Edmilson Teixeira

Em defesa da criançada

Edmilson Teixeira 03 de junho de 2015

Momento de integração na manhã desta quarta-feira, com representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente, municipais e o estadual. Com certeza, saímos desse encontro com a campanha “Contribuinte Amigo”  mais fortalecida. Ouvi os conselheiros, trocamos informações que serão importantes na implementação das políticas públicas para nossas crianças” disse a deputada Jô Pereira, durante reunião ocorrida ontem na sede da AMA, com representantes dos 18 conselhos municipais da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual, habilitados pela Receita Federal. Lançada pela parlamentar, de forma contínua, a campanha consiste em sensibilizar a população e as instituições sobre a possibilidade de doar até 3% do seu Imposto de Renda aos Fundos Sociais controlados pelos conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Em defesa da criançada – credenciados  

Em Alagoas estão devidamente habilitados junto a Receita Federal, os conselhos de Maceió, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Coruripe, Olivença, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Matriz de Camaragibe, Olho D'Água das Flores, Campestre, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Anadia e Boca da Mata.

Em defesa da criançada – campanha  

O mês de abril deste ano contou com uma agenda intensa de visitas e reuniões da deputada Jô Pereira e de sua equipe em entidades e instituições que contam com potenciais doadores do Imposto de Renda, segundo informou sua assessoria. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a parlamentar informou que a doação não gera qualquer custo extra para o contribuinte e pode ser feita no momento da declaração, que acontece anualmente até o dia 30 de abril.

Rio Largo

O pagamento de diárias repassadas ao secretário de Transporte e Trânsito de Rio Largo será alvo de investigação do MPE/AL após denúncia formulada no órgão sobre supostas irregularidade. A portaria da abertura do inquérito civil público foi publicada no Diário Oficial de ontem. Na denúncia existem cópias dos processos das diárias pagas ao secretário Inaldo da Silva e um dos seus auxiliares, dando conta que no ano passado, o secretário recebera o valor de R$ 8.100,00 em diárias sem comprovação de viagens feitas.  

Viçosa

Depois da Coluna revelar  que seis secretários teriam sidos demitidos esta semana pelo prefeito Manoel dos Passos, gestor que vem sofrendo pressão da vereadora Micheline Fernandes (PV) a fim de acabar com a onda de nepotismo no serviço público de empregos  ligados aos familiares dos vereadores, ontem espontaneamente  a secretária de Cultura e Turismo,  Luciana Sampaio renunciou seu cargo. “Venho renunciar meu cargo que  ocupo desde o dia 16 de dezembro de 2014;  que faço por  razões de cunho pessoal” comentou. Ela é esposa do vereador Afrânio Tenório.

 

Agreste

 

A Casal resolveu na terça-feira, começar a investir na recuperação do  sistema coletivo de água  antigo do Agreste. A previsão é para que todo o serviço de manutenção, recuperação de adutoras e estação de tratamento, a fim de ampliar o fluxo de água e melhorar o abastecimento da região, seja concluído somente na sexta-feira; porém, a regularização no fornecimento de água somente ocorrerá a partir do dia 13 no outro sábado. Pelos transtornos, a Companhia pede a compreensão dos seus usuários.

 

Velho Chico

Sobre as comemorações do “Dia Nacional em Defesa do Velho Chico”  realizadas ontem, em diversas cidades do baixo São Francisco, aqui em Alagoas, evento que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalizar aquele rio, a Codevasf afirma que há quatro anos vem investindo em mais  de R$ 2,7 bilhões em ações de implantação, ampliação ou melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário. São serviços de ligações intradomiciliares; recuperação e controle de processos erosivos; coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos; e abastecimento público de água em comunidades ribeirinhas.

 

Velho Chico- origem

 

Diz a Codevasf, que esses investimentos em defesa do Velho Chico, partem de  recursos  do PAC, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros órgãos do governo federal.

 

São Miguel dos Campos

Esta semana o prefeito George Clemente participou de reuniões com lideranças em Brasília, a fim de conquistar a implantação de uma Faculdade de Medicina em seu município.  Esteve com o federal João Henrique Caldas e também participou de uma audiência com o Ministro da Integração, Gilberto Occi. Na verdade, George Clemente está  disponibilizando  a estrutura municipal de Saúde, a fim de  ser utilizada como local para as atividades práticas de uma  Faculdade.

 

São Miguel dos Campos- oferta  

 

A proposta foi reforçada com a disponibilização das estruturas da Santa Casa de Misericórdia local, que foi indicada como potencial Escola de Medicina, dada a louvável estrutura da mesma. Esse plano visa também melhorar a estrutura da rede da 5ª Região de Saúde, onde foram disponibilizados os leitos dos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro.

 

Atalaia

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado amanhã dia  5, alunos da Escola Municipal Antônio Vieira da Costa, tem trabalhado em mutirões, desenvolvendo atividades que integram o projeto: Mais Verde, Mais Vida, Salve o Rio Paraíba!  O projeto que vem sendo desenvolvido há dois meses e tem por objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a conservação do Rio Paraíba. Cerca de 600 alunos da escola participaram de atividades como palestras, visitas técnicas, mutirões de limpeza, caminhada ecológica, plantio de mudas e até o reaproveitamento de materiais jogados às margens.

 

Atalaia- TV

 

Tanta dedicação credenciou a escola para participar do quadro “AL TV NA SALA DE AULA”, promovido pela TV Gazeta. Nesta terça-feira (02), a equipe de reportagem esteve na cidade, para registrar o desempenho dos alunos e posteriormente, transmitir em sua grade de programação. Peças teatrais, desfile de roupas feitas com material reciclado, apresentação de dança, leitura de poemas, além da exposição de maquetes, cartazes e produtos, foram alguns dos destaques.

 

 

Palmeira dos Índios

Na terça-feira, a Sesau promoveu na cidade de Palmeira mais uma oficina de planejamento regional, com participação de gestores locais e das cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, que integram a 8ª Região de Saúde. A secretaria tem intensificado o diálogo com os municípios visando à regionalização da saúde de forma eficiente. Os planos do Estado são para que as comunidades tenham acesso aos serviços do SUS em sua totalidade sem a necessidade de se deslocar de sua devida região.