Edmilson Teixeira

Traipu, loucura pelo poder

Edmilson Teixeira 23 de abril de 2015

O vice-prefeito Erasmo extrapolou seus limites de homem sadio. Pelo menos essa é a gozação que tomou conta na cidade até hoje, depois da cena que ele protagonizou  em Traipu.  Como se sabe, Erasmo vinha tentando a todo custo com o apoio de alguns vereadores, derrubar a prefeita Conceição Tavares; porque essa fez recentemente uma viagem internacional de 17 dias sem passar o cargo para ele na qualidade de vice. É que uma sessão muito mal ensaiada pela Câmara  de Vereadores, cassou o mandato da prefeita, dando poderes para Erasmo assumir o trono da Prefeitura  no dia 13 último.

Traipu – barrado

Detalhe: o juiz local Dr. Alberto desconsiderou a atitude da Câmara, garantindo a permanência de Conceição no poder.  Moral da história. O Erasmo pegou um carro de som, logo após a medida da Câmara (numa sexta-feira) onde a partir de então  começou a anunciar  publicamente pelas ruas da cidade durante três dias, seu secretariado e as novas medidas a serem implantadas na administração pública, cena registrada em plena festa de Bom Jesus dos Navegantes. Resultado: Na segunda-feira,13, pela manhã, a Polícia por ordem judicial teve que  barrar Erasmo de entrar na Prefeitura, quando esse já estava com seu time virtual de assessores.  

Dia da terra

Ontem em Maceió, o  grupo Guerreiros da Esperança da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater apresentou pela manhã, no Tribunal Regional do Trabalho, o espetáculo teatral “Histórias Recicladas na Casa Verde”. O evento integra a programação especial em alusão do Dia da Terra. O convite foi uma iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Área de Apoio à Gestão Socioambiental do TRT-AL, que possui um amplo calendário de atividades e ações voltadas à sustentabilidade ambiental.

 

Dia da terra – ação

A Coopvila é parceira do TRT-AL desde novembro de 2013. Semanalmente, é realizada a coleta seletiva de materiais recicláveis oriundos de unidades localizadas em onze municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Jacaré dos Homens

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (Sistema OCB/AL) levou para o povoado Ribeira, em Jacaré dos Homens, equipe de profissionais da Saúde para atender os pequenos produtores rurais da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). Entre consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, foram 176 atendimentos realizados no domingo. 

Marechal Deodoro

Para os moradores de Marechal que todos os dias ligam para as emissoras de rádios da capital, reclamando as péssimas condições de energia elétrica, aqui vai à boa notícia. É que a partir  desta quinta-feira, Eletrobras atuará na região, retornando no domingo, para serviço de manutenção. Além disso, ocorrerá também a realização de podas de árvores e substituição de ferragens e componentes de redes para aumentar a confiabilidade do sistema.

Matriz de Camaragibe – evangélico

Os 57 anos de Emancipação Política de Matriz de Camaragibe não podiam passar em branco. É que a cidade começa a celebrar esse importante evento, a partir  de hoje à noite, com a realização de um grande show gospel, no pátio do Mercado Público, com a presença do badalado cantor Álvaro Tito. A data marca o Dia Evangélico comemorado no município. 

 

Matriz de Camaragibe – festa

E amanhã, sexta-feira, o prefeito Marquinhos convida a população, a fim de participar às 8h da matina, do hasteamento das bandeiras na porta da Prefeitura; e em seguida a entrega de dos tratores com implementos agrícolas, que vão atender ao programa da Agricultura Familiar, beneficiando centenas de pequenos e médios agricultores da região. As máquinas foram adquiridas juntas ao Governo Federal, por meio de uma Emenda Parlamentar do senador Fernando Collor de Melo. E à noite em praça pública, haverá um grande show musical começando a partir das 21h. No palco vão subir; as bandas: Arrochonados, Forró Absoluto; além da dupla Simone e Simara.

 

Oficinas

Segunda e terça da próxima semana no auditório da AMA, será dando a continuidade à oficina de Elaboração de Projetos, evento que foi iniciado em julho do ano passado. Estão abertas as inscrições para o Módulo II com o tema “Acompanhamento e Prestação de Contas de Contratos de Repasse”. A iniciativa é uma parceria da AMA com a Caixa e Sebrae. A oficina visa capacitar servidores públicos dos municípios e prestadores de serviço quanto ao andamento que deve ser adotado para obtenção dos recursos federais destinados aos municípios.

FGTS

No ano passado, um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Caixa  garantiu, o pagamento de R$ 6,8 milhões do FGTS a milhares de trabalhadores alagoanos. A parceria firmada entre as duas instituições vem regularizando os depósitos do FGTS realizados por empresas e prefeituras, mas que não eram creditados nas contas dos empregados.

 

FGTS – interior

 

Segundo relatório repassado ao MPT pela Caixa, as prefeituras de São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Passo do Camaragibe, Anadia, Santana do Mundaú e Japaratinga regularizaram mais de 90% do saldo de depósito do FGTS pendente no ano passado. O relatório ainda mostra que as prefeituras de Joaquim Gomes, Canapi, Rio Largo e Cajueiro aumentaram os saldos do fundo de garantia devido aos trabalhadores, entre 2013 e 2014. O crescimento dos valores ultrapassa 400%.

 

São Sebastião

 

Em seu blog, o jornalista Bernardino Souto Maior afirma que  ex-deputado estadual, o radialista Alves Correia  decidiu  transferir  seu título de eleitor para a cidade São Sebastião - que fica à 20km de Arapiraca onde ele mantém um programa radiofônico, a fim de disputar pelo PTB a Prefeitura. Argumenta  Correia, que em São Sebastião, onde o seu programa "Derrubado" é líder de audiência, lhe garantiu na eleição passada para deputado estadual,  1 mil 700 votos, sem gastar um tostão.