Edmilson Teixeira

Mar Vermelho, ação partidária

Edmilson Teixeira 07 de maio de 2015
Mar Vermelho, ação partidária
Reprodução - Foto: Assessoria

Na condição de presidenta estadual do PMDB  da Mulher em Alagoas, foi que esta semana a  prefeita  de Mar Vermelho, Juliana Almeida foi reivindicar na Assembleia Legislativa, a criação de uma Procuradoria Especial da Mulher, para ser implantada naquela Casa. O assunto foi tratado com o presidente da Assembleia,  Luiz Dantas  além dos deputado Ronaldo Medeiros e Isnaldo Bulhões.  O  intuito dessa ação, segundo Juliana, é o de acompanhar a execução de programas, implementação de campanhas educativas, fiscalizando os direitos e representando a mulher alagoana.

 

Mar Vermelho- anseio

Segundo a prefeita, a Procuradoria Especial da Mulher terá a missão de receber e encaminhar aos órgãos competentes, as denúncias e anseios da população feminina. “É preciso assegurar os direitos conquistados pela mulher, bem como acompanhar e fiscalizar a discussão e execução de políticas públicas que venham garantir direitos já conquistados”, disse a prefeita, satisfeita com a receptividade dos parlamentares, que prometeram se empenhar, a fim de garantir sua reivindicação.  

 

Enfermeiros

 

Um dos maiores desafios enfrentados pelo Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas-SINEAL é com relação ao cumprimento dos direitos trabalhistas da categoria que atua nos municípios alagoanos, sobretudo os profissionais  das equipes dos PSFs. De acordo com a presidente do órgão, Rosemeire Machado Barbosa, a assessoria jurídica do Sindicato tem trabalhado incessantemente, a fim de fazer cumprir a legislação trabalhista. Diz que sua equipe  faz em média três viagens por semana aos municípios, onde se depara com algumas Prefeituras que  se comprometem e cumpre, mas outras criam barreiras até para o diálogo.  

Enfermeiros – Maribondo

Na última semana, o Sineal conseguiu avanços importantes em Maribondo, onde diversas irregularidades foram constatadas. Os profissionais não tinham um calendário mensal com as datas certas para receberem seus salários, não havia perspectiva de reajuste do salário base da categoria, além de atrasado salarial.    Após uma reunião com  o prefeito Tonho de Eurico e sua equipe, foi fechado um acordo para o cumprimento das reivindicações. 

Enfermeiros – selado

A Prefeitura de Maribondo se comprometeu a pagar os salários atrasados como também foi estabelecido o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado para o pagamento dos salários. Nas negociações foi estabelecido ainda, um canal de negociação a respeito do reajuste do salário base da categoria.  A assessora jurídica do Sineal, Cíntia Lopes, ficou impressionada com o grau de receptividade dos maribondenses durante os trabalhos de negociação.  

Boca da Mata

Contribuir com a formação integral de crianças e adolescentes, favorecendo a inclusão de deficientes, por meio do esporte e lazer é o propósito do projeto Circuito Esportivo do Instituto Girassol, em Boca da Mata, patrocinado pela OI; o mesmo é uma evolução do Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, bancado pela Petrobras, governo federal Pátria Educadora. Eles praticam handebol, voleibol e futsal.

Boca da Mata- social

Uma das vertentes, como informa o coordenador Wellington Dâmaso, é a inclusão social para alunos com deficiências matriculados na rede municipal de ensino de Boca da Mata, totalizando 500 estudantes, com idade entre 07 a 14 anos. “Trata-se de uma formação integral de crianças e adolescentes favorecendo a inclusão de deficientes, por meio do esporte e lazer”.  Para o Girassol  o esporte educacional e usado como ferramenta para crianças e jovens adquirirem diferentes conhecimentos, a fim de desenvolver respeito, autonomia e socialização.

São Miguel dos Campos

Durante a manhã desta quinta-feira, os municípios que integram a 5ª Região de Saúde – Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela  estarão em São Miguel dos Campos. É que na AABB  daquela cidade por meio da Sesau, acontecerá a  “Oficina de Planejamento Integrado” visando à melhoria da qualidade dos serviços proporcionados aos usuários do SUS no Estado.

São Miguel- solução

O evento, promovido pela Sesau  em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, terá a participação de técnicos da vigilância em saúde e do controle e avaliação, conselheiros de saúde e gestores. A diretora de Planejamento Estratégico da Sesau, Hilzonete de Abreu, explicou que a realizações de oficinas atende a uma determinação do Ministério da Saúde, tendo como meta discutir os serviços de saúde e os problemas existentes na região, buscando-se solução para cada caso.

 

Porto Calvo

A nova Unidade Básica de Saúde do bairro Mangazala, recebeu um “Mutirão de Saúde” na manhã de ontem. A ação atingiu  mais de 200 pessoas foram beneficiadas com atendimento em diversas especialidades médicas, exames e palestras.