Edmilson Teixeira

AL em destaque

Edmilson Teixeira 09 de abril de 2015

Quem está percorrendo parte de Alagoas desde terça-feira, é uma equipe da rede de TV CNT. Estão documentando até sábado o nosso artesanato. Os trabalhos consistem em gravar um quadro que contará a história e mostrará a arte produzida por alguns dos principais ícones do artesanato do Estado. Inclusive quatro lojistas da cidade de São Paulo (SP) também estão junto com a equipe para conhecer o passo a passo do artesanato feito em fibras, madeiras, barro, cerâmica, rendas e bordados.

 

Rio Largo

Logo mais as 15h,  a Auto Viação Veleiro apresentará parte da frota de 38 ônibus que substituirão os coletivos da empresa Tropical Ltda.  A empresa adianta que todos os ônibus  são novos e possuem acessibilidade, em conformidade com a legislação. Por sinal essa mudança atende um pleito antigo dos usuários do Transporte Rodoviário Intermunicipal da região e uma recomendação do Ministério Público Estadual

União dos Palmares

Na segunda-feira, o reitor do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Sérgio Teixeira Costa, esteve  em União dos Palmares, a fim de assinar uma retificação na escritura de doação do terreno para construção do Campus no município. O terreno doado pela Prefeitura  tem cerca de cinco mil metros quadrados e está localizado próximo a BR-104, ao lado do Fórum da Justiça Federal e das obras do Campus da Uneal. Segundo o secretário geral de Administração, Francisco Viana, a mudança na escritura original de doação se deu pelo fato de ter havido uma pequena mudança na localização do terreno, já que ao lado está sendo construída a Uneal.

 

Empresários

De segunda a sexta da próxima semana, acontece em todo Brasil,  a sétima  edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). É um  evento anual comandado pelo Sebrae, onde visa capacitar e levar orientação empresarial a quem já é formalizado e aos interessados em ingressar no mercado. Em nosso Estado, 36 municípios fazem parte desse projeto.

 

 

Porto Real

Foi na manhã da última segunda-feira, que policiais da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), Deic e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em parceria com a Superintendência de Inteligência da Defesa Social apreenderam cerca de 50kg de entorpecentes que vinha de São Paulo para Maceió. A apreensão aconteceu nas imediações do município de Porto Real do Colégio.

 

 

Inhapi

Um desentendimento entre a cabeleireira Cida Mello e o padre Clovis Rodrigues, ambos da cidade de Inhapi, por pouco não foi parar na delegacia, na manhã de segunda-feira. Os entulhos de uma pequena obra que a profissional realizou em seu salão de beleza e que tinham sido colocados em uma rua, ao lado do prédio paroquial, foi o motivo da confusão. Invocado o pároco teria pego o lixo e jogado em frente ao estabelecimento da cabeleira. A atitude do sacerdote deixou a mulher revoltada e até houve uma discussão entre os dois.  

Dois Riachos

Uma viatura do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Dois Riachos capotou na noite do último domingo, durante uma perseguição a criminosos, em uma estrada vicinal que dá acesso ao povoado Pai Mané, zona rural do município. O carro Fiat Pálio era ocupado por dois militares, no momento do acidente. O condutor relatou que perseguia dois suspeitos que estavam em uma motocicleta, quando perdeu o controle da direção do veículo ao passar por um “quebra-molas”, saiu da estrada de terra e capotou.

Campo Alegre

Uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura e a Usina Porto Rico, proporcionou ontem, no lançamento do Programa Barriga Cheia. O programa beneficiará centenas de famílias, promovendo a geração de renda. A Usina entra  com a cessão de 529 tarefas de terras, e a contrapartida do governo do estado é na distribuição das sementes. A logística fica por conta do município.

 

Atalaia

Prefeito Zé do Pedrinho, em cumprimento às normas constitucionais vigentes, decretou a anulação das gratificações dos servidores públicos do município. Na verdade o Zé  quer priorizar o comprometimento em honrar as despesas com a folha de pagamento de todos, sobretudo porque o limite de gasto com pessoal é de 54% da receita líquida do município, o que poderia acarretar em improbidade administrativa, caso os cortes não fossem realizados. 

 Atalaia- herança

De acordo com Zé de Pedrinho, a medida foi tomada diante da constatação do grande número de gratificações concedidas sem base legal e de forma irregular. “Ao assumirmos o cargo em setembro de 2014, começamos a fazer um levantamento e ficou comprovado que a folha de pagamento estava sobrecarregada, com clara motivação política da gestão passada, nos colocando em situação econômica de risco eminente”, declarou.

Inhapi

 

Esta semana o museu de História Natural da  UFAL selou  acordo de cooperação técnica  com a Prefeitura de Inhapi. Uma reunião do coordenador do setor de paleontologia e diretor técnico do museu, professor Jorge Luiz Lopes, com o prefeito Zé Cícero concluiu as negociações, culminando com a assinatura de um convênio. A ação visa o aprimoramento dos processos científico-educativos e capacitação de monitores, além da execução de trabalhos científicos e culturais, realização de pesquisas e escavações e promoção da extensão.

 

Pão de Açúcar/ Piranhas

O projeto “Ampliando Saberes”, do barco museu  “No Balanço das Águas”, fez na terça-feira, sua  largada de atividades de arte educativa na comunidade de Ilha do Ferro em Pão de Açúcar e no povoado Entremontes em Piranhas. Na pauta: oficinas de escultura, marcenaria e bordado propostas por mais uma ação do museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, cuja sede fica em Maceió.

Pão de Açúcar/ Piranhas – prêmio

O projeto – que venceu o edital “Patrimônio Cultural Brasileiro”, da Caixa Econômica Federal – propõe uma série de oficinas para a juventude, conduzidas pelos artistas e artesãos dessas duas comunidades. No povoado Ilha do Ferro, os homens (que são pescadores) esculpem trabalhos em madeira e as mulheres tecem o delicado bordado “boa noite” e outros, como o “ponto de cruz”. As bordadeiras de Piranhas se reúnem em cooperativa na bela Casa do Bordado de Entremontes, dedicadas a urdir o conhecido bordado do redendê.