Edmilson Teixeira

Título de cidadão honorário

Edmilson Teixeira 28 de maio de 2015
Título de cidadão honorário
Reprodução - Foto: Assessoria

Por indicação do vereador Dudu Ronalsa, a Câmara  de Maceió vai homenagear nesses próximos dias, o ex-deputado estadual e ex-vereador Luiz Pedro. Natural de Paulo Jacinto, Luiz Pedro chegou à capital alagoana há 49 anos, quando tinha apenas seis anos de idade, acompanhado da mãe viúva e mais quatro irmãos. O convite partiu de um tio, que convencera a família a morar na capital, porque nela era mais difícil passar fome, sobretudo convivendo às margens da Lagoa Mundaú, onde então tinha peixe, sururu e siri em abundância. Para sobreviver na sua juventude  “Luizinho” como é conhecido na família, atuou de servente de pedreiro, catador de sururu e até desentupidor de fossa. Aos 18 anos serviu o Exército e posteriormente foi convocado para a Polícia Militar; onde como Cabo ganhou fama comandando a Delegacia da Chã da Jaqueira, por manter ordem de segurança no bairro, que vivia a mercê dos bandidos.   

 

Título de Cidadão – proeza

 

Ainda se tratando de Luiz Pedro, é bom frisar que todo seu empenho focado em servir as pessoas pobres,  lhe transformou hoje, num grande líder junto às comunidades carentes da periferia de Maceió. Para que se tenha uma ideia, Luiz Pedro é o responsável pela construção de 8.200 casas em regime de mutirão, em seis conjuntos habitacionais; dotados de escolas, posto de saúde e arenas esportivas; sem ajuda alguma do poder público; a exceção de professores e médicos.  E o melhor: ele criou um Instituto que leva seu nome, onde  mantém projetos sociais envolvendo mais de 3 mil crianças e jovens, como forma de afastá-los do mundo do crime e das drogas.   

 

Pilar

Como parte da programação alusiva ao Dia da Mata Atlântica, celebrado ontem, foi  que o  município do Pilar, recebeu, o projeto de reflorestamento da Mata Ciliar do rio Paraíba do Meio. Por sinal, é no Pilar que funciona a sede da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paraíba.  O prefeito Carlos Alberto Canuto, não mediu esforços para que o projeto tivesse início na sua cidade; até porque, Pilar  hoje conta com uma secretaria de Defesa Civil atuante. Por sua vez, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, dará início a esse grande projeto, que além do reflorestamento em si, irá criar uma barreira natural, a fim de conter parte do transbordamento das enchentes na região.    

 

 

Alagoanos

 

Os prefeitos alagoanos que encabeçam  o comando da Associação dos Municípios (AMA), Marcelo Beltrão (Jequiá da Praia) e Jorge Dantas (Pão de Açúcar) foram incorporados na nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o triênio 2015-2018. Eles  foram  empossados durante cerimônia ocorrida na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no final da tarde desta terça-feira. Marcelo e Jorge vão ocupar os cargos de Segundo Secretário e Terceiro Vice-Presidente, respectivamente. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski (que há um longo tempo não é mais prefeito no Rio Grande do Sul) foi reeleito durante processo ocorrido em março deste ano.

 

Mata Grande – bronca

 

O empresário Kleber Malaquias de Oliveira enviou a cada um dos vereadores que compõem a Câmara de Mata Grande, na sessão ordinária de segunda-feira, uma denúncia contra o prefeito Jacob Brandão, o irmão dele, vereador Júlio Brandão, que é presidente do Legislativo Municipal, e o ex-secretário de Finanças, Gabriel Brandão, primo dos dois. O trio foi acusado de crimes de formação de quadrilha, apropriação indébita e recebimento de propina.

 

 

Mata Grande- conteúdo

Na denúncia apresentada por Kleber, consta que um funcionário da Prefeitura que não teve o nome divulgado estaria fazendo saques indevidos de valores do município, na boca do caixa bancário, a mando do prefeito. Ainda conforme a delação, o gestor, o irmão e o primo, estão cometendo extorsão à frente dos cargos que ocupam e que por isso tramitam contra eles várias ações cíveis no Tribunal de Justiça de Alagoas e na Comarca do município.    

Mata Grande- enriquecimento

Ainda de acordo com as acusações do empresário, o Sindicato dos professores também já vem denunciando saques da conta do fundo de pensão dos servidores municipais e desvio de verbas federais, inclusive aquelas que deveriam ser destinadas para a compra de merenda escolar. Além disso, conforme a denúncia, também haveria fraude na saúde e nos contratos para a realização de shows artísticos. No documento entregue aos vereadores, o empresário deixa claro que as pessoas denunciadas vêm enriquecendo com dinheiro público.

UFAL – novidade

Além do anúncio de 40 novas vagas para Medicina já no próximo semestre letivo, sendo dez para Maceió e 30 para Arapiraca, a Universidade Federal de Alagoas- UFAL-  implanta mais uma ação afirmativa. A novidade é o Critério de Inclusão Regional, uma espécie de bônus destinado a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares do interior do Estado. A resolução atende ao Programa de Expansão do Ensino Médico do governo federal.

Penedo

Um fato inusitado foi registrado na madrugada de quarta-feira, no bairro Raimundo Marinho, parte alta de Penedo. Com ciúmes da namorada, um jovem entrou em luta corporal com um homem sem saber que este era seu cunhado, irmão de sua companheira. Segundo as informações policiais, ao se aproximar do local onde acontecia uma festa, Nivaldo Romão viu Maria Elênios ao lado de José Rodrigues. Sem saber que ambos eram irmãos, o acusado pegou um facão e tentou agredir o cunhado, mas este foi mais rápido e utilizou um pedaço de pau para se defender; quando lhe atingiu fortemente  na cabeça. Resultado: Nivaldo foi parar na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

 

 

São Sebastião / Arapiraca

 

A partir de amanhã até sábado acontece em Arapiraca a primeira edição do Governo Itinerante. O Programa vai levar aos moradores agrestinos ações educacionais e de desenvolvimento urbano. Entre as várias ações para a região, o governador Renan Filho assinará a ordem de serviço da duplicação de aproximadamente 4km da Rodovia AL-110, no trecho correspondente ao perímetro urbano de Arapiraca; além da restauração de 26,5km do trecho Arapiraca/São Sebastião, obra essa avaliada em R$ 25 milhões.

Arapiraca – voo

Também durante as atividades do Governo Itinerante, será assinada uma ordem de serviço para a contratação de estudos voltados à implantação de um novo aeroporto em Arapiraca.

 

Joaquim Gomes

 

As Policias Militar e Civil de Joaquim Gomes realizaram uma operação que desencadeou na apreensão de quatro pessoas da mesma família. O fato ocorreu na Aldeia Wassu Cocal.  No local foi encontrado um pequeno desmanche de motos e algumas peças de carro. Além das peças foram apreendidas quatro motos, até então sem queixa de roubo, e uma arma de fabricação caseira calibre 38. Entre as pessoas que foram apreendidas está um menor de 15 anos.