Roberto Baia

Olho d´Água das Flores

Roberto Baia 14 de abril de 2015
Olho d´Água das Flores
Reprodução - Foto: Assessoria

A prefeita de Olho d'Água das Flores, Ester Damasceno (PMDB), está construindo dois postos de saúde nas localidades de Manoel Floriano e Antônio Pinto, além de duas quadras de esportes nas comunidades de Sucupira e Pedrão, na periferia da cidade.

 

Mais trabalho

Os moradores também estão sendo beneficiados com as obras de reforma da Escola Manoel Melo, que atende mais de 300 alunos, bem como a entrega, nos próximos dias, da Praça José de Souza Leite, que vai ser um belo cartão-postal da cidade de Olho d'Água das Flores.

 

Maragogi

A informação é da jornalista Elza Simões do Amaral: O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas – SINEAL, cobra da prefeitura do município de Maragogi, o pagamento em dia dos salários dos enfermeiros do PSF. O último mês recebido pelos profissionais foi o de fevereiro e até agora, não havia previsão de pagamento para o mês de março. O assunto foi tema de reunião entre os representantes da prefeitura e sindicalistas, na sede do Ministério Público, em Maragogi, na última semana.

 

Promotora

Durante as discussões, que teve a participação também da promotora de justiça do município, Francisca Paula de Jesus Lobo Nobre Santana, o prefeito Luiz Henrique Peixoto Cavalcante, prometeu começar a pagar os atrasados, ainda esta semana.

Segundo ele, os atrasos se devem à demora nos repasses pelo governo federal, principalmente do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Os representantes do sindicato querem a que o município apresente um calendário prévio onde constem os dias de pagamentos dos vencimentos dos profissionais.

 

Pagamento

O prefeito se comprometeu em efetuar o pagamento dos salários atrasados a partir dessa segunda-feira e com relação aos meses seguintes, Luiz Henrique se comprometeu a viabilizar o pagamento entre o dia 30 e quinto dia útil do mês subsequente, mas com período de tolerância até o dia 10 de cada mês.

 

Pediu explicações

O SINEAL também pediu explicações ao prefeito sobre o pagamento do 13º salário e o terço das férias, que são pagos considerando apenas o salário base e não a média salarial que inclui vantagens e adicionais. De acordo com a procuradoria do município a questão carece de um posicionamento legal do Supremo Tribunal Federal, sobre a forma dos cálculos.

 

Não foi pago

O município implantou o sistema de pagamento do 13º no mês de aniversário do servidor, mas desde janeiro deste ano que nenhum valor foi pago e, segundo o prefeito, o problema continua sendo a falta de recursos. Luiz Henrique prometeu que será feito um escalonamento de pagamentos desses valores devidos que será enviado ao SINAL até a próxima quarta-feira, para ser avaliado.

 

Salário base

Outro tema discutido com os sindicalistas foi o salário base dos enfermeiros no município que em 2002 era de 1.500 reais e hoje está em 1.450 reais, o que está bem abaixo do salário base de convenção da categoria. O que agrava ainda mais a situação é a discrepância nos pagamentos pois profissionais de 20 horas ganham valores quase idênticos aos de 40 horas.

 

Maceió

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PMDB) promulgou nesta segunda-feira (13) lei de autoria da vereadora Heloísa Helena (PSol) que amplia a gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas. O projeto altera a Lei Municipal Nº 4635 estendendo o benefício para quem possui deficiência mental e sensorial e pessoas com obesidade mórbida.

 

 

Leite humano

O leite humano é o alimento ideal para os primeiros anos de vida de uma criança. Nele, há tudo o que o bebê precisa: nutrientes, anticorpos e amor.

É no ato de amamentar que a mãe cria ainda mais um elo positivo com seu filho, facilitando o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso.

 

 

... Mas existem algumas mulheres que têm dificuldades neste processo. Para tanto, em Arapiraca, existe o Banco de Leite Materno, situado na Rua Padre Cícero, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no bairro do Centro.

 

 

... O local atende, em uma média mensal, 20 doadoras espontâneas, no entanto o número ainda não corresponde às necessidades.

 

... “Trabalhamos também para sensibilizar essas mães que têm excesso de leite para que possam doar para o nosso estoque, porque daqui este alimento vai diretamente para a UTI do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho para os bebês que necessitam”, diz Gilmara de Menezes, coordenadora do Banco de Leite Materno, que funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.