Edmilson Teixeira

Matriz de Camaragibe

Edmilson Teixeira 28 de março de 2015

A fim de sensibilizar a população sobre a crise que assola o país; sobretudo em regiões pobres, onde o FPM tem sido o carro chefe da manutenção dos municípios, foi que nesta sexta-feira, o prefeito de Matriz de Camaragibe, Marquinhos deu entrevista na rádio Camaragibe FM. Abordou todo esforço que vem fazendo, para aguentar tal situação. Matriz entre os atuais gestores dos 102 municípios de Alagoas configura como um dos que mais se desenvolveu alavancando obras em tão pouco tempo. E o melhor: retirou seu nome sujo da lista do CAUC; conhecido como o SPC dos municípios. "Vamos torcer para que a situação em tão breve espaço de tempo venha clarear" disse Marquinhos.

Rally do Velho Chico

Ontem à tarde aconteceu em Maceió no pátio do Parque Shopping, o prólogo que definirá a ordem de largada para a primeira etapa do Rally do Velho Chico, que terá como destino a cidade de Pão de Açúcar, neste sábado. A disputa só terminará no domingo, às 17h, no município de Traipu, AL, após 500 quilômetros percorridos. 

Dimensão Sucesso de grid, o Rally do Velho Chico já conta com mais de 70 pilotos inscritos de diversas regiões do País, destacando assim Alagoas para o resto do Brasil. Dada a sua importância para o calendário nacional de competições, o certame abrirá a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs. A categoria carros também estará presente.  

Rota

Os competidores do Rally do Velho Chico desbravarão também as trilhas de mais oito localidades, sendo elas: Jaramantaia, Major Izidoro, Batalha, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Palestina, Belo Monte e Pão de Açúcar, onde ocorrerá o pernoite neste sábado. Os organizadores afirmam que podem aguardar; porque mais uma vez, o alto nível desta prova exigirá habilidade, raciocínio rápido e atenção redobrada dos pilotos.

Viçosa

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de útero e a vacina não apresenta efeitos contrários comprovados. Por essa razão a Secretaria de Saúde de Viçosa inicia na próxima terça-feira, nas escolas públicas e privadas do município, a campanha de vacinação contra o HPV. O objetivo da campanha é vacinar meninas de 09 a 11 anos, para prevenir justamente o câncer de colo de útero.

Maragogi

Na quarta-feira, a prefeitura lançou  uma campanha informativa “Trânsito + moderno + seguro”, abordando as  recentes alterações de sentido nas principais ruas da cidade.

 

 

                      

 Penedo

Ocorreu na última quinta, o lançamento do “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios  em Penedo”. O evento, segundo o Sebrae, visa incentivar a participação das empresárias da região na edição 2015 do prêmio.

Arapiraca

Na manhã de quarta-feira, o Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca sediou o Fórum da Mandioca. Lá estavam  empresários, agricultores familiares, beneficiadores de mandioca, representantes de organizações, cooperativas e associações, além de membros das instituições de fomento, controle e fiscalização do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste. O evento teve como objetivo fornecer informações sobre a produção e o beneficiamento da mandioca e discutir melhorias para a cadeia produtiva

Murici

Os produtores rurais da cidade de Murici têm mais um motivo para comemorar. Na manhã de quinta-feira, começou a funcionar a primeira unidade demonstrativa do município. A ferramenta vai auxiliar no melhoramento das práticas de plantio e colheita dos agricultores da região do Vale do Mundaú, que agora possuem mais um grande aliado na fruticultura.

 

Murici- dimensão

Com a implantação em Murici, a região terá à disposição um total de 13 unidades demonstrativas. A primeira surgiu ainda em 2011, no município de Santana do Mundaú. Juntas, as ferramentas beneficiam mais de 350 agricultores de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares.

 

Marechal

Findou ontem, depois de dois dias seguidos, o Congresso Estadual de Sustentabilidade, Turismo e Hospitalidade, organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Marechal Deodoro. Um dos beneficiados com a iniciativa, o Arranjos Produtivo Local (APL) Turismo Lagoas e Mares do Sul levou empreendedores do grupo a conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento com foco na preservação ambiental.

Marechal – cardápio

Os palestrantes  abordaram temas de grande relevância para o setor turístico e a região como um todo. Na pauta: sustentabilidade, questões direcionadas a gestão dos empreendimentos, lideranças, relações interpessoais, políticas públicas, marketing pessoal, direitos trabalhistas, qualidade do atendimento e até inglês instrumental para o turismo e hotelaria foram discutidos.

Barra de São Miguel

 O ILOA Resort é conhecido como um grande incentivador do desenvolvimento da Barra de São Miguel e região. Na última quinta-feira, por exemplo, ele lançou  o projeto “Tênis para o Futuro” para inclusão social infantil através do esporte. É um projeto que tem o apoio da Prefeitura e alguns patrocinadores. O professor e idealizador, Jorge Delnero, treinador nível 4 da CTB/ITF, capacitador e treinador da equipe de tênis infanto-juvenil de Alagoas, será o responsável para treinar cerca de 60 meninos e meninas nas quadras do Resort.   

Cegonha

Integrantes do Grupo Condutor da Rede Cegonha em Alagoas discutiram, na quinta-feira, a situação do atendimento materno e infantil no Estado e a proposição de ações para evolução do sistema. A reunião ocorreu em Maceió no auditório Sesau. Durante o encontro foram discutidos o atendimento materno e infantil dos municípios de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema e o aumento no número dos partos normais no Estado.

AMA

Segunda-feira que vem, a AMA apresentará em sua sede, uma plataforma nova no Estado que promete facilitar a gestão pública. Em um único ambiente, a plataforma une três importantes sistemas: o Diário Eletrônico dos Municípios, o Imposto Sobre Serviços (ISS) Digital e processo de cadastro de empresas.

Lixo

Há mais de oito anos que os prefeitos alagoanos vêm se arrastando sem sucesso algum, na busca de formar consórcios regionais para construção de resíduos sólidos. Ao longo desse período trouxeram para debates e apresentação de projetos, especialistas do mundo inteiro; mas tudo ao que parece, tem se esbarrado na acomodação e falta de pulso. Por sinal os municípios são obrigados por lei, a construir esse tipo de obra, porque caso contrário eles vão ficar sem receber recursos federais depois de um prazo estabelecido por Brasília.  

Lixo

Agora vejam só: depois de infinitas reuniões por aqui e que nada evoluiu; a  AMA  achou de bancar esta semana, passagens e estadias para o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, a prefeita de Branquinha, Renata Moraes, e a gerente administrativa da entidade, Brígida Alencar para um o seminário que aconteceu em Canela/RS,   sobre “Alternativas para a Gestão de Resíduos Sólidos”.