Edmilson Teixeira

Capela – meio século de educação!

Edmilson Teixeira 30 de maio de 2015
Capela – meio século de educação!
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma festa bonita marcou na quinta-feira, o aniversário de meio século de existência da Escola Estadual Edite Machado.  Funcionários atuais e os que já se aposentaram pela aquela unidade, fizeram um desfile no entorno do prédio, com animação de sua tradicional Banda Fanfarra. Um gigante bolo com o número 50 simbolizou o momento do evento, atraindo a curiosidade de todos os capelenses que tiveram a oportunidade de presenciar a cena; sobretudo pela força de vontade e  união de seus participantes. “Lamentável que a nossa Escola não tenha recebido a devida atenção do governo alagoano, em praticamente  todos os aspectos. Precisamos de uma grande reforma” comentou uma funcionária que pediu para abafar seu nome.    

Capela- futsal

O time feminino de futebol de salão do Capelinha, faz jogo amistoso na manhã deste sábado, na cidade de Santa Luzia do Norte. “A equipe que é uma das pioneiras em Alagoas, está de sangue novo agora, com o advento de seu presidente do Honra, Dr. João Dirceu” comentou o radialista Jorge Miguel, tido como um dos grandes incentivadores da agremiação capelense.  

Porto de Pedras

Prefeita Camila Farias disse que em conversa com o senador Renan Calheiros, conseguiu  viabilizar para seu município, o maior complexo hoteleiro do Estado. Será o Resort Canção Nova. “É um empreendimento que vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos para nossa gente; com isso, temos a certeza de mais desenvolvimento e geração de renda para comunidade” comentou.   

Porto de Pedras – Brasília

A prefeita Camila esteve durante essa semana em Brasília participando da XVII Marcha dos Prefeitos. Aproveitou a viagem, a fim de tratar de algumas pendências de projetos que tramitam na capital federal. Teve um encontro com o senador Fernando Collor, para agilizar a liberação de uma Emenda que vai garantir a aquisição dois postos de saúde; além de uma reunião com o ministro Gilberto Kassab,  no Ministério das Cidades, tratando sobre novos projetos. “Seja em Alagoas, Brasília ou qualquer lugar do Brasil buscarei sempre o melhor para desenvolver ainda mais a nossa cidade”, disse.  

Jacuípe- defesa

Prefeito Manoel Marques está revoltado com as denúncias que surgiram esta semana sobre irregularidades de seu governo; onde o MP/AL vai cair em campo para apurar os fatos.  “Causou-me  estranheza as denúncias levadas ao Ministério Público em relação a nossa gestão. Na realidade, quem encontrou Jacuípe do jeito que encontramos, não acreditava que pudéssemos fazer nesses dois anos e seis meses à frente da Prefeitura, uma verdadeira revolução no caos encontrado. Débitos a perder de vista, contas impagáveis, Prefeitura no Cauc, convênios perdidos, servidores sem salários, uma cidade, suja, sem uma educação  e saúde de qualidade; sem infraestrutura, e um povo sem assistência em todos os sentidos, pois o governo anterior deixou literalmente uma Jacuípe destruída administrativamente” argumentou.

 

Porto Calvo / Penedo

 

Durante este sábado e amanhã nas cidades de Porto Calvo e Penedo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará um mutirão, a fim de atender os pescadores que estão com atendimento agendado para o seguro defeso em todas as agências do Estado. 

A estimativa é atender todos os oito mil pescadores artesanais que estão com atendimento agendado. Ao todo, serão 26 servidores divididos entre as duas agências. Serão deslocados para Penedo 12 servidores. Já Porto Calvo contará com a presença de 14.

 

Porto Calvo / Penedo- regra

 

Como a pesca do camarão rosa, branco e espigão esteve  suspensa até agora o mês de maio, os trabalhadores que pescam esse crustáceo no mar têm direito ao seguro defeso. O auxílio é garantido por lei e pago durante o período em que ficam proibidos de pescar. O valor mensal da parcela é de um salário-mínimo. Para receber o benefício, o pescador deve comprovar a comercialização do pescado, por meio de documento fiscal de venda da produção, ou recolher contribuições previdenciárias, por no mínimo 12 meses ou desde o último defeso.

 

Atalaia

Na  quinta-feira , estudantes que integram a “cidade mirim” de Atalaia, estiveram na sede da Prefeitura, a fim de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo. O projeto foi formado recentemente na 1ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Secretaria de Assistência Social. O grupo foi recebido às 10h pelo prefeito Zé de Pedrinho e seu secretariado, além dos vereadores Cicinho e Marta Albuquerque. Eles tiraram dúvidas sobre o processo de realização de melhorias na cidade e a execução dos trabalhos.

Flexeiras / São Luiz /Messias

Agricultores de Flexeiras, São Luiz do Quitunde e Messias receberam, na quinta-feira, duas mil mudas do Projeto de Estruturação, Desenvolvimento e Fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A entrega faz parte de um projeto piloto que está sendo viabilizado em conjunto com as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico e Turismo. As plantas futuramente serão transformadas em alguns produtos, como xaropes.

Origem

As mudas das plantas foram desenvolvidas no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas. Foram distribuídas mudas de hortelã miúda, Boldo do Chile, Erva Doce, Anis, Romã, Vick, Erva Cidreira, Amora, Babosa, Pra Tudo, Aroeira, Arruda e Noni. “Esse é um projeto que beneficiará centenas de agricultores, que estão tendo acesso ao uso correto e racional de plantas medicinais, com a introdução de forma de cuidar diferente. E, ainda, tem mais um produto que irá gerar renda dentro do programa de Agricultura Familiar”, disse Erivanda Meirelles, diretora de Assistência Farmacêutica.

Maribondo

Na  madrugada de ontem, criminosos furaram os pneus de uma viatura da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar e explodiram uma agência bancária  de Maribondo. O cabo Monteiro, explicou que estava de plantão, com mais dois policiais, quando escutou uma forte explosão por volta das 1h30. Ao sair para ver o que havia ocorrido, percebeu que dois pneus da viatura tinham sido furados. Segundo populares, o trio estava em um Cross Foz de cor preta e placa adulterada quando furou os pneus, para evitar que houvesse perseguição policial, e seguiu em direção à agência bancária.