Roberto Baia

Sucessão em Arapiraca

Roberto Baia 09 de abril de 2015
Sucessão em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

O empresário Adoniran Guerra, sócio fundador do Garden Shopping Arapiraca, está em alta na política da cidade mais importante do interior alagoano. Adoniran tem recebido importantes convites para se filiar a partidos que estão de olho na sucessão arapiraquense dentre eles o PMDB, PSB e Solidariedade.

“Estou avaliando os convites, ouvindo amigos e parceiros que acreditam na força de Arapiraca”, disse o empresário.

“A decisão será tomada no momento certo”, garante.

 

Sente orgulho

“Sinto orgulho em ter sido procurado para me filiar a partidos que anseiam por mudanças e que, assim como eu, querem o desenvolvimento econômico e social de Arapiraca que, infelizmente, vem sofrendo por incompetência e falta de iniciativas do Poder Público. Mas, graças a Deus, a cidade só não parou no tempo em virtude da força e empenho de um grupo de empresários, investidores e visionários como José Alexandre dos Santos que se juntaram a mim e transformaram em realidade a construção de empreendimentos como o Garden Shopping e o Residencial Riviera do Lago, além de outros que serão anunciados em breve”, disse Adoniran Guerra.

 

Novos rumos

“Abrimos um diálogo permanente com os segmentos sociais que desejam o progresso pleno da nossa terra. Estamos conversando com partidos que enxergam novos rumos através da inteligência, competência, dinamismo, coragem e determinação para construir uma nova cidade que possa oferecer melhor qualidade de vida para as famílias arapiraquenses”, completou Adoniran.

 

Dados sobre IPTU

Faltando poucos dias para o fim do prazo para pagamento do IPTU 2015 em cota única e com desconto de 20%, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Finanças e o Grupo de Tecnologia da Informação (GTINFO), lançou uma nova ferramenta para visualização de dados sobre a arrecadação municipal.

 

Informações no site

Agora, a cidadão arapiraquense poderá conferir os percentuais de valor pago de sua rua e da cidade, além do percentual de descontos e de imóveis quitados.

Para conferir mais detalhes e saber todos esses dados, acesse o site: http://servicos.arapiraca.al.gov.br/servicos/ipturuas

 

Nova ferramenta

Ontem, quarta-feira, 08, em entrevista a rádio Pajuçara FM, o secretário de Finanças, Lucas Leão, comentou sobre a nova ferramenta virtual e lembrou da importância da população pagar o IPTU para que o município possa ser contemplado com mais serviços oriundos da prefeitura.

“Só 25% da população paga o IPTU e hoje, faltando poucos dias, esse número não passa dos 10%. Para que a gente consiga melhorar essa arrecadação, ampliamos a qualidade de atendimento ao cidadão, como essa página no nosso site, onde o morador pode imprimir sua própria guia e conhecer detalhes de pagamentos da rua que mora e de toda Arapiraca. Com isso, o cidadão vai entender a situação da prefeitura”, comentou.

 

Dificuldade

“A situação é preocupante e já é preciso pensar em fazer as contas e recalcular alguns gastos. Temos que aumentar a arrecadação. Isso não é aumentar tributos, mas sim o número de contribuintes. É uma dificuldade que precisamos superar. Se não, não conseguiremos atender os serviços que o cidadão precisa”, concluiu o secretário.

 

Mutirão da colonoscopia

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Alagoas e a Secretaria de Estado da Saúde seguem esta quinta-feira (9) com o mutirão preventivo de uma das doenças que mais afetam o brasileiro: o câncer de intestino. Pela primeira vez no Estado, 160 usuários do SUS, entre 50 e 65 anos, estão sendo atendidos em apenas dois dias com exame de colonoscopia. O mutirão foi iniciado ontem. O atendimento segue hoje, das 8 às 16 horas, no Hospital Escola Helvio Auto – base do mutirão, no Trapiche –, Hospital do Açúcar (Farol), Hospital Universitário (Tabuleiro do Martins) e Santa Casa de Misericórdia (Centro).

 

Aliado na prevenção

O exame de colonoscopia é um aliado na prevenção do câncer de intestino, explica o coordenador do mutirão, Hebert Toledo. O mutirão conta com a participação de 80 profissionais de todo o país, que se encontram em Maceió participando de um simpósio promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió e de empresas que disponibilizaram os equipamentos para os exames. Os pacientes foram selecionados nos Postos de Saúde após avaliação médica.

 

Ampliando saberes

O projeto “Ampliando Saberes”, do barco museu No Balanço das Águas, faz a largada das atividades de arte educativa na comunidade da Ilha do Ferro em Pão de Açúcar e no povoado Entremontes em Piranhas. No alto Sertão alagoano, às margens do rio São Francisco, começaram nesta terça-feira (7) as oficinas de escultura, marcenaria e bordado proposta por mais uma ação do museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, cuja sede fica em Maceió, na região central da cidade. O projeto – que venceu o edital “Patrimônio Cultural Brasileiro”, da Caixa Econômica Federal – propõe uma série de oficinas para a juventude, conduzidas pelos artistas e artesãos dessas duas comunidades.

 

Ilha do Ferro

Na Ilha do Ferro, os homens (que são pescadores) esculpem trabalhos em madeira e as mulheres tecem o delicado bordado “boa noite” e outros, como o “ponto de cruz”. As bordadeiras de Piranhas se reúnem em cooperativa na bela Casa do Bordado de Entremontes, dedicadas a urdir o conhecido bordado do redendê.

  

... A ideia das oficinas nos dois povoados, segundo os coordenadores do projeto e fundadores do barco museu, o casal de artistas visuais contemporâneos Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, é passar às novas gerações as práticas e técnicas (os saberes) do ofício desses exímios artistas populares e artesãos de Pão de Açúcar e Piranhas.

 

... Nesta quinta-feira, 9, às 15h, a Auto Viação Veleiro apresenta parte da frota de 38 ônibus que substituirão os coletivos da empresa Tropical Ltda. nas linhas intermunicipais metropolitanas Maceió/Rio Largo (via Mata do Rolo e via Gustavo Paiva), Maceió/Aeroporto Zumbi dos Palmares (via Ponta Verde e via Terminal Rodoviário) e Maceió/Cruzeiro do Sul.

 

... A apresentação acontece no Terminal Rodoviário João Paulo II, na capital, cerca de 40 dias depois da assinatura do contrato de autorização provisória firmado entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e a Veleiro, que assumirá, pelo prazo de 180 dias, as linhas até então operadas pela Tropical.