Edmilson Teixeira

Economistas em ação

Edmilson Teixeira 11 de abril de 2015
Economistas em ação
Reprodução - Foto: Assessoria

Economistas alagoanos vão ter a oportunidade de prestigiar na próxima terça-feira, dia 14, de um encontro com o renomado professor da USP, Manuel Enrique Garcia. Ele vem de São Paulo exclusivamente, a fim de  proferir palestra focada no atual momento econômico que atravessa o Brasil, a convite do Corecon/AL e Sindecon/AL. O evento acontece a partir das 8h no Maceió Mar Hotel, quando na oportunidade será servido um café da manhã para todos os convidados. “Esperamos contar com um bom número de companheiros, visto que essa é uma oportunidade rara que acontece entre a nossa categoria, em poder palestrar e dialogar diretamente com um profissional do talento do professor Enrique” comentou o presidente do Corecon, Maurílio Procópio.  

 

Economista – currículo

Segundo o presidente do Sindecon/AL, Marcos Calheiros, Manuel Enrique Garcia; é bacharel, mestre e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É também advogado, inscrito na OAB - Seção de São Paulo. Ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professor e coordenador de cursos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), nas áreas de Economia, Direito e Negócios Internacionais. É conselheiro do Conselho Regional de Economia de São Paulo. 

São Miguel dos Campos 

Próxima segunda-feira o IFAL inaugura sua nova sede em São Miguel dos Campos, que provisoriamente vai funcionar na Rua Visconde de Sinimbú, no Centro da cidade. A casa é provisória enquanto a obra do prédio total onde funcionará o Campus está sendo construída.

 

Matriz de Camaragibe   

 

Prefeito Marquinhos participa na manhã deste sábado, da aula inaugural de Técnicos de Segurança do Trabalho. O curso será comandado pela CEDU, que é um centro educacional de ensino que já atua na cidade, aplicando o curso de Técnico de Enfermagem. As aulas acontecem somente aos sábados. O convidado especial é o secretário de Educação do município de Cacimbinhas/AL, Manoel Bulhões, onde também o  órgão atua com esse curso.     

Atalaia – rombo

De atalaia vem a informação de que uma verba de mais de R$ 200 mil que chegou na Prefeitura em setembro de 2013, destinada para construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sumiu das contas da Prefeitura. Esse montante era  referente a 10%  da obra geral da construção da UPA orçada em R$ 2,2 milhões. A  ação ajuizada no Ministério da Saúde responsabiliza o ex-prefeito Professor Mano, pela falta de compromisso de tocar a obra. A UPA oferece atendimento hospitalar 24 horas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as de urgência, nas especialidades de clínica médica e pediatra.

 

 

 

Atalaia- bronca

Como “num passe de mágica”, em menos de um mês, o valor depositado e que deveria ser utilizado exclusivamente para a construção da Unidade de Pronto Atendimento sumiu dos cofres públicos. O Professor Mano terminou afastado do cargo por uma gestão marcada por escândalos de desvios de verbas públicas, que deveriam ser utilizadas em obras e políticas sociais. Agora o Ministério da Saúde está cobrando a prestação de contas deste recurso ao atual prefeito Zé do Pedrinho.

Atalaia – ação

Zé do Pedrinho revelou a reportagem do jornal Extra que está movendo um processo judicial contra o ex-prefeito, a então secretária de Saúde e vereadora do município Michelle da Silva Oliveira e Anilson Alves, que exercia o cargo de secretário de Finanças. “Todos vão responder na Justiça pelas irresponsabilidades cometidas. O Ministério da Saúde vai ter que cobrar de quem meteu a mão no dinheiro público”, enfatizou o prefeito.

Maragogi

Cerca de 10 mil reais por mês é quanto a Prefeitura de Maragogi está oferecendo para um médico especializado em clinica geral ir atuar no município.  A vaga está sendo ofertada para o profissional atuar no povoado São Pedro, zona rural. Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde.

Agricultura

Na quinta-feira, a Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB/AL) foi convidada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), a fim de explicar aos secretários e técnicos de secretarias municipais de Agricultura como os trabalhadores rurais podem se organizar em cooperativa. Para a OCB/AL, os principais objetivos de uma cooperativa são eliminar intermediários e baratear custos de produção, diminuindo preços através da racionalização e produção em grande escala.

 

Delmiro

Parte do povo sertanejo está cobrando uma melhor qualidade da água fornecida pela Casal. Em Delmiro a bronca é total. Como se não bastasse à falta constante que castiga toda a região, o líquido distribuído possui aspecto amarelado e com mau cheiro, o que tem causado ainda mais transtornos para a comunidade. Lá em Delmiro, o vereador Edvaldo Nascimento agendou para quinta-feira que vem, uma audiência pública, justamente para discutir com todos os setores envolvidos, principalmente com a Casal, esse sério problema que surgiu ultimamente.   

Delmiro- fedor

 “Há anos os delmirenses e sertanejos convivem com a falta de água, que já causa um grande prejuízo a todos. Agora, além da falta de água a população convive com a distribuição do líquido com mau cheiro e amarelado, trazendo grande prejuízo para todos, além de ser fonte de transmissão de doenças, porque o aspecto é horrível”, disse Edvaldo.

Rio Largo

Sobre a confusão de ontem envolvendo o transporte coletivo de Rio Largo, foi que o juiz Alan Silva Esteves, do TRT/AL, deferiu, liminarmente, o mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sinttro) e determinou a suspensão da transferência das linhas de ônibus da empresa Tropical para a Veleiro, que começaria a operar neste sábado, nos trajetos intermunicipais Maceió/Rio Largo. No despacho, o magistrado afirma que a decisão tem o intuito de garantir a transição dos trabalhadores da Tropical para a Veleiro. A Arsal deve informar, em três meses, acerca desse processo de transição.