Edmilson Teixeira

Porto Real do Colégio; é só alegria

Edmilson Teixeira 24 de abril de 2015
Porto Real do Colégio; é só alegria
Reprodução - Foto: Assessoria

Nosso repentista João de Lima, que é natural de Porto Real do Colégio e que faz parte do projeto “Patrimônio Vivo de Alagoas”, será agraciado na próxima segunda-feira, 27, em Aracaju/SE, com o título de Cidadão Honorário de Sergipe. O evento ocorrerá a partir das 17h, no plenário da Assembleia Legislativa. A homenagem foi uma indicação da deputada Ana Lúcia (PT), tida com uma das mais atuantes naquele parlamento. Ganhou notoriedade no mundo da política, pelas lutas sindicais como professora em defesa da categoria. Ela tem se identificado também, na defesa da cultura popular.

Porto  Real- dupla morada

João de Lima que já gravou mais de 10 CDs, há cerca de 20 anos tem dividido sua moradia em Maceió e na capital sergipana. Lá  desfruta de um prestígio sem igual nos meios de comunicação e também junto à classe política, onde sempre é convidado para os eventos culturais.  Essa semana, por exemplo, deu entrevista em todas as emissoras de televisão; além de rádio e jornais. Está sendo assessorado pelo grande amigo, o empresário da comunicação visual, Flávio Monteiro, que é natural de Capela/AL, mas que  há muitos anos reside naquela cidade.    

Porto Real- giro nacional

João de Lima que não gosta de revelar sua idade, o que aparentemente já deve está beirando a casa dos 70, faz questão de mostrar seu lado jovial,  aonde quer que esteja; sobretudo como um bom paquerador de mulher e brincalhão. Aposentado e também fatura um salário-extra do projeto do Estado “Patrimônio Vivo de Alagoas”, o repentista tem ocupado seu tempo sempre viajando pelo Brasil desde os anos 70. Já passou por diversos programas de TV, como Sílvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcante, Jô Soares; além de programas televisivos regionais nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio e pelo Nordeste. Para quem dúvida dessas suas façanhas, ele costuma abrir uma bolsa e mostrar jornais e fotos que comprovam o fato real ao lado das celebridades.  

Junqueiro

Rumores dão conta de que o senador Biu de Lyra  não anda tão  bem como antes com o grupo político  liderado pela família  Pereira.  Família que além de Junqueiro, terra do Biu, comanda as prefeituras de Campo Alegre e Teotônio Vilela. Ao que parece, está havendo um namoro pra aquelas bandas, entre Raimundo Tavares e o ex-deputado estadual Joãozinho Pereira, ambos que representam as forças políticas na região; como oposição e situação respectivamente. Essa é a razão de muitos afirmarem que a política é eclética.

Metropolitana

De uma cidade da região metropolitana de Maceió, vem à informação de que a Receita Federal há bem poucos dias encaminhou uma carta para uma funcionária que presta serviço na prefeitura. O órgão  cobra  justificativa sobre sua declaração de Imposto de Renda, visto que  em seu registro, consta  um salário de mais de 11 mil reais por mês, e que  a  determinada pessoa nunca declarou esse valor. Moral da história: outra pessoa de cargo comissionado ligado ao prefeito, está recebendo o robusto contracheque, sem o  seu devido conhecimento.   

Arapiraca

Depois de um longo período de muita expectativa, finalmente  o Poder Legislativo arapiraquense  aprovou, durante sessão ocorrida na noite de quarta-feira, o projeto do Executivo que revisa os valores dos salários dos professores da rede municipal de ensino. O reajuste está na casa dos  10%, já a partir da folha de abril. O projeto foi aprovado em regime de urgência.

Festa no interior

Estão aniversariando nesta sexta-feira, os municípios de Matriz de Camaragibe, Maragogi, Santana do Ipanema, Belo Monte e Água Branca. Isso quer dizer que a população dessas cinco cidades está desfrutando de um segundo feriado esta semana, isso depois do de terça-feira, Dia de Tiradentes.

Pão de Açúcar

O serviço de abastecimento de água por parte da Casal no sertão alagoano, tem sido alvo de muitas críticas pelos consumidores; aliás não é só por lá não.  Esta semana a Agência Reguladora de Serviços- Arsal, entrou na jogada, cobrando da Casal justificativa sobre o colapso da falta d’água nas torneiras nesses últimos dias. Alegou a Casal, que foi a vazão menor  realizada pela Chesf no rio São Francisco, na estação de capacitação em Pão de Açúcar; deixando as bombas de captação da permissionária acima do nível. No geral 13 municípios foram afetados.

Satuba

Quem gosta de apreciar o Futebol Americano vai ter a oportunidade de neste domingo prestigiar na cidade de Satuba, uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será entre o Maceió Marechais, equipe criada há três anos, contra o Vitória da Bahia.  O palco da disputa será o  estádio Benigno Acioly, a partir das 14h. A competição atualmente é dividida em duas fases. A primeira, formada pelo grupo de acesso, que se dividem em Norte e Sul, onde estão disputando Marechais (AL), Vitória (BA) e Imortais (SE). Brigando por apenas uma vaga no grupo Sul da segunda fase, estão Mariners(PE), Espectros(PB) e Bravos(SE)

 

São Miguel dos Milagres

Desde o feriado de terça-feira, Dia de Tiradentes, que o INSS está em São Miguel dos Milagres participando do mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A campanha termina nesta sexta-feira. Segundo o órgão, nos dois primeiros dias foram atendidas 177 pessoas, a maioria à procura de informações sobre aposentadoria, auxílio-doença e agendamento de benefícios. No ano passado, o mutirão foi realizado em 18 municípios. Este ano já ocorreram nas cidades de Senador Rui Palmeira e Palmeira dos Índios, onde foram registrados 965 atendimentos.

São Miguel dos Milagres – visão

O objetivo do mutirão do PNDTR, criado há 11 anos, é emitir documentos como CPF, Identidade e Carteira de Trabalho. A participação do INSS é tirar as dúvidas do cidadão, levando informações sobre os benefícios previdenciários e as formas de contribuição, principalmente dos trabalhadores rurais e quais documentos comprovam a atividade. Esse programa busca a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja em atividades na agricultura familiar ou na reforma agrária. Seus parceiros são: MDA, INSS e INCRA.