Roberto Baia

Na mira do MPF

Roberto Baia 15 de abril de 2015
Na mira do MPF
Reprodução - Foto: Assessoria

O arapiraquense Rogério Teófilo, ex-secretário de Educação e Esporte de Alagoas no Governo de Teotonio Vilela Filho também está na mira do Ministério Público Federal, que entrou com uma ação civil pública contra ele, o ex-governador de Alagoas; o ex-vice-governador do Estado, José Wanderley Neto; além de outro ex-secretário que ocupou a pasta de Educação - Adriano Soares.

 

Acusação grave

Eles são acusados de desviar R$ 1.392.812,11 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em proveito próprio e alheio.

Os atos de improbidade administrativa causadores de danos ao erário importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário.

 

Contrato com sobrepreço

Segundo a denúncia, Teotonio Vilela autorizou a adesão da Secretaria de Educação e do Esporte do Estado de Alagoas (SEE/AL) à ata de registro de preços da Prefeitura Municipal de Recife/PE, que havia sido ilegalmente prorrogada para além do prazo máximo de um ano. Também autorizou a celebração de contratos com sobrepreço (o que também foi autorizado por Wanderley Neto, uma única vez, quando estava no exercício do cargo de governador).

 

 

São Sebastião

Promovido por Coroas de Aço com apoio da Prefeitura Municipal, o 1º Passeio Ciclístico de São Sebastião promete atrair um grande público no próximo di 1º de Maio, dia dedicado ao trabalhador. De acordo com a programação, as atividades terão início a partir das cinco horas da manhã, com concentração na Escola Municipal José dos Santos Nunes. Os organizadores informam que o percurso contará com pontos de apoio para distribuição de água. As inscrições tiveram início no último dia 13 e prosseguem até o dia 25 deste mês.

“Para se inscrever o atleta deverá levar um quilo de alimento não perecível”, informa os organizadores do evento.

 

Casa nova

A informação é do radialista Paulo Marcelo: o radialista Ângelo Farias, que deixou a Rádio 96 FM, em menos de uma semana já acertou os ponteiros com a Nova FM. Até ele mesmo já postou nas redes sociais que está de casa nova. A estreia do novo programa, mais um na linha de radiojornalismo, será em maio às 18 horas.

 Isso mesmo, horário alternativo para as notícias do dia-a-dia.

 

Sem licitação

Adriano Soares e Rogério Teófilo assinaram contratos sem licitação, mesmo tendo ciência de que a ata havia sido prorrogada de forma ilegal. Ricardo Méro e Marcelo Cavalcante elaboraram pareceres favoráveis à adesão à ata, criando tese jurídica insustentável para justificar a adesão, o que foi fundamental para que as contratações ocorressem sem licitação. Já os sócios-diretores da empresa WEJ-Livraria e Papelaria Ltda. foram responsáveis por fornecer o objeto dos contratos com sobrepreço, beneficiados com a dispensa (a verba pública federal foi desviada do Fundeb e incorporada ao patrimônio da empresa).

Arapiraca 1

Os moradores da comunidade Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca, tiveram oficinas e palestras sobre alimentação saudável, cultivo de hortas em seus quintais e cuidados recorrentes com o uso da água, na quarta-feira (15).

 

Arapiraca 2

O evento, estimulado pela prefeita Célia Rocha e organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as de Agricultura (Semag), de Educação (SME) e de Meio Ambiente (Semasa), ocorreu na sede da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombos da Vila Pau d’Arco.

 

Arapiraca 3

Houve palestra com a especialista da Semasa, a bióloga Edione Araújo, sobre os benefícios da ingestão diária da água potável e o uso adequado dela, sem desperdícios diários, a fim de estimular um consumo consciente por parte de toda a comunidade quilombola.

Na sequência, a coordenadora do projeto Educando a Horta na Escola, Valdira Monteiro, falou sobre o ensejo de construir uma horta em casa para uma alimentação mais saudável com produtos longe de agrotóxicos.

 

Sem água

Em contato, na manhã desta quarta-feira, 15, com a gerência da Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal), o prefeito de Satuba, Paulo Acioly, pediu esclarecimentos e solicitou providências imediatas com vistas às constantes falta de água no município.

 

... Apesar do reservatório que abastece a cidade ainda manter um nível regular de água, a população continua sofrendo com as constantes falta de água encanada nas residências, o que vem causando transtornos aos moradores, ao comércio local e as repartições públicas, bem como as unidades de ensino e as Unidades Básicas de Saúde.

 

... Como informa o prefeito Paulo Acioly, a direção da Casal garantiu que estará enviando uma equipe de técnicos para averiguar o problema que vem causando a falta de água e tomar as providências necessárias o mais rápido possível.

 

... “Enquanto o abastecimento não volta ao normal, solicitei da empresa que seja utilizada a água do complexo Catolé e possa suprir a necessidade dos moradores de Satuba”, afirma Paulo Acioly. Segundo ele, a medida vai beneficiar o uso da água tanto nas residências como no comércio e nas unidades de serviços públicos.