantar nossa feira, que será mensal e sempre na sede da secretaria. Mas nossa intenção é levar a Feira Orgânica para os bairros de Maceió”, argumentou o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.