Edmilson Teixeira

Capela – cultura

Edmilson Teixeira 05 de maio de 2015
Capela – cultura
Reprodução - Foto: Assessoria

Por aclamação o filho de Capela/AL, Dr. Jorge Soares, médico e professor universitário da Uncisal, foi eleito na última semana, para presidir a Academia Alagoana de Cultura. “Momento ímpar em minha vida literária, ao lado da eminente secretária geral dessa Academia, Dra. Maria Aparecida Silva agradeci aos confrades e confreiras pela aclamação do meu nome para presidir essa entidade cultural que honra o nosso estado de Alagoas” comentou emocionado nas redes sociais. Dr. Jorge Soares habitualmente escreve artigos para esse jornal Tribuna Independente.

Capela- esporte

A festa do trabalhador ocorrida na última sexta-feira marcou o final do Campeonato de Futebol Amador de Capela. Os organizadores confessam que foi de pleno êxito, e que nunca ocorreu uma competição de tanta grandeza na cidade. “Ouvi de muitos que esse campeonato foi o maior da história de Capela! Mas o que verdadeiramente importa é que o espírito esportivo, de solidariedade e confraternização, imperou!” comentou o prefeito Eustaquinho. O Real Sociedade conquistou o título, ficando com uma moto o KM e o troféu. À noite teve show em praça pública com João Lima e Forró Cheia de Charme.  

Maribondo – falsidade

O ex-prefeito Cleovan Almeida teve a capacidade de ocupar todo espaço de um programa radiofônico apresentado na manhã do último sábado, na rádio Maribondo FM, (emissora que lhe pertence) para denegrir a administração de seu irmão, Tonho de Eurico que é prefeito do município. Ao que parece, Cleovan está ávido para voltar a todo custo a disputar a Prefeitura; mesmo com problema na Justiça Eleitoral, como “ficha surja”, tanto que não concorreu no pleito passado.

Maribondo – demagogia

Na verdade para quem conhece o quadro encontrado na administração pública de Maribondo pelo atual prefeito Tonho de Eurico; nem Cleovan, nem o ex-prefeito José Márcio têm moral alguma de criticá-lo. Dívidas com um rombo de mais de 6 milhões, salários atrasados e uma Prefeitura totalmente quebrada  e sem crédito na praça, são os ingredientes que formam o cardápio deixado pelos dois antecessores de Tonho. Qualquer critica em cima disso, sobretudo de Cleovan que foi o mentor principal da campanha vitoriosa de seu irmão há pouco mais de dois anos, é meramente uma ação de  demagogia.

Colônia Leopoldina 

 Depois de negociar algumas dívidas do município com órgãos públicos da União, a prefeita Paula da Rocha agora só tem e que comemorar com a saída da Prefeitura da lista negra do Cauc. Afirma que atualmente somente sete municípios alagoanos estão assegurando essa façanha; o que possibilita um canal aberto com Brasília, a fim de absorver verbas federais para projetos estruturantes. Seus antecessores deixaram um rombo de mais de 2 milhões nos cofres da Previdência do município. Em meio a grande crise econômica, ela afirma que vem tocando obras com recursos próprios. “Nossos planos agora são para investir numa verdadeira arrumação na cidade”, confessa.   

Colônia Leopoldina – divergência 

 A chamada “febre de divergência” existente hoje em Alagoas, envolvendo prefeitos com o seus vices, presente em boa parte dos nossos municípios, também baixou em Colônia. Lá com os dois primeiros meses de sua gestão, a prefeita Paula da Rocha rompeu com seu vice, Francisco Lamenha, o “Fui” como é conhecido. Revela que o “Fui” queria ter o seu mesmo privilégio de nomear cargos comissionados na Prefeitura. “Nós rompemos até hoje por esse simples motivo”, afirma. Aí o “Fui” disse; fui!

 

Mar Vermelho 

 A Prefeitura está anunciando de forma antecipada, algumas atrações para o seu Festival de Inverno que acontece em agosto próximo. O cearense Raimundo Fagner será uma delas; além de Ana Lobo e o padre cantor; Frei Damião. O evento começa no dia 7, uma sexta-feira e se estende até o domingo dia 9.

Rio Largo 

Em Rio Largo, o “São João fora de época” está de volta. O evento acontece agora em maio, numa maratona de forró que começa no dia 14 e vai até o dia 30. “É uma maneira de a gente manter viva a tradição cultural da cidade, sobretudo com o propósito de movimentar a economia dos riolarguenses”, disse o prefeito Toninho Lins. Ressalta que todo esforço foi feito, a fim de que a CBTU liberasse um trem pelo menos num dia dessa programação, mas por problema de ordem burocrática não foi possível.

  

Viçosa

Em meio ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura  realizou  a VIª edição do tradicional show de calouros, um evento para homenagear os trabalhadores viçosenses e descobrir novos talentos musicais, que agora integram a programação do Projeto Viçosa Criativa. O bom é que todos os anos o evento descobre talentos na área musical, que a partir de então, são convidadas para cantar em bares e restaurantes de Viçosa e de cidades vizinhas.

Eletrobras

A Eletrobras está mandando um recado para os organizadores dos festejos juninos, sobretudo os que montam palhoções no interior e capital, que vão ter a necessidade de energia elétrica para iluminar ou fazer funcionar equipamentos, a exemplo de sons e instrumentos musicais. O órgão orienta para que haja uma prévia comunicação em seus  postos de atendimentos, sobre as instalações, a fim de evitar que ocorram desligamentos em decorrência de ligações irregulares.

 

 

     

Palmeira dos Índios

Lixões a céu aberto, poluindo e contaminando o meio ambiente, motivaram a Promotoria de Justiça  a ajuizar, na quinta-feira última, uma ação civil pública, com pedido de liminar, em desfavor dos municípios de Palmeira e de Estrela de Alagoas. O MPE/AL também tem como alvo o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).

Mata Grande

Nove agricultores ligados à Associação dos Produtores Rurais Agroecológicos de Mata Grande receberam, na última quinta-feira, no sítio Brígida, a declaração de Organização de Controle Social (OCS). Através dessa garantia, os produtores que trabalham em suas propriedades com a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) poderão denominar seus produtos como orgânicos e comercializá-los em feiras livres e para o governo, através de iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).