Edmilson Teixeira

Penedo em defesa do Velho Chico

Edmilson Teixeira 03 de junho de 2015

Os penedenses celebram nesta quarta-feira, em clima de muito protesto, com faixas e cartazes,  o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Haverá uma vasta programação cultural com povos indígenas, quilombolas, e grupos de capoeira. Todas as escolas públicas e privadas estão sendo convocadas. O rio como se sabe, está agonizando em meio ao tempo; e os políticos pouco têm se manifestado em desenvolver um projeto que venha oxigenar tal situação da vida de uma grande beleza natural, chamada rio da integração nacional, hoje destruída pelo próprio homem ao longo dessas últimas décadas, sobretudo com desmatamento, obras irregulares, dejetos sanitários e tantos outros.

Viçosa – ação

 

Novo prefeito de Viçosa, Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido; resolveu não peitar as denúncias expostas na imprensa por parte da vereadora oposicionista, Micheline Fernandes. Na última semana, a parlamentar criticou e pediu medidas drásticas, a fim de acabar com a onda de nepotismo no serviço público viçosense, já que todos os vereadores  da situação tinham parentes atuando com cargos no município. “Esta semana o gestor resolveu exonerar a maioria dos secretários, deixando apenas as esposas do presidente da Câmara e do atual primeiro secretário, ocupando as pastas da Educação e da Cultura municipal respectivamente” disse.  “Acredito ter sido um grande avanço, pois, não fosse a divulgação do mesmo, os absurdos poderiam está ainda acontecendo”, completou.

 

Viçosa- vítimas

 

Caíram seis secretários; além da procuradora do município, Natália que é noiva do Flávio, filho do prefeito afastado Flauber Filho. Ao que parece o novo administrador viçosense fará uma enxugada na folha da Prefeitura, até mesmo para ganhar fôlego de ter recursos em caixa, a fim de garantir algumas obras de pequeno porte, sem precisar de ajuda dos governos estadual e federal.  

 

 

 Santa Luzia do Norte

 

A direção do  Fundo de Previdência Municipal (Funprev), está programando para o próximo mês, uma  palestras sobre previdência social para os servidores. O objetivo do evento é direcionar conhecimentos para aposentados, ativos e inativos. Haverá a participação do consultor em previdência, Daniel Valoni, especialista na área. Ele já adiantou que essa consultoria viabilizará  uma eficiência melhor na gestão do Fundo Previdenciário relacionado à concessão de benefício para servidores.    

 

Santa Luzia-  moral

 

Santa Luzia do Norte é um dos poucos municípios do Estado quite com a Certificação de Regularidade Previdenciária (CRP); além de está fora do Cadastro Único de Convênios (Cauc) da Secretaria do Tesouro Nacional. O CRP que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados, cumprindo critérios e exigências estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998. 

Delmiro Gouveia

O Cine Sesi Cultural leva a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em sua 10ª edição em Alagoas, o projeto contempla, neste fim de semana de sexta a domingo, a cidade  de Delmiro Gouveia, com sessões gratuitas na Praça Nossa Senhora do Rosário. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira. 

Arapiraca

Durante o  “Governo Presente”,  ocorrido no último final de semana em Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde atendeu a 1.371  pessoas. Foram 640 testes de glicemia, 302 orientações sobre prevenção da dengue e esquistossomose e 153 aferições de pressão arterial. Foi a primeira edição do projeto, uma iniciativa do governo Renan Filho para descentralizar as ações de saúde e dos demais serviços públicos realizados pelos órgãos do Estado.

Estrela de Alagoas   

 

Na manhã do domingo que passou, a Polícia Rodoviária Federal flagrou durante uma fiscalização na BR 316, em Palmeira dos Índios/AL, um ônibus do programa “Caminhos da Escola”, do Governo Federal, pertencente ao município de Estrela de Alagoas. O transporte que é exclusivo para  conduzir alunos de escolas públicas em dias de aulas, estava ocupado por  40 romeiros que iam para uma festa religiosa no povoado de Canafístula de Frei Damião. O motorista não apresentou vínculo empregatício com a Prefeitura e o transporte estava com seu tacógrafo sem funcionar. Foi multado por várias irregularidades e um relatório será encaminhado para o Ministério Público Federal. Só que o ônibus foi liberado.

Penedo / internacional

Os desportistas penedenses estão orgulhosamente felizes com a proeza alcançada no último domingo, de seu mais novo protagonista da história do futebol. Trata-se  do zagueiro Ewerton, revelado nas categorias de base do Penedense.  É que  o jovem conquistou o título de campeão da Taça de Portugal , quando o seu time, o Sporting de Lisboa, passou pelo Braga na disputa de  tiro livre, depois de um empate de 2 x 2 no tempo normal. O time perdia por 2 x 0, e aos 14 minutos de jogo teve um jogador expulso. O troféu foi levantado pela 16ª vez na vida do clube da capital portuguesa, mesmo número de conquistas do Porto. O maior campeão  é o Benfica, com 25 títulos. 

 

Joaquim Gomes

 

A Prefeitura pagou essa semana os professores da rede municipal, com um reajuste de 15%.  Com a medida, um  professor inicial terá salário de R$ 1.198,00, e seguindo o plano de cargo e salário, os professores efetivos terão salários que variam de dois mil a cinco mil, isso levando em conta carga horária e progressão e formação profissional. Já para o contratado, o valor oferecido  é de R$ 900 reais para o professor inicial, mas os que têm formação e graduação, poderá ter um ganho um pouco melhor.

Oportunidade

A partir de sexta-feira até o dia 5 do outro mês, a UFAL estará  com inscrições abertas,  para seleção de tutor presencial e a distância do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão sendo oferecidas 32 vagas e formação de cadastro de reserva para a função que possui caráter temporário na condição de bolsista. As vagas oferecidas são para cursos de especialização e graduação da UAB que possuem aulas nos polos Maceió, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maragogi, Matriz de Camaragibe e Olho D'Água das Flores. 

Oportunidade – foco

Os tutores devem atuar nas áreas de Educação, Espanhol, Geografia, Matemática, Química, Informática, Gestão Escolar, Gênero e Diversidade na Escola, Administração Pública e Sistema da Informação.