Roberto Baia

Volta por cima

Roberto Baia 20 de maio de 2015
Volta por cima
Reprodução - Foto: Assessoria

Após um período de turbulência administrativa, acentuado com constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeita Célia Rocha conseguiu dar a volta por cima e hoje respira mais aliviada, principalmente com o equilíbrio do pagamento dos servidores e dos fornecedores.

Em tempo: a prefeita arapiraquense já comemora os avanços em áreas prioritárias do seu governo como saúde, educação e assistência social. O apoio do Governo de Alagoas também tem sido importante no progresso do governo da prefeita arapiraquense.

 

Campo Alegre

O calor não é mais um empecilho para a vida estudantil dos alunos matriculados na Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho no Povoado Chã da Imbira, zona Rural do município de Campo Alegre. Os investimentos feitos pela prefeitura com a utilização de recursos próprios do município instalou ar condicionados nas seis (06) salas de aulas da instituição de ensino, visando aumentar o conforto das salas de aula com a climatização. Os equipamentos já foram instalados e estão em pleno funcionamento.

 

Salas equipadas

Além das salas de aulas também foram instalados ar condicionados na Diretoria e sala de recursos da escola. A escola conta com seis salas de aulas e todas receberam os equipamentos. Ao todo 09 aparelhos foram instalados na instituição. A escola conta atualmente com 288 alunos matriculados que foram beneficiados com a climatização.

 

Novidade

A comunidade estudantil recebeu a novidade com muita alegria, diminuindo os problemas antes enfrentados pelos mesmos durante as aulas. Eles estão só elogios para a prefeita Pauline, que para eles, fez um investimento certeiro.

Os pais de alunos que tiveram os seus filhos beneficiados com ar-condicionados em suas salas de aulas também estão felizes e agradecem a prefeitura.

 

Prioridade

“Assumimos um compromisso com o povo e estamos cumprindo, a educação tem sido desde o início da gestão uma das prioridades, estamos investindo para cada vez mais dar melhor condições aos nossos alunos”, enfatizou a prefeita Pauline Pereira.

 

Mais forte

Em Arapiraca a área educacional fico ainda mais forte. Ontem, terça-feira (19), novos servidores foram empossados na Prefeitura, aprovados no último concurso público realizado em 2013.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha, esta área tem sido umas das mais favorecidas, com reformas de escolas municipais, construção de novas unidades de ensino e creches.

 

Tomaram posse

Para se juntar neste “arsenal” na luta por uma melhor educação, 50 profissionais – 44 professores e 6 recreadores – elencam agora a Administração Pública Municipal.

O evento de posse aconteceu no auditório da Coordenação Geral de Aquisição de Bens e Serviços (antiga Escola de Governo), bairro de Santa Edwiges.

 

A solenidade

Compondo a mesa da solenidade, estavam os secretários Municipais de Governo, José Lopes, representando a prefeita; de Educação (SME), Gorete Queiroz; e de Gestão de Pessoas, Patrimônio e  Documentos, Salete Amorim, além do procurador-geral do município, Victor Carvalho.

Foi cantado o Hino de Arapiraca e, em seguida, explanado o Termo de Posse Coletiva, ao passo que a secretária de Educação deu as boas-vindas a todos. “Vocês estão aqui devido sua coragem. Que essa gana permaneça em seus corações para o efetivo ensino de qualidade em nossa Arapiraca. Nossos jovens precisam de mestres do saber como vocês”, diz a professora Gorete Queiroz.

 

Vagas para medicina

A informação está no site arapiraquense 7segundos: A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação autorizou o curso de Medicina, bacharelado, com 80 vagas anuais, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas, no Campus Arapiraca. APortaria 370/2015 foi publicada no Diário Oficial das União desta terça-feira, 19, e a autorização faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, instituída pela Portaria Normativa nº 15, de 2013.

 

Processo de expansão

Das 80 vagas autorizadas, a Ufal acordou com o MEC que o processo de expansão para medicina se dará em dois momentos. "Primeiro serão ofertadas 60 vagas, mas vamos fazer dois ciclos de entrada, cada um com 30 vagas, começando no segundo semestre deste ano, com início previsto para agosto próximo. As outras 30, no primeiro semestre letivo de 2016", completou.

 

... As outras 20 vagas serão ofertadas a partir de 2017-2018, quando a Ufal concluir toda estrutura de pessoal e de laboratórios. "Em 2017-2018 passaremos a ofertar 40 vagas por semestre, completando as 80 vagas anuais", reforçou.

 

... O curso de Medicina no Campus Arapiraca é o primeiro implantado no interior do Estado e, segundo o reitor Eurico Lôbo, a autorização é fruto de um planejamento que vem sendo feito há quatro anos, para expansão da Ufal, e faz parte do programa implantado desde 2006.

 

... "Todo trabalho de acompanhamento, de formação na área médica estava centralizada na capital. Agora, com o curso em Arapiraca, serão beneficiados o Agreste e todos os municípios das regiões vizinhas", destacou o reitor.