Roberto Baia

Salário dos servidores

Roberto Baia 02 de abril de 2015
Salário dos servidores
Reprodução - Foto: Assessoria

Na manhã desta quarta-feira, 01, o secretário de Finanças, Lucas Leão, anunciou o pagamento dos salários referente ao mês de março para todos os servidores da educação.

De acordo com Leão, a autorização da prefeita Célia Rocha (PTB) foi de efetuar a transferência dos recursos para pagamento da folha de todos os profissionais da educação já nesta quarta-feira e também o de todos os aposentados e pensionistas, que será debitado até a próxima sexta-feira (03).

 

Vai pagar

“Estamos equalizando as contas e conseguindo manter um cronograma de pagamento aos servidores. No próximo dia 10, efetuaremos o pagamento de outro grupo de servidores e logo depois, anunciaremos a data para os restantes”, explicou.

 

Contribuição Sindical

 

A Secretaria Municipal de Gestão, Patrimônio e Documentos informa que os salários terão desconto de contribuição sindical, de acordo com o artigo 8º da Constituição Federal, onde afirma que é preciso ter o imposto sindical seja associado ou não, pois visa à manutenção da estrutura do sindicato.

 

Mensalidade sindical

A contribuição sindical é uma espécie de contribuição compulsória devida aos sindicatos, federações e confederações para sustentação econômica dessas organizações. Esse imposto é cobrado anualmente e não é a mensalidade sindical, onde se deve contribuir periodicamente.

 

Decisão judicial

A informação está no traipunoticias: O desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve a liminar que obriga o município de Traipu a repassar mensalmente a quantia de R$ 2.000,00 ao conselho tutelar da cidade. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (30).

De acordo com os autos, o Ministério Público (MP/AL) ingressou com ação civil pública alegando que o conselho tutelar de Traipu atua em condições precárias e que o município não está adotando as providências para estruturar o órgão e possibilitar o seu pleno funcionamento.

 

“Prejuízo irreparável”

O Juízo da Comarca concedeu liminar determinando o repasse e que fosse colocado à disposição o cronograma de investimentos a serem aplicados em benefício do órgão, dentro do prazo máximo de seis meses. Objetivando suspender a medida, o município ingressou com agravo de instrumento no TJ/AL .

Defendeu que já realiza repasses financeiros ao conselho tutelar e que a decisão do juiz representa afronta ao princípio da separação dos poderes. Sustentou ainda que o repasse mensal de R$ 2.000,00 gera risco de “prejuízo irreparável” à municipalidade, pois compromete o orçamento público.

 

 

Biblioteca Rural

O jornalista, professor e escritor Jair Pimentel, vem mantendo há 4 anos na zona rural de Viçosa, o Gabinete de Leitura e Pesquisa, com biblioteca, clube do livro, hemeroteca e escola, num trabalho voluntário, com um único objetivo: transformar crianças e adolescentes, em verdadeiros cidadãos intelectualizados. Passa quatro dias por semana, cercado de livros e antiguidades, disponíveis a comunidade e ainda tem o aconchego da família: mãe, irmã, tios, primos. É sua missão como aposentado, e um sonho realizado. A biblioteca conta com um acervo de mais de 3 mil livros dos mais variados temas.

 

Sonho impossível 1

A informação é da assessoria de comunicação da Câmara Municipal: Depois de ter indicação aprovada de autoria dos vereadores Josias Albuquerque (PSD) e Gilvania Barros (PMDB), solicitando a prefeita Célia Rocha (PTB), ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e a SMTT, construir uma passarela elevada em dois trechos da AL-220, Avenida José Alexandre, uma no bairro Senador Arnon de Melo, cruzando o Posto Insinuante e outra no Posto Massaranduba/Planalto para a Avenida Benjamim Freire, uma comissão de vereadores composta por Moisés Machado (PSD), Rogério Nezinho (PMDB), Gilvania Barros (PMDB), Josias Albuquerque (PSD), Dorge do Queijo (PRP), Roninho (Pros) e Fabiana Pessoa (PPS) e Fabiano Leão (Pros), esteve reunida na manhã desta quarta-feira (1), com o Gerente Regional do DER, em Arapiraca, Raimilson Manoel dos Nascimento.

 

Sonho impossível 2

Ainda de acordo com a Ascom, antes de seguirem para a reunião, os vereadores fizeram questão de visitar mais in loco, os trevos do Posto Pichilau e do Hospital Chama, onde tem ocorrido um grande número de acidentes com mortes.

Durante a reunião, os vereadores mostraram a importância da construção de passarelas elevadas naqueles trechos devido aos constantes acidentes, inclusive com vítimas fatais. De acordo com o gerente regional do órgão, a construção ficaria em torno de um milhão e meio a dois milhões de reais e que uma solução imediata seria instalação de quebra-molas.

Superlotação

A Arsal - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas – não está nem aí para os passageiros transportados pelos inúmeros veículos que transitam no Estado. Superlotação, com pessoas em pé e, evidente, sem cinto de segurança, passam a olhos largos pelos ‘fiscais’ da Agencia, em qualquer cidade, onde se incluí a capital, Maceió. Aliás, essa também não é exigência para os que viajam sengados. Ou seja: insegurança – e risco – total para todos.

 

 

... As ruas de Arapiraca serão tomadas na manhã desta quinta-feira (2), onde se reverencia o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por centenas pais e crianças.

 

... A caminhada, organizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca, que conta com apoio da Prefeitura, partirá da Praça Lions, bairro Alto do Cruzeiro, às 8h, tendo como destino a Praça Luiz Pereira Lima, no Centro do município.

 

... Segundo a psicóloga Karine Pinheiro, que atua na Pestalozzi, para se diagnosticar uma criança com a síndrome do autismo, três aspectos devem ser levados em conta: dificuldade de interação social, de comunicação e de comportamento.

 

... “O desenvolvimento da criança autista só é possível a partir do apoio da família. Quando esta família é também acompanhada por especialistas, é provável que esta criança se desenvolva muito bem”, diz ela, enfatizando o chamamento para a caminhada.