Roberto Baia

Soltou a bomba

Roberto Baia 17 de abril de 2015
Soltou a bomba
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado federal Givaldo Carimbão (Pros) criticou os hospitais credenciados em Alagoas porque estão negando o atendimento primário e preventivo que pode diagnosticar pacientes com câncer em estágio inicial. Segundo o parlamentar, os hospitais preferem atender os pacientes que já estão com a doença em estágio avançado porque o governo federal arca com maiores recursos para a média e alta complexidade. De acordo com o deputado, mais de três pessoas deixaram de ser atendidas no estado. Carimbão prometeu levar o caso para o conhecimento do Ministério da Saúde.

Descansado 

Sobre política, o deputado Carimbão disse que deixou a liderança da bancada alagoana para descansar e se dedicar a alguns temas. Foi justamente com mais tempo que o parlamentar descobriu esta prática lamentável que, segundo ele, vem ocorrendo há anos nos Hospital Universitário, Hospital do Açúcar, Santa Casa de Misericórdia, Chama e Afra Barbosa.

Favorável à 17ª

O deputado Carimbão Júnior (Pros) destacou que neste início de mandato a prioridade da Assembleia Legislativa do Estado é manter o veto aos artigos da 17ª Vara Criminal. Segundo o deputado estadual, superado este tema, a Casa começa a trilhar o caminho da aprovação de projetos de lei considerados relevantes para o estado.

Negativa

O deputado Tarcizo Freire (PSD) ouvia atentamente o discurso do deputado Dudu Hollanda (PSD) até o momento em que ele o colocou como pré-candidato à prefeitura de Arapiraca. Tarcizo, por sua vez, nem pediu um aparte ao colega de partido e já foi dizendo: “Deputado Dudu, estou chegando agora. Deixa-me ao menos esquentar a cadeira aqui na Assembleia Legislativa”.

Comentários

Devido à votação que teve quando saiu candidato a deputado federal, Nivaldo Albuquerque já tem seu nome sendo cogitado para se candidatar à prefeitura de Limoeiro de Anadia. No município, o filho do deputado Antonio Albuquerque tem seu nome avaliado pela população. Nos povoados, a situação não é diferente. E todos sabem que é vontade do deputado estadual ter a prefeitura de Limoeiro de Anadia sendo administrada por sua família.

Estratégia

As famílias tradicionais da política que perderam a eleição municipal no Agreste e Sertão já começam a montar estratégias visando o pleito do próximo ano. Deputados, vereadores e até o candidato derrotado estão se reunindo com frequência para montar uma chapa forte.

Desistência

O ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo (PSB) garante não estar disposto em sair candidato a prefeito no município. Toledo informou que disputar uma quarta eleição não faz parte dos seus planos. Segundo a Coluna foi informada, Alexandre Toledo quer se dedicar à usina Paisa, que vem passando por problemas financeiros.

Descontente

Quem conversa com o atual prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), percebe que a situação financeira do município, tem lhe tirado o sono. Beltrão tem conseguido colocar poucos projetos em prática e já foi obrigado a cancelar eventos que fazem parte da história política e econômica da cidade.

Vai processar

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB) não gostou nada de ver a sua imagem na sede do sindicato dos Bancários como ‘inimigo do trabalhador’. O parlamentar disse que respeita a crítica, no entanto, deverá entrar com uma ação contra o sindicato.

Petição

A luta pela distribuição igualitária dos royalties de petróleo e gás natural continua. Há mais de dois anos, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) impede que a Lei 12.734/2012 seja efetivamente cumprida. Para mostrar aos ministros da Corte, em especial à Cármen Lúcia, autora da liminar, o quanto esses recursos são importantes para a sobrevivência dos entes municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançará uma petição.

*O prefeito de Satuba, Paulo Acioly manteve contato com a Casal providências imediatas com vistas às constantes falta de água no município. Apesar do reservatório que abastece a cidade ainda manter um nível regular de água, a população continua sofrendo com as constantes falta de água encanada nas residências.

*A Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia aguarda o resultado da baciloscopia do escarro coletado durante a campanha de prevenção contra a tuberculose no município. Durante todo o mês de março, agentes de saúde percorreram várias regiões do município fazendo uma busca ativa dos possíveis infectados pela tuberculose e coletaram amostras do escarro.

*O sonho da profissionalização profissional tornou-se realidade para 64 pessoas em Porto Calvo. A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a formatura oficial no Centro Comunitário Calabar para 48 formandos no curso de bombeiro civil e 18 em operador de pontes rolantes.

NIGEL SANTANA – INTERINO

[email protected]