Edmilson Teixeira

Satuba

Edmilson Teixeira 02 de abril de 2015

Neste final de semana; de sexta a domingo estarão reunidos em Satuba falcoeiros de todo o Nordeste, a ocasião marcará o lançamento do livro "A Arte da Falcoaria - 1º Guia Brasileiro". Até o momento estão confirmados falcoeiros e estudiosos das aves de rapina dos seguintes estados: Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.

São Miguel dos Campos

Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira, na parte alta da cidade, a 2ª edição do movimento: Educação Itinerante “A Escola Mais Perto de Você”.O objetivo principal do Movimento foi o de conscientizar as famílias sobre a importância da educação e da escolarização, como também, ampliar o número de matrículas da Rede Municipal de Ensino.

Quadro  

Em 66 municípios alagoanos, as Salas do Empreendedor são os principais pontos de apoio à formalização e orientação de milhares de empreendedores na abertura de empresas e simplificação de procedimentos de registro empresarial. E para tornar o atendimento ainda mais eficaz, o Sebrae/AL promoveu, na última quinta-feira, a Oficina de Capacitação para Técnicos das Salas do Empreendedor que serão implantadas agora em 2015.

Baixo São Francisco

Na última segunda-feira, em Igreja Nova, a rizicultura em Alagoas foi tema de debate promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Rizicultura no Baixo São Francisco. Foram discutidos temas pertinentes ao fortalecimento da cadeia produtiva no estado. Participaram do evento produtores rurais também dos municípios de Piaçabuçu, Penedo e Porto Real do Colégio.

Baixo São Francisco – ajuda

Durante o encontro, os produtores rurais apresentaram suas demandas que ajudarão a traçar o panorama da rizicultura no Baixo São Francisco. Outro tema pautado na reunião foi a viabilidade de duas safras no distrito Boacica e a atuação da Agroindústria de Beneficiamento de Arroz, em Igreja Nova. Desde novembro de 2014, a indústria comprou mais de três mil toneladas, gerando a produção de quase 63 mil sacos de arroz.

Baixo São Francisco- integral

Os participantes também puderam assistir a uma palestra ministrada por Raimundo Barreto, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na apresentação, o pesquisador destacou que a região tem um grande potencial para a cultura do arroz, sobretudo o município de Igreja Nova, que conta com uma cadeia completa.

São Miguel dos Campos – feira

A tradicional Feira da Ponte teve sua abertura na segunda-feira. Durante o dia, centenas de comerciantes de diversas cidades e diferentes estados chegaram à Praça Multieventos – local onde a Feira é realizada há anos – e começaram a organizar suas bancas com os produtos para venda. A Feira da Ponte une vários seguimentos de peças para comercialização, desde roupas a utensílios domésticos, além de apresentação cultural. A programação foi encerrada ontem.

Viçosa

A secretária de Cultura de Viçosa, Luciana Sampaio, e o assessor técnico de cultura, Maylson Honorato, estiveram reunidos com o presidente da Cooperativa Pindorama, Cléssio dos Santos, a fim de angariar parceria para execução do Projeto Abril Cultural, que será realizado este ano. Durante a reunião foi apresentada a proposta do Projeto, que visa fomentar a produção cultural e agrícola, e alavancar o reconhecimento e ações das manifestações artísticas da Cidade.

Viçosa- pauta

A equipe já havia firmado parceria com o Sebrae/AL , que garantiu algumas oficinas e cursos voltados para a área de turismo local. Na reunião com Cléssio Santos foi firmada a parceria da Cooperativa Pindorama, onde ela irá fornecer cursos voltados para o setor agrícola e irá viabilizar apresentações culturais para o evento.O Projeto, como o nome já diz, irá ocorrer neste mês, entre os dias 17 e 23.  A equipe da Secretaria de Cultura ainda está fechando a programação e parcerias com empresas privadas e públicas.

Porto Calvo

A Secretária Municipal de Educação empossou 220 novos membros do Conselho Escolar de Porto Calvo. A cerimônia de posse ocorreu na noite de terça-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputada Ceci Cunha. Os conselheiros assumiram o compromisso público e estão dispostos a colaborar com a evolução do ensino no município do Litoral Norte de Alagoas. A secretária Lúcia Gomes participou do evento.

Porto Calvo- elenco

O evento  ficou repleto de conselheiros e eles ouviram atentamente as obrigações que vão assumir para contribuir com a Educação local. Lúcia Gomes empossou 24 alunos maiores de 18 anos de idade, 72 pais ou responsáveis de estudantes, 56 funcionários concursados e 56 professores efetivos. O pleito eleitoral para eleger os novos membros ocorreu no dia 24 de março em 14 instituições de ensino do município.

 

 

 Rio Largo

 O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) convoca os credores dos processos da Usina Leão a comparecerem à Coordenadoria de Apoio às Execuções (CAE) no período de 06 a 10 de abril, das 10h às 15h, para receber seus alvarás. A CAE ressalta que esta será a 1ª liberação referente à Recuperação Judicial da empresa. Nesta relação, não estão contemplados os processos oriundos das Varas do interior, cujos pagamentos  serão feitos diretamente pelas respectivas Unidades Trabalhistas.

 Dengue

Os municípios de Maravilha, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira estão em epidemia de dengue, mesmo diante da força tarefa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para conscientizar a sociedade e prestar assistência técnica e logística aos gestores municipais. Isso significa que as três cidades apresentam uma incidência igual ou superior a 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes, segundo o 11º Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado nesta quarta-feira (1º).

Canapi

O prefeito  Celso Luiz, concedeu na terça-feira, reajuste salarial de 14% a todos os servidores da educação do município. O aumento é retroativo a março deste ano e vai ser implantado na folha deste mês, inclusive com a diferença do mês passado.