Edmilson Teixeira

Porto Real do Colégio

Edmilson Teixeira 19 de maio de 2015
Porto Real do Colégio
Reprodução - Foto: Assessoria

Prefeito Sérgio Reis enfrentar sérios problemas no município para assegurar serviço de saúde para a população. Disse que Porto Real perdeu recursos do PAB, que é o Programa de Atenção Básica, mantido pelo governo federal. “Nós tínhamos sete PSF’s; e desses só temos agora dois” lamenta. Segundo ele, a bronca toda está na questão do não cumprimento da carga horária, uma vez que os médicos rejeitam trabalhar nos dois horários como determina o Ministério da Saúde.

Traipu – politica

O  inseguro clima político de Traipu motivou  a  prefeita Conceição Tavares a suspender toda programação alusiva a emancipação política do município, que deveria acontecer sábado último. É que lá a prefeita já foi afasta por duas vezes do cargo, por pressão judicial de seu vice, Erasmo que tenta a todo custo com apoio da Câmara assumir definitivamente o trono. Tudo porque a Prefeitura ficou 17 dias sem a gestora, por conta de uma viagem internacional que ela teria feito; ou seja, dois dias a mais do permitido por Lei, segundo Erasmo.          

 Traipu – água

Uma das grandes batalhas que a Prefeitura de Traipu vem travando  nesses últimos  anos é quanto o abastecimento de água na zona rural por meio de carros-pipas. Para que se tenha uma ideia, dos 28 mil habitantes do município, apenas 7 mil e quinhentos residem na parte urbana. “Temos 36 povoados; e a extensão territorial de Traipu é a maior de Alagoas; e em meio a isso tudo, temos somente três caminhões para abastecer escolas, posto de saúde  e às comunidades. É sufocante!” disse a prefeita Conceição.  Ressalta que uma luz surge agora  como uma grande  esperança; que é a perfuração de poços artesianos por meio do governo alagoano.        

Girau do Ponciano

Girau que tem cerca de 50 mil habitantes não é bem diferente de Traipu, quanto à crise de abastecimento de água via carros-pipas. A Prefeitura tem que dar conta de 62 povoados; e que apenas oito caminhões mantidos pelo governo municipal, estão nessa missão. O secretário José Aurélio disse que é uma situação desgastante, sobretudo pelo fato de não haver previsão alguma, de que o inverno que se aproxima trazer chuva para a região. “Além desse fenômeno natural da seca, vem à questão da crise econômica do País, que tem atingindo diretamente os municípios pobres do Nordeste”, comentou afirmando que em Girau, 70% da população reside na zona rural.   

Porto Calvo 

Ontem a Secretaria Municipal de Assistência Social  promoveu a campanha “18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. O movimento é feito em todo o Brasil e em Porto Calvo o evento se estende amanhã quarta-feira. Hoje tem de exposição das apresentações elaboradas pelos alunos da rede de ensino. Amanhã tem caminhada pelas ruas. Estão engajados também, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Capela

Prefeito Eustaqinho Moreira afirma que em regime de parceria e colaboração do governo do Estado, por meio do Programa de Recuperação de Nascentes, já colocou em Capela 18.000 litros d água potável para  a população do povoado Santa Efigênia; e que sexta-feira  inaugura  o sistema de abastecimento para os moradores da Rua do Alto, Rua Maria Morais e Patrimônio. “Já começamos os preparativos paea levar água potável para  a população da comunidade da antiga Usina João d Deus e Fazenda Vieira!” disse.

 

Pilar

Teve início ontem, a 13ª Semana do  Museu, com uma programação que acontece  até domingo. O tema é: com o tema "Museus para uma sociedade sustentável". Público alvo: estudantes, professores, historiadores e público em geral. “Nossa Cultura viva irá focar o museu professor Arthur Ramos, localizado na própria Casa da Cultura, destacando sua biografia, suas artes, seus trabalhos culturais; o médico, sociólogo, antropólogo, o homem da paz!” disse Geraldo Cavalcante, secretário de Cultura.  

Arapiraca

 

Domingo o  PSDB  arapiraquense realizou sua convenção. O evento manteve a  sua Direção Executiva, encabeçada por Rogério Teófilo. O bloco é composto pela ex-vereadora, Valquíria Alves Brandão, Francisco Azevedo, ex-prefeito, João do Nascimento, médico veterinário, Silvio Brito, médicos; Thulio Cajueiro, Claudson Valeriano, Lacínio de Araújo Barbosa e o empresário Marcelino Alexandre.

  Santa Luzia do Norte

 

Com investimentos que ultrapassam os R$ 9 milhões, 151 casas do projeto "Minha Casa Minha Vida" estão sendo construídas. As casas, localizadas na entrada da cidade, no bairro Guardiano, foram iniciadas no começo deste ano, com previsão para entrega  em dezembro próximo.

 

Olho d’Água do Casado

 

Como em política tudo é possível, em Olho d’Água do Casado o prefeito Gualberto reativou agora a sua amizade com o ex-prefeito Xêpa;  esse que é irmão do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz e do deputado estadual Inácio Loiola. O esquema montado pela dupla é lançar o nome de Diogo Freitas, filho do Xêpa para prefeito em 2016. O acordo permite ao atual prefeito indicar o vice para compor a chapa.

 

Penedo

 

O Festival de Cinema Universitário de Alagoas, organizado pela Universidade Federal de Alagoas, abriu o período de inscrições gratuitas para a Mostra Competitiva de filmes em curta-metragem e apresentação de trabalhos acadêmicos. Com realização prevista para acontecer entre os dias 3 a 7 de novembro na cidade histórica de Penedo, o evento homenageará o ator alagoano Jofre Soares.