Edmilson Teixeira

Traipu

Edmilson Teixeira 31 de março de 2015
Traipu
Reprodução - Foto: Assessoria

Apesar de seu município ser banhado pelo rio São Francisco, a prefeita Conceição Tavares  reclama das dificuldades que vem enfrentando para abastecer  água para a população rural. Disse que dos 28 mil habitantes, 19 mil residem no campo; e é esse contingente de pessoas que precisa da água por meio de carro pipa. Toda bronca da prefeita é porque só existem três caminhões mantidos pela Prefeitura, e o território de Traipu é muito grande, cujo percurso atinge a casa dos 766 km2, que segundo ela é o maior de Alagoas por extensão. Conceição vem lutando para conseguir carros pipas  do governo federal.

 

Quebrangulo

 Sobre o Hospital da cidade, que corria o risco de ser fechado, devido aos altos custos financeiros para a Prefeitura (próximo dos 100 mil por mês) o prefeito Manoel Tenório disse que a secretária de Estado da Saúde, Dra. Rosângela esteve em Quebrangulo na quinta-feira última, a fim de selar parceria de trabalho. Pelo acerto, segundo o prefeito, o município vai contar com uma boa ajuda financeira do governo alagoano, o que vai possibilitar o hospital a se  manter vivo para o bem de todos.

  

São Luiz de Quitunde

 Quem não quer saber mais de política logo que terminar seu mandato de prefeito, é Eraldo Pedro, atual prefeito de São Luiz de Quitunde. Disse que está decepcionado e que se arrependeu muito depois que disputou a Prefeitura. Afirmou que pegou um município totalmente quebrado financeiramente e com muitas broncas para serem resolvidas.

 

Girau do Ponciano

Este ano a Prefeitura desistiu de distribuir gratuitamente peixe e alimentos tradicionais da Semana Santa. Pelos cálculos do prefeito Fabinho Aurélio, seriam necessários cerca de 100 mil reais, a fim de assegurar a distribuição, para cerca de 20 mil famílias. “Estamos trabalhando limitadamente para assegurar toda máquina administrativa, cujo  momento não oferece condições de fazermos gastos extras”, disse.

 

Pilar

O Prefeito Carlos Alberto Canuto, se reuniu com representantes da Petrobras, na última quinta-feira. Canuto tenta patrocínio da estatal para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, além de apoio para urbanização da Av. Rubens Canuto que margeia toda extensão da faixa de dutos no trecho entre a AL 407 e o CAIC. Também foi definido a continuidade do Projeto Tri-Criança, que será lançado nesta terça-feira, no Ginásio Humberto Gomes, na Chã do Pilar, com a presença de diversas autoridades.

Capela

Como forma de assegurar um ritual sagrado da Semana Santa, é que nesta terça-feira pela manhã a Prefeitura de Capela fará a entrega de 7 toneladas de peixe. Vão ser beneficiadas cerca de 4.000 famílias. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios alagoanos, muitos acabaram cancelando a entrega, mas em Capela, mais uma vez o prefeito priorizou a data.

 

Craíbas- espetáculo

 

Teve início ontem, a história mais conhecida e emocionante de todos os tempos, a Paixão de Cristo.  Encenada por 230 atores, na Nova Cidade de Maria, que fica no município de Craíbas. Uma grande estrutura foi montada no local, que tem 300.000m2 e já é considerado o maior complexo ao ar livre do mundo. São 12 cenários, uma super produção e a capacidade para abrigar o público de até 21 mil pessoas. Entre os destaques está o templo de Jerusalém, que tem oito metros de altura e 25 metros de largura. Os ingressos custam entre 50 e 100 reais; só de que quinta a sábado o complexo teatral será aberto ao público

 

Craíbas – drogados

 

Construída em 2006, a Cidade de Maria era um espaço utilizado para a recuperação de dependentes de drogas. O local sediou vários projetos evangelizadores, que eram elaborados como atividades terapêuticas aos assistidos. Com o tempo, muitas caravanas começaram a frequentar apresentações e o local ficou conhecido por ser uma área de penitência, oração e fé.

 

Pão de açúcar

Fim de semana bastante agitado na cidade de Pão de Açúcar. Sábado, chegou à cidade o Rally do Velho Chico levando motos, carros, quadriciclos e os endiabrados UVT’s. Foram cerca de 160 Km mata a dentro, partindo de Girau do Ponciano até a beira do rio São Francisco.

São Miguel

Uma nova ação da operação tapa-buraco, que consiste na recomposição da camada de asfalto onde os buracos aparecem, está sendo realizada em São Miguel dos Campos. A recuperação das ruas é para melhorar a vida dos motoristas, pedestres, e dos moradores.

Boca da Mata

Para fortalecer as ações do Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, do Instituto Girassol, foi desenvolvido um projeto complementar denominado Biblioteca Itinerante Girassol. É uma iniciativa apoiada pelo ‘Criança Esperança’, em parceria com Secretaria de Educação do município de Boca da Mata, em prol do incentivo à leitura com alunos da rede.

Arapiraca

A superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (Sistema OCB/AL) e o consultor jurídico Líbio Rocha estiveram em Arapiraca ofertando palestra sobre cooperativismo para grupo de bombeiros civis. A reunião ocorreu na última sexta-feira, no Memorial da Mulher. O objetivo do encontro foi explicar o que significa Cooperativismo e como o Sistema OCB/AL pode ajudar em todo processo de formação, desenvolvimento e manutenção de cooperativas.

 

 

 

Porto Calvo

A Prefeitura  e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) pretendem fazer do forte da Ilha do Guedes, às margens do rio Manguaba, um parque de visitação arqueológica no município do Litoral Norte de Alagoas. A revelação da existência do forte transforma a cidade na maior referência da Ocupação Holandesa no Brasil. Por sinal a superintendência do órgão federal, arqueólogos e representantes do governo municipal estiveram no local no sábado último.  

 

Moradia

 

Acompanhado por gestores dos municípios de Mata Grande, Inhapi, Marechal Deodoro, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras e Cacimbinhas, o prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, assinou há oito dias, um termo de adesão ao programa Moradia Legal II. O Programa tem o intuito de regularizar a documentação de imóveis de cidadãos de menor poder aquisitivo. A iniciativa é da presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL).

 

Pilar /Maceió 

A Organização da Sociedade Civil, O Consolador, com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental, lança nesta terça-feira, o Centro de Referência Esportiva de Alagoas. O Centro de Referência terá dois polos de atividades no estado. Um no município de Pilar, e outro em Maceió, inaugurado na última semana. Ao todo, 737 crianças e jovens participarão de aulas gratuitas, duas vezes por semana, de judô, taekwondo, futsal, natação, boxe, ciclismo.