Edmilson Teixeira

Igaci, em ritmo de progresso!

Edmilson Teixeira 29 de maio de 2015
Igaci, em ritmo de progresso!
Reprodução - Foto: Assessoria

Projeto vai garantir a execução de 100% de esgotamento sanitário em toda cidade de Igaci. A assinatura  para tocar a obra foi feita na quarta-feira,  com a presença do prefeito  Oliveiro Torres Piancó, sua equipe de governo, vereadores, além de representantes  da empresa que vai erguer os trabalhos. O total de recursos investidos via Funasa será de R$ 11.300.000,00 (a primeira parcela já foi liberada). Os planos são para que dentro de 18 meses as obras que começam na próxima segunda-feira, sejam concluídas.

Igaci – meta

“Este trabalho é um orgulho para o nosso município. É um dos sinais de desenvolvimento que queremos trazer”, comentou o prefeito Oliveiro Torres,  entusiasmado por poder realizar a maior obra da história de Igaci. O gestor acredita que com a cidade 100% saneada, fácil acesso e o problema do abastecimento de água prestes a ser resolvido, será possível atrair indústrias para alavancar o desenvolvimento de Igaci. “Precisamos criar opções de emprego para o nosso povo”, defendeu Oliveiro Torres.   

 

Santa Luzia do Norte, corrida de jegue!

 

Domingo a partir das 14h, a cidade entra em festa. É que lá vai acontecer a III Corrida de Jegue, organizada por um grupo de amigos, que visa criar acima de tudo, um clima  bem humorístico e cultural entre todos do município e visitantes. “A nossa expectativa é contar com cerca 20 corredores, e no geral a festa; atrair umas três mil pessoas” é o que espera Ailton Leian um dos integrantes da comissão organizadora.    

 

Santa Luzia do Norte- atração

 

A festa vai se concentrar na Praça Multe Eventos, cuja programação  ganha reforço com um grande show musical a partir das 20h. Vão  subir ao palco: Cicinho do Pandeiro, DJ Guga e Dé Boy Nascimento. A equipe organizadora é a Kafubira, que quer dizer “coceira de macaco”. O grupo é composto por Jedson Moreira, Ailton Leian, Diego Tenório, Tony Araujo, Carlos Amilton e Pedro Soares, o Pedão. “Estamos recebendo apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e do comércio local” disse Ailton Leian, argumentando que até gente de Pernambuco estará chegando com jegue, a fim de competir.         

 

Arapiraca  

 

A cidade de Arapiraca será contemplada nesta sexta-feira, com um Centro de Acolhimento para dependentes químicos, com a implantação de uma unidade da Rede Acolhe, onde somente Maceió tem uma sede para esse serviço. O órgão visa receber os dependentes químicos vindos de 50 municípios do interior do Estado. Cerca de 15 profissionais vão atuar na nova sede, sendo duas equipes de Anjos da Paz, mais duas equipes que vão ficar responsáveis pela triagem.

 

 

Água Branca

A comunidade de Água Branca será contemplada neste final de semana, com o projeto “Cine Sesi Cultural”. É uma ação que leva a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em sua 10ª edição em Alagoas, o projeto contempla essa cidade sertaneja, com sessões gratuitas na Praça da Matriz de hoje até domingo. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.  

Água Branca- números

Na contramão dessa tendência, o Cine Sesi Cultural desbrava as estradas dos estados brasileiros levando cinema de qualidade para municípios que não têm mais ou nunca tiveram salas de exibição. Em Alagoas, o projeto já esteve em cerca de 80 cidades e atingiu um público de mais de 750 mil pessoas, em 9 edições. De volta ao Estado mais uma vez, o Cine Sesi percorrerá vinte cidades do interior alagoano, até outubro, com apresentações às sextas, aos sábados e aos domingos, quando serão sempre exibidos curtas e longas metragens. Tudo de graça.

 

Messias

A Gerência de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) encaminhou à Companhia de Abastecimento (Casal), o relatório da fiscalização do sistema de abastecimento de água em Messias, um dos 34 municípios regulados em Alagoas. O relatório contém uma inspeção detalhada no sistema, desde a captação até os reservatórios de água, apontando as não conformidades  encontradas para que a Casal se pronuncie a respeito das melhorias solicitadas pela Agência Reguladora.

Outros 

Desde janeiro a gerência de Saneamento  da Arsal realiza fiscalizações “in loco” nos municípios, tendo como meta visitar os 34 até o final do ano. Os próximos a serem fiscalizados serão Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi, no sistema do Sertão. “Vamos focar especialmente na captação de Delmiro Gouveia, devido ao aparecimento da mancha causada por microalgas que poluíram o Rio São Francisco. Trabalharemos para assegurar a qualidade da água distribuída à população”, explicou o gerente de Saneamento da Arsal, Antônio de Pádua Lins.

Traipu

Virou zona mesmo a situação vivenciada pelo povo de Traipu, quanto ao administrador municipal. É que pela terceira vez em menos de um mês, a Justiça determinou o retorno do vice-prefeito Erasmo para comandar a Prefeitura. A prefeita Conceição Tavares  está retornando de Brasília depois da “Marcha dos Prefeitos” surpreendida com tal medida determinada pelos homens da caneta.

Quilombolas- levantamento

 

Há cerca de oito dias uma equipe de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição da UFAL, sob a coordenação do professor Haroldo Ferreira deu início a realização de um diagnóstico das condições de vida da comunidade quilombola denominada de Belo Horizonte, localizada em Traipu, a 187,2km da capital. O estudo tem por finalidade caracterizar o perfil socioeconômico, demográfico e de alimentação, nutrição, saúde e acesso a bens e serviços.  

 

Quilombolas – parceiros

Haroldo informa que o diagnóstico realizado pelo Grupo de Pesquisas do Laboratório de Nutrição Básica e Aplicada da UFAL  está em consonância com o Programa Brasil Quilombola 5, que prevê uma série de ações e programas executados por diversos ministérios e órgãos parceiros, centrado em quatro eixos: acesso à terra; infraestrutura e qualidade de vida; inclusão produtiva; e direitos e cidadania.