Roberto Baia

Demonstrou força

Roberto Baia 18 de abril de 2015
Demonstrou força
Reprodução - Foto: Assessoria

A ex-prefeita de Feliz Deserto,  Rosiane Beltrão pode retornar ao comando do Porto de Maceió em breve. Rosiane já foi superintendente do Porto com aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. A informação ainda não foi confirmada por ela, no entanto, a conversa dentro do Porto de Maceió é que seu retorno é certo.

Pretensões 

O provável retorno de Rosiana Beltrão ao Porto de Maceió pode servir ainda para o retorno político dela. Nas eleições municipais, Rosiane pode sair candidata à prefeitura de Feliz Deserto, atualmente administrada pelo prefeito Maykon Beltrão. Depois de ter sido prefeita, Rosiane não conseguiu emplacar mais nenhuma candidatura em Alagoas.

Passou a eleição

Passada a escolha para a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) os prefeitos que estavam criticando a candidatura de Marcelo Beltrão (PTB) estão de bem com o prefeito de Jequiá da Praia. A todo o instante, os ‘opositores’ estão elogiando a postura adotada por Marcelo novamente no comando da AMA.

Pedidos

Os deputados estaduais querem se reunir regularmente com o governador Renan Filho (PMDB). Os parlamentares querem informar ao Executivo quais projetos são importantes para o Estado. O momento, segundo os deputados estaduais, é de aguardo, já que Renan Filho tem concentrado esforços em Brasília para trazer recursos para Alagoas.

Boa notícia

Os prefeitos sertanejos gostaram da decisão do governador Renan Filho em determinar que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, administre o Canal do Sertão. Os prefeitos têm procurado a pasta para conversar sobre a ampliação do abastecimento de água e o gerenciamento dos recursos hídricos no estado.

Quem manda?

Em Igreja Nova, o prefeito Augusto Santos, o Gusto, tem sido comentado na Câmara de Vereadores porque a sua atuação à frente do Executivo municipal não tem sido das melhores. Dizem por lá que o vice-prefeito está mandando em tudo.

Silêncio

Em Alagoas, falar sobre o PSD não tem dado muito certo. Enquanto que o Partido Liberal não foi criado, os filiados ao PSD precisam comentar pouco. O próprio ministro Gilberto Kassab quando esteve em Maceió, saiu pela tangente ao comentar a criação do PL e a sua provável fusão com o PSD.

Denúncia

O prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PSDB), parece não saber lidar com a oposição. O vereador Júlio Cezar, que saiu candidato ao governo no ano passado, denunciou que o gestor tem usado a sua equipe para lhe atacar. Ribeiro deveria estar mais preocupado em trabalhar pelo município, já que a sua popularidade não é das melhores.

Sumiu

Quem procura o ex-deputado Jeferson Moraes não o encontra. Depois de ter perdido o mandato, Moraes parece que deixou de lado a política. O ex-parlamentar também não é mais visto na imprensa alagoana.

De saída

O ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, que foi escanteado em 2014 ao tentar lançar a sua candidatura ao governo, deixou o PSDB. O destino de Fireman deve ser mesmo o Partido Progressista, do senador Benedito de Lira. O ex-secretário quer sair candidato no próximo ano, no entanto, não se sabe se ele toparia disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Maceió.

Representação

Representantes dos Conselhos de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) e de Arquitetura e Urbanismo (CAU-AL), se reuniram na manhã de sexta-feira (17), para definir a realização de uma campanha educativa integrada, que vai orientar a fiscalização do exercício profissional e a competência de cada profissão. Com intuito de informar melhor aos profissionais vinculados ao CREA e CAU, os presidentes Fernando Dacal e Tânia Gusmão, respectivamente, assumiram o compromisso de discutir a criação de um Fórum Permanente para debater sobre a atribuição de cada área.

* Sete mil e quinhentos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede pública alagoana concluíram nesta sexta-feira (17) sua formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Um compromisso assumido pelo Governo Federal e estados brasileiros, o Pacto visa promover a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade, no 3º ano do Ensino Fundamental. No estado, o programa é executado por meio de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e municípios.

* O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, entregou ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Pedro Inácio da Silva, a minuta para firmar um termo de cooperação técnica proposto pela Semarh para desenvolver ações de educação ambiental e coleta seletiva para todos os poderes.

* João Fiorillo, Hoana Maria Andrade Tomaz, Poliana de Andrade Souza, Hayanne Amalie Meira Liebig e Norma Suely Negrão Santos são os novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública de Alagoas, eleitos, na manhã desta sexta-feira, 17, pelos defensores públicos alagoanos. Os cinco, que cumprirão mandato de dois anos (2015/2017), serão empossados no próximo mês de maio.

NIGEL SANTANA – INTERINO

[email protected]