Edmilson Teixeira

Quebrangulo, e o hospital?

Edmilson Teixeira 28 de abril de 2015

Prefeito Manoel Tenório disse que continua impossível com pouco dinheiro em caixa, manter funcionando o Hospital da cidade. Afirmou que o déficit mensal é de quase cem mil reais; que inclui o repasse da Previdência da Parte Patronal. “O acumulado já deve está na casa dos 400 mil reais; situação que poderá comprometer o Fundo de Previdência dos Servidores do Município” argumentou. “Aqui em Quebrangulo estamos assegurando a nossa administração, como tocador de pífano; ou seja: tapando um buraco e abrindo outro para a coisa funcionar”, comparou em tom de brincadeira.  

Quebrangulo- socorro

Com tanta dificuldade financeira para assegurar vivo o Hospital, Manoel Tenório costuma dizer agora que o órgão está numa UTI. Há bem poucos dias, ameaçou até de trancar  o órgão, cujo desfecho seria dado durante reunião na sede da AMA, perante todos os prefeitos alagoanos. Mas preferiu pedir socorro ao Estado, que até agora não se manifestou quanto a sua agonia. “Na semana passada recebemos a visita de vários técnicos da Sesau, que vieram para o Hospital com a finalidade de avaliar as condições de trabalho; sobretudo em termos de qualidade e equipamentos de todo material existente. A partir de então, estamos somente no aguardo, a fim de saber que tipo de socorro poderemos receber do Estado”, disse.

Barra de Santo Antônio

O MP/AL  está exigindo  a imediata retirada de denominação de pessoas vivas em bens públicos lá na Barra. O prefeito Rogério Farias, por exemplo, tem seu nome estampado na principal ponte e numa escola. Sua mulher, dona Rume aparece com seu nome num conjunto residencial. Outros nomes vivos: Edson Leocádio (numa Escola) e Marcos Rios (Garagem). O órgão simplesmente pede alteração dos nomes. Tentaram impor esse regulamente em Maceió na gestão do “Ciço”, mas tudo não passou de barulho. Nada foi mudado! Pelo menos até agora.

Paulo Jacinto

Depois de tanto esforço feito em 2014, quando conseguiu a façanha de negociar várias dívidas com órgãos federais, o município agora voltou a mergulhar na relação negra do CAUC-  o SPC dos municípios como é conhecido. Segundo o prefeito Nildo de Jaime, toda bronca está relacionada ao INSS. Disse que quando negociou, a Prefeitura teria comprometido a repassar mensalmente 14 mil reais; só que uma medida vinda recentemente de Brasília, está obrigando agora a Prefeitura a desembolsar o dobro para o INSS, do que foi acertado. “Não temos condições de assegurar esse novo valor, sobretudo para tapar buraco de ex-prefeitos que aprontaram com  a nossa administração pública”, disse.

Paulo Jacinto- água

Uma das missões que o prefeito Nildo de Jaime tenta resolver na cidade de Paulo Jacinto, é quanto ao fornecimento de água mantido pela Casal. Disse que o sistema é sucateado e que não tem acompanhado o crescimento da população. Além do mais, a concessão da Companhia está vencida.  Aliás,  foi na Casal que Nildo passou mais de 30 anos como funcionário da empresa e que veio se aposentar no próprio órgão. “Hoje a população da nossa cidade é servida por um sistema de água, que foi construído em 1972; é que de lá para cá permanece do mesmo jeito” revelou, afirmando que toda tubulação deve ser mudada, assim como um reforço com bombas potentes.       

Atalaia

Na sexta-feira última cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, tiveram um dia voltado para a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O intuito do encontro foi de escutar os participantes, abrindo o diálogo com os estudantes e demonstrando o quanto a opinião deles é importante para o município. “O principal objetivo dessa conferência, é estreitar a relação com as crianças e adolescentes atalaienses, para que possamos buscar e direcionar melhorias para atender seus anseios”, destacou Olivia Morais, uma das organizadoras.

 Murici

O domingo foi bem diferente para centenas de pequenos produtores rurais do Assentamento Pacas, em Murici. É que por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB/AL), eles participaram de ação social com atendimento médico, odontológico e de enfermagem.

Mar Vermelho 

O projeto “Vida na Escola”, realizado através de uma parceria das Secretarias de Esporte, Educação, Saúde e Assistência Social, teve início no último sábado, com atividades como xadrez, música, contação de histórias, informática, oficinas de arte reciclada, reforço escolar, dança, atividades físicas, leitura, entre outros. As atividades, que iniciaram no mês passado, no contraturno das aulas; acontecerão agora em um sábado do mês e reunirá toda a comunidade escolar do município.

 

Igaci

 A Prefeitura está organizando uma grande festa para o Dia do Trabalhador. O evento acontece na véspera do dia oficial, ou seja, nesta quinta-feira, 30, à noite. A atração maior fica por conta do forrozeiro Alcimar Monteiro. Em meio a isso, o prefeito Oliveiro estará recebendo jornalistas e radialista para um grande jantar, onde será apresentado um balanço de seu governo para todos.

 

Capela

 Capela também está se organizando para seu momento festivo neste Dia do Trabalhador. Durante  a sexta-feira, haverá competições esportivas e à noite tem em praça pública, show musical com a banda Forró Cheia de Charme e apresentação do cantor João Lima, famoso como o vem com estilo.