Roberto Baia

Estreia de peso

Roberto Baia 19 de maio de 2015
Estreia de peso
Reprodução - Foto: Assessoria

Estreia dia primeiro de junho, pela Rádio Novo Nordeste de Arapiraca, o Programa Microfone Aberto, que vai ao ar de segunda a sexta das 13h às 15h. A apresentação é do radialista Nivaldo Guimarães, um dos mais conceituados do Estado de Alagoas.

Nivaldo traz em sua bagagem 38 anos como profissional da área e com passagem pelas principais emissoras de Alagoas e de outros Estados.

 

Para todos os gostos

O programa promete uma novo formato no meio radiofônico arapiraquense, com quadros diários e participações de um professor de português, um psicólogo - com analise do comportamento, ponto de vista; dicas de saúde - com participação de um médico; Guia Jurídico - com um advogado; notícias do ASA, os cuidados com o seu animal, com participação de um veterinário; os cuidados com seu corpo - com um instrutor de Fitness; os direitos do consumidor e a economia no rádio, além de dois repórteres circulando pelas ruas de Arapiraca e correspondentes de várias partes do estado.

 

Melhoria no trânsito

A Prefeitura de Arapiraca, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), concluiu no início da tarde desta segunda-feira (18) as obras de nivelamento de calhas no cruzamento entre as ruas Boa Vista e 15 de Novembro, no Centro. As obras tiveram início na manhã do sábado (16).

 

Direito de ir e vir

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo e o secretário da Semov, Valdeir Galindo, afirmaram que a iniciativa da prefeita Célia Rocha (PTB) faz parte das obras e intervenções do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade de Arapiraca. O plano prevê intervenções de obras no trânsito e na infraestrutura da cidade para garantir o direito de ir e vir do cidadão arapiraquense.

 

Disciplinamento

Equipes da SMTT e da Semov trabalharam desde a manhã do sábado (16) e concluíram os serviços no início da tarde desta segunda-feira (18), depois de trabalharem por todo o domingo (17).

Cones refletivos foram distribuídos no cruzamento das Ruas Boa Vista e Geraldo Lira com a Rua 15 de Novembro para garantir o disciplinamento do trânsito e a segurança de condutores e pedestres. Além de garantir a segurança dos trabalhadores da Semov que fizeram o nivelamento das calhas.

 

Canapi

O município de Canapi, por meio da secretaria de Saúde municipal em parceria com a direção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Coordenação de atenção Básica, realizaram o I SEMINÁRIO DE SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA: Vínculos e Diálogos Possíveis.

 Os trabalhos aconteceram durante os dias 14 e 15 de maio, na quadra poliesportiva da escola municipal Tancredo Neves. O objetivo principal da ação foi estruturar e fortalecer a rede de atenção psicossocial do município.

 

Público-alvo

Foram todos os funcionários da saúde, como por exemplo: Agentes de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Médicos e também as especialidades como os fisioterapeutas, fonoaudiólogos e odontologistas.

 

Rede psicossocial

O Ministério da Saúde está tentando estruturar a rede psicossocial de todos os municípios do país, buscando descentralizar os cuidados com a saúde mental que antes era mais centralizado, com a parte de hospital psiquiátrico.

Hoje, segundo informações da Coordenadora técnica da atenção básica de Canapi, Bruna Brito, eles querem estruturar uma rede de atendimento, para que todos os que trabalham na área de saúde tenham a capacidade de atender as pessoas que sofrem de transtorno mental

 

Melhor forma

Diante disso, o município teve a ideia de criar o seminário para montar a estrutura e assim, passar as informações para o Ministério de Saúde. De acordo com o coordenador do CAPS de Canapi, Márcio Alves, cada município irá se mobilizar da sua forma e Canapi encontrou no Seminário, a melhor forma de trabalhar essa questão.

 

Novos servidores

Aprovados no certame do último concurso pela Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio  e Documentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará a solenidade de posse de novos servidores.

 

 

... O evento acontecerá no auditório da Coordenação Geral de Aquisição de Bens e Serviços (antiga Escola de Governo), bairro de Santa Edwiges, nesta terça-feira (19) a partir das 8h30.

 

... Serão empossados pela prefeita Célia Rocha, para o quadro efeito da Administração Pública Municipal, 44 novos professores e seis recredoares.

 

... último mês de abril, aprovados da Educação no concurso foram convocados para as áreas de recreador infantil; professores de Educação Física (creche); das séries iniciais (1º ao 5º ano); de Português; de Artes; de Inglês; de Geografia; de História; de Ensino Religioso; e de Matemática, lotados tanto para a zona urbana como em comunidades rurais como Pau d’Arco, Bananeira, Bálsamo, Alazão, Batingas, Baixa da Onça, Piauí, Carrasco, Vila São José e Massaranduba.